A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem."— Transcrição da apresentação:

1 Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível. Gandhi (1869 – 1948)

2 SÍMBOLOS QUE IDENTIFICAM ALGUMAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS E MÍSTICO-FILOSÓFICAS

3 Sol – Símbolo do poder da vida As tradições religiosas nativas, das quais fazem parte as tradições indígenas, encontram sua inspiração e relação com o sagrado na natureza. O sol representa a fonte de vida e de poder.

4 OM - O som sagrado Este é um dos símbolos do Hinduísmo e representa: a perfeição; a perfeição; a reunião de todos os sons; a reunião de todos os sons; a semente de todas as preces ou orações; a semente de todas as preces ou orações; os poderes divinos cósmicos da criação, preservação e destruição ou Trimurthi; os poderes divinos cósmicos da criação, preservação e destruição ou Trimurthi; o silêncio interior. o silêncio interior.

5 A Roda da Lei É o símbolo do Budismo, simboliza o ciclo de renascimento, chamado dharma que segundo os seguidores desta religião, Buda colocou em movimento.

6 Yin e yang ou diagrama do Taiji – Símbolo do Taoísmo, representa o movimento das energias presentes no Universo, o equilíbrio das forças ou polaridades.

7 O torii - Símbolo do Xintoísmo indica a presença de um santuário xintoísta nas proximidades ou um lugar considerado sagrado; indica a presença de um santuário xintoísta nas proximidades ou um lugar considerado sagrado; a separação entre o espaço profano e sagrado ou entre o mundo dos homens e o dos Kami. a separação entre o espaço profano e sagrado ou entre o mundo dos homens e o dos Kami.

8 O Enkan Símbolo da Seicho-No-Ie - representa: - representa: a unidade do Universo; a unidade do Universo; as três religiões: Xintoísmo, Budismo e Cristianismo. as três religiões: Xintoísmo, Budismo e Cristianismo.

9 Cruz de Cristo Cruz de Cristo A cruz é um dos símbolos presente em diversos tradições cristãs, geralmente, entre outros significados, representa a redenção da humanidade e a vitória de Cristo sobre a morte. A cruz vazia simboliza a ressurreição.

10 Estrela de Davi - ou Selo de Salomão, é um dos símbolos do Judaísmo: fulgura na bandeira do Estado de Israel; fulgura na bandeira do Estado de Israel; era uma forma de acampamento usado como estratégia militar para proteger o tabernáculo durante a peregrinação pelo deserto do povo hebreu; era uma forma de acampamento usado como estratégia militar para proteger o tabernáculo durante a peregrinação pelo deserto do povo hebreu; representa a sabedoria; representa a sabedoria; a relação Deus/humanidade; a relação Deus/humanidade; o aspecto masculino/feminino. o aspecto masculino/feminino.

11 Lua Crescente O hilal, lua crescente é o símbolo do Islamismo, tem relação com o calendário lunar que ordena a vida religiosa dos muçulmanos. O Islamismo é uma religião que propaga uma fiel e irrestrita submissão a Allah (o único Deus).

12 Estrela de Nove Pontas - É um dos símbolos da Fé Baháí, religião de caráter universal, surgida no Oriente Médio em meados do século XIX. Simboliza o valor numérico da palavra árabe bahá (luz da glória) considerado o número da perfeição, porque equivale ao maior dígito 9 (nove). Simboliza também a unidade das religiões e da Humanidade.

13 Símbolo da Rosacruz Este símbolo representa o ser humano e sua potencialidade latente. A Antiga Mística Ordem Rosacruz - AMORC é uma Tradição Místico-Filosófica, uma escola de pensamento e filosofia de vida que divulga ensinamentos sobre as leis da vida para que as pessoas encontrem o sentido de uma vida mais harmoniosa e feliz.

14 Símbolo da Maçonaria Este símbolo representa os dois princípios constituintes do Universo: matéria e espírito (esquadro e compasso); No centro a sétima letra do nosso alfabeto G, entre outros significados representa: a concepção do Ser Supremo – Grande Arquiteto do Universo; a concepção do Ser Supremo – Grande Arquiteto do Universo; a Gravitação; a Gravitação; a Geometria; a Geometria; a Geração... a Geração...

15 OS TEXTOS SAGRADOS

16 Cada tradição religiosa tem seus próprios textos sagrados, os quais muitas vezes, são considerados como fruto de inspiração divina.

17 O texto sagrado nas Tradições Indígenas É transmitido na forma oral; É transmitido na forma oral; constitui-se de histórias míticas, geralmente contadas pelos anciões para preservar a sabedoria e a tradição; constitui-se de histórias míticas, geralmente contadas pelos anciões para preservar a sabedoria e a tradição; Os mitos tratam da origem do mundo e dos seres humanos, dos fenômenos naturais e sobrenaturais, como as pessoas aprenderam a cultivar certos produtos, quem instituiu as regras sociais, os ritos religiosos, entre outros. Os mitos tratam da origem do mundo e dos seres humanos, dos fenômenos naturais e sobrenaturais, como as pessoas aprenderam a cultivar certos produtos, quem instituiu as regras sociais, os ritos religiosos, entre outros.

18 EXEMPLO DE UM MITO MITO DA ORIGEM DO MUNDO E DA HUMANIDADE Segundo o povo Dessâna (Amazônia) No princípio o mundo não existia. As trevas cobriam tudo. Enquanto não havia nada, apareceu a mulher por si mesma. Isso aconteceu no meio das trevas. Ela apareceu sustentando-se sobre o seu banco de quartzo branco. Enquanto aparecia ela o cobriu com enfeites e o fez como um quarto. Ela se chamava Yebá Burô, a Avó do Mundo ou Avó da Terra. Havia coisas misteriosas para ela criar por si mesma....Foi ela que pensou o futuro do mundo, sobre os futuros seres. Depois de ter aparecido, ela começou a pensar sobre como deveria ser o mundo.

19 O texto sagrado nas Tradições Religiosas Afro-Brasileiras É transmitido oralmente e constitui-se de mitos, canções, contos, danças, provérbios e ritos para explicar e perpetuar as crenças e tradições; É transmitido oralmente e constitui-se de mitos, canções, contos, danças, provérbios e ritos para explicar e perpetuar as crenças e tradições; Os mitos referem-se aos Orixás, auxiliares e intermediários de Olorum, o Supremo Criador e são identificados com as forças da natureza e ancestrais divinizados; Os mitos referem-se aos Orixás, auxiliares e intermediários de Olorum, o Supremo Criador e são identificados com as forças da natureza e ancestrais divinizados; Os mitos são narrados por parábolas que personalizam os Orixás como heróis, guerreiros e reis, masculinos e femininos; Os mitos são narrados por parábolas que personalizam os Orixás como heróis, guerreiros e reis, masculinos e femininos; Acredita-se que os Orixás mantém uma íntima relação com a comunidade terreiro na qual se manifestam para doar o Axé ou força vital. Acredita-se que os Orixás mantém uma íntima relação com a comunidade terreiro na qual se manifestam para doar o Axé ou força vital. Imagens ao lado: Acima Oxóssi e abaixo Yemanjá.

20 Exemplo de um mito das tradições religiosas de matriz africana Olorum era uma massa infinita de ar. Um dia, como por encanto, lentamente, começou a respirar, e uma parte dessa massa de ar transformou-se em água, dando origem a Orixalá. O ar e a água continuavam a se mover, como uma dança; e eles mesmos foram se misturando, se misturando e uma parte deles, juntos e misturados, deu origem à lama. Dessa lama surgiu uma bolha avermelhada. Olorum maravilhou-se com essa bolha e soprou sobre ela o seu hálito Emi e deu-lhe vida. Essa forma, em permanente expansão e movimento, foi a primeira dotada de existência individual. Era um rochedo avermelhado de laterita: Exú. Assim a existência de todas as coisas é inaugurada pelo sopro do hálito Emi ou ar divino Ofurufú, produzindo a vida nos planos visíveis e invisíveis. Extraído do Caderno N.º 7, p. 22 – Curso de ER – FONAPER.

21 Textos sagrados do Hinduísmo São os mais antigos livros sagrados do mundo, aproximadamente 4.000 anos a.C. São os mais antigos livros sagrados do mundo, aproximadamente 4.000 anos a.C. São quatro coleções de hinos, orações e fórmulas ritualísticas, chamados Vedas ou Escrituras Védicas. São quatro coleções de hinos, orações e fórmulas ritualísticas, chamados Vedas ou Escrituras Védicas. O mais antigo, considerado também o mais sagrado é o Rig Veda, o filho do saber, que contém mais de mil hinos. O mais antigo, considerado também o mais sagrado é o Rig Veda, o filho do saber, que contém mais de mil hinos. Os outros textos de maior importância são as Upanixades e dois extensos poemas, o Mahabharata e o Ramayana. Os outros textos de maior importância são as Upanixades e dois extensos poemas, o Mahabharata e o Ramayana. Os Vedas e os Upanixades são chamados textos shruti, ou ouvidos. Acredita-se que um grupo de sábios os ouviu de Brahma, muito tempo atrás. Os Vedas e os Upanixades são chamados textos shruti, ou ouvidos. Acredita-se que um grupo de sábios os ouviu de Brahma, muito tempo atrás. Os outros textos são conhecidos como shmriti, ou lembrados. Os outros textos são conhecidos como shmriti, ou lembrados. Durante milhares de anos, nenhum texto sagrado foi escrito, mas decorados e passados boca a boca. Durante milhares de anos, nenhum texto sagrado foi escrito, mas decorados e passados boca a boca.

22 Textos sagrados do Budismo Existe uma vasta literatura sobre o Budismo que pode ser classificada segundo estudiosos, considerando a divisão tradicional do Pali Tripitaka, os três cestos da sabedoria ou coleção tríplice dos sutras (os ensinamentos do próprio Buda ou Dharma), do vinaya (a disciplina) e do abhidharma (a doutrina).

23 Texto do Zoroastrismo Zoroastrismo é a religião dos seguidores do profeta Zoroastro, existiu aproximadamente a 1200 ou 1400 antes de Cristo, na antiga Pérsia, hoje Irã. Zoroastrismo é a religião dos seguidores do profeta Zoroastro, existiu aproximadamente a 1200 ou 1400 antes de Cristo, na antiga Pérsia, hoje Irã. Seus ensinamentos tradicionais encontram-se no livro sagrado chamado Avesta. Seus ensinamentos tradicionais encontram-se no livro sagrado chamado Avesta. Uma característica essencial do culto zoroastrista é o uso do fogo como o mais perfeito símbolo de Deus, se dá ênfase na pureza física e na moral. Uma característica essencial do culto zoroastrista é o uso do fogo como o mais perfeito símbolo de Deus, se dá ênfase na pureza física e na moral. O Avesta descreve um ensinamento sobre um Deus totalmente bom, Ahura-Mazda que se opõe ao mau Angra Mainyu. O Avesta descreve um ensinamento sobre um Deus totalmente bom, Ahura-Mazda que se opõe ao mau Angra Mainyu.

24 UMA MENSAGEM DE ZOROASTRO Com educação e talento cria-se o poder necessário para combater a injustiça e parar a violência. Pelos meus amigos e amigas tenho esse poder! (Os Gathas, Cântico 5°, v. 16)

25 Texto sagrado do Taoísmo O mais influente texto taoísta é o famoso Tao Te Ching, tradicionalmente atribuído a Lao-Tsé, que se supõe ter sido contemporâneo de Confúcio. É, todavia, impossível identificar com precisão a autoria da obra ou a data desse texto. De acordo com o Tao Te Ching, a essência e fonte do céu e da terra, indomada e imutável, pode chamar-se Tao.

26 UMA MENSAGEM DO TAO TE CHING (Cap.48) Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido, Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás. E cada vez menos é feito até se atingir a perfeita não-ação. Quando nada é feito, nada fica por fazer. Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso. E não interferindo.

27 Texto sagrado do Judaísmo Tanach é o nome do conjunto dos livros que constituem os textos sagrados no Judaísmo e subdivide- se em: Torá (a lei) Torá (a lei) Neviim (os profetas) Neviim (os profetas) Kituviim (os escritos) Kituviim (os escritos)

28 Texto sagrado do Cristianismo A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos, a palavra Bíblia significa Os Livros. A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos, a palavra Bíblia significa Os Livros. Divide-se em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Divide-se em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A Bíblia na tradição cristã católica possui 72 livros e na tradição cristã evangélica 66 livros. A Bíblia na tradição cristã católica possui 72 livros e na tradição cristã evangélica 66 livros.

29 UMA MENSAGEM DA BÍBLIA "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)

30 LUGARES SAGRADOS DE PEREGRINAÇÃO

31 ROMA - ITÁLIA ROMA - ITÁLIA Centro do Catolicismo; Centro do Catolicismo; Possui diversas basílicas, a principal a de São Pedro (Vaticano) e as catacumbas; Possui diversas basílicas, a principal a de São Pedro (Vaticano) e as catacumbas; Nas catacumbas estão esculpidos ícones da fé cristã como o peixe, símbolo de Cristo, a âncora, imagem da esperança, a pomba, representação da alma que tem fé e junto aos nomes nas sepulturas, está a inscrição "In Cristo Nas catacumbas estão esculpidos ícones da fé cristã como o peixe, símbolo de Cristo, a âncora, imagem da esperança, a pomba, representação da alma que tem fé e junto aos nomes nas sepulturas, está a inscrição "In Cristo Nas catacumbas segundo a tradição, estão os restos mortais dos apóstolos Pedro e Paulo. Nas catacumbas segundo a tradição, estão os restos mortais dos apóstolos Pedro e Paulo. O Coliseu é uma das importantes atrações turísticas de Roma. O Coliseu é uma das importantes atrações turísticas de Roma.

32 SANTIAGO DE COMPOSTELA - ESPANHA Um caminho de peregrinação que termina na Catedral onde acredita-se está enterrado o corpo de São Tiago. Um caminho de peregrinação que termina na Catedral onde acredita-se está enterrado o corpo de São Tiago. Um centro internacional de peregrinação. Um centro internacional de peregrinação. É um percurso ecumênico. É um percurso ecumênico. Compostela significa campo de estrela Compostela significa campo de estrela

33 JERUSALÉM – PALESTINA JERUSALÉM – PALESTINA Conhecida como Cidade Santa. Conhecida como Cidade Santa. Cenário de conflitos entre judeus, cristãos e muçulmanos. Cenário de conflitos entre judeus, cristãos e muçulmanos. Foi invadida e destruída em cinco ocasiões. Foi invadida e destruída em cinco ocasiões. Atrai anualmente milhões de peregrinos; Atrai anualmente milhões de peregrinos; O Muro das Lamentações é um importante ponto turístico e religioso. O Muro das Lamentações é um importante ponto turístico e religioso.

34 MECA - ARÁBIA SAUDITA Principal centro de peregrinação dos muçulmanos. Principal centro de peregrinação dos muçulmanos. Nela fica o santuário da Caaba. Nela fica o santuário da Caaba. A peregrinação à Meca acontece a treze séculos interruptos. A peregrinação à Meca acontece a treze séculos interruptos.

35 Benares – Índia Benares – Índia É a cidade considerada pelos hindus a mais sagrada do mundo. É a cidade considerada pelos hindus a mais sagrada do mundo. No Rio Ganges acontece o banho ritual de purificação. No Rio Ganges acontece o banho ritual de purificação. As cinzas dos parentes falecidos é lançada nas águas do Ganges. As cinzas dos parentes falecidos é lançada nas águas do Ganges. Para os hindus morrer em Benares é a maior bênção. Para os hindus morrer em Benares é a maior bênção. Acredita-se que a divindade Shiva escolheu Benares para ser sua morada na Terra. Acredita-se que a divindade Shiva escolheu Benares para ser sua morada na Terra.

36 Lhasa – Tibete Foi o local da residência do mais importante líder dos budistas tibetanos, Dalai Lama. Foi o local da residência do mais importante líder dos budistas tibetanos, Dalai Lama. Lhasa é considerada a Terra Pura de Avalokitesvara, o bodhisattva da compaixão. Lhasa é considerada a Terra Pura de Avalokitesvara, o bodhisattva da compaixão. Possui vários templos, o principal é o templo Jokang. Possui vários templos, o principal é o templo Jokang.

37 Vale do Amanhecer – Brasil Um lugar de mística e espiritualidade. Um lugar de mística e espiritualidade. Situa-se em Planaltina, a 50 quilômetros de Brasília. Situa-se em Planaltina, a 50 quilômetros de Brasília. É habitado por adeptos da doutrina fundada em 1958 por Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva. É habitado por adeptos da doutrina fundada em 1958 por Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva. Nos rituais os adeptos usam vestimentas que identificam os estágios de conhecimento e funções que realizam. Nos rituais os adeptos usam vestimentas que identificam os estágios de conhecimento e funções que realizam. A doutrina atrai turistas, curiosos e muitos que buscam soluções espirituais para seus problemas. A doutrina atrai turistas, curiosos e muitos que buscam soluções espirituais para seus problemas. Existem 390 templos no Brasil e três na Bolívia, Portugal e Japão, com mais de 120 mil seguidores. Existem 390 templos no Brasil e três na Bolívia, Portugal e Japão, com mais de 120 mil seguidores.

38 Templo da LBV - Brasília Conhecido como Templo da Paz ou a Pirâmide dos Espíritos Luminosos. Conhecido como Templo da Paz ou a Pirâmide dos Espíritos Luminosos. Um monumento de notável beleza, ponto de referência e peregrinação ecumênica. Um monumento de notável beleza, ponto de referência e peregrinação ecumênica. Foi edificado em forma de uma pirâmide de sete faces. Foi edificado em forma de uma pirâmide de sete faces. Em seu pináculo encontra-se um cristal puro, aproximadamente com 21 quilos. Em seu pináculo encontra-se um cristal puro, aproximadamente com 21 quilos. Na entrada há duas esculturas formando a representação do Trono e do Altar de Deus, localizadas ao final de um caminho em espiral. Há também no seu interior uma fonte de água energizada. Na entrada há duas esculturas formando a representação do Trono e do Altar de Deus, localizadas ao final de um caminho em espiral. Há também no seu interior uma fonte de água energizada.

39 Aparecida do Norte - Brasil Um importante centro católico de peregrinação. Um importante centro católico de peregrinação. Ali é venerada uma imagem da Mãe de Jesus que foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba em 1717. Ali é venerada uma imagem da Mãe de Jesus que foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba em 1717. A devoção iniciou-se entre pessoas humildes e a devoção se espalhou entre os católicos pelo Brasil afora. A devoção iniciou-se entre pessoas humildes e a devoção se espalhou entre os católicos pelo Brasil afora. Acolhe milhões de romeiros vindos de todo o Brasil. Acolhe milhões de romeiros vindos de todo o Brasil. Nossa Senhora de Aparecida é considerada a padroeira do Brasil pelos católicos. Nossa Senhora de Aparecida é considerada a padroeira do Brasil pelos católicos.

40 Juazeiro do Norte Centro de peregrinação originado a partir da figura de um famoso padre, Cícero Romão Batista, chamado de Padim Ciso pelos devotos. Quando em vida era orientador, defensor e líder espiritual do povo pobre do sertão nordestino. Desde a sua morte em 1934, Juazeiro tornou-se um centro de romaria popular. No dia dos finados acontece uma procissão reunindo uma multidão de romeiros. Num horto há uma grande estátua do Padre Cícero. A romaria não deixa de ser uma reação do povo humilde contra a situação de injustiça social.

41 AS CORES E SEUS SÍMBOLOS

42 Branco: muitas vezes associado à pureza e verdade. O branco também é a cor do vestido da noiva, da roupa utilizada na umbanda, da roupa utilizada pelas baianas candomblecistas que vendem acarajé (comida típica de Iansã).

43 Negro: lembra a noite, os mistérios, o inconsciente. Representa, muitas vezes, o poder feminino da criação. É no escuro do ventre materno que nova vida é gerada.

44 Vermelho: é a representação da vitalidade, do entusiasmo, agressivo e exuberante é a cor do sangue e da paixão. Em algumas tradições indígenas o vermelho é retirado de sementes de urucum, a palavra urucu significa vermelho.

45 Verde: é uma cor mais tranqüila e sedante. Evoca vegetação e frescor, é uma cor calma, indiferente, não transmite alegria, tristeza ou paixão. No budismo Tara (deusa) aparece em diferentes cores, com significados variando conforme a cor na qual aparece. A Tara verde mostra sua capacidade de dar a todos que necessitam. No budismo a cor verde está associada a atividades e realizações. A Tara verde é invocada para remover obstáculos, para proteção em situações de medo.

46 Amarelo: é a cor mais luminosa, alegre, vital e tonificante. É a cor do sol e da luz. Muitas vezes, os homens e mulheres santos, gurus e até mesmo os deuses são retratados em ouro (cor nobre) enfatizando seu esplendor espiritual. Nesta imagem temos Mahavira (Jainismo) representado em sua essência divina.

47 O azul é símbolo da profundidade. Provoca tranqüilidade e uma gravidade sedante. Quanto mais escuro, mais atrai para o infinito. Quanto mais se clarifica, mais se torna indiferente. Nesta imagem temos a representação de Iemanjá, a rainha do mar, para as culturas afro-brasileiras.

48 Violeta: representa a busca de equilibro entre as instâncias do pensar e do sentir. Liga o mundo material (vemelho) ao mundo espiritual (azul), da mistura do vermelho com o azul obtemos o violeta. Nesta imagem aparece o mapeamento dos centros de energia do corpo conforme a cultura védica divulga. Em cima da cabeça está o centro energético mais alto; conhecido como chakra coronário ou Sahashara – Lótus de Mil Pétalas e sua cor é o violeta.

49 A FRATERNIDADE NOS TEXTOS SAGRADOS Um amigo é um grande tesouro e deve ser estimado como um irmão. Deve-se fazer de homens bons amigos íntimos, irmãos. Budismo

50 Todos os homens são irmãos. Se alguém tem alguma coisa contra seu irmão, deve fazer as pazes com ele antes de cumprir qualquer dever religioso. Como alguém trata um irmão, assim trata a Deus. É um mal odiar o irmão. O amor fraterno deve governar o mundo. Cristianismo

51 Amizade e fraternidade são as virtudes cardeais. Deve-se angariar muitos amigos e amá- los como a irmãos. O homem sábio escolherá amigos dignos de amor fraternal. Confucionismo

52 O homem bom não faz distinção entre amigo e inimigo, irmão e estrangeiro, mas os considera a todos com imparcialidade. Um verdadeiro amigo sempre será compassivo. Hinduísmo

53 Toda a humanidade é uma família, um povo. Todos os homens são irmãos e devem viver como tal. Deus ama aqueles que vivem assim. Islamismo

54 Seja justo e imparcial para com todos. Trate sempre todos os homens como irmãos. Como se trata os homens, assim se deve tratar todos os animais. Eles também são nossos irmãos. Jainismo

55 Deus fez todos os homens irmãos e eles devem viver juntos como irmãos em todo o tempo. E é bom para os homens agirem em unidade como irmãos. Tal ação será abençoada por Deus e prosperará. Judaísmo

56 O céu é o pai e a terra é a mãe de todos os homens. Portanto, todos os homens são irmãos e devem viver juntos como tal. Vivendo assim, o país será livre de ódio e tristeza. Xintoísmo Ilustração ao lado: Deusa Solar Amaterasu, uma das divindades femininas mais importantes da mitologia xintoísta.

57 Juntem-se, meus irmãos, e removam toda a incompreensão através da mútua consideração. Sikhismo Juntem-se, meus irmãos, e removam toda a incompreensão através da mútua consideração. Sikhismo

58 O espírito de fraternidade e de bondade é necessário se alguém quiser ganhar amigos. O espírito do mercador, onde os homens vendem mercadorias, não deve ser o espírito do homem bom. Taoísmo

59 Os amigos devem ser pessoas santas. Um homem santo irradiará santidade a todos os seus amigos. Zoroastrismo

60 Convém a todos os homens, neste dia, apegar-se com firmeza ao grandíssimo nome, e estabelecer a unidade de toda a humanidade. Não há nenhum lugar para onde fugir, nenhum refúgio para se procurar, senão Ele. Bahá`ì


Carregar ppt "Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google