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Prof. Livaldo Teixeira da Silva

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Apresentação em tema: "Prof. Livaldo Teixeira da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Livaldo Teixeira da Silva
Curso de Pedagogia Prof. Livaldo Teixeira da Silva

2 O Brasil na era Pombalina Prof. Livaldo Teixeira da Silva livaldo
O Brasil na era Pombalina Prof. Livaldo Teixeira da Silva

3 Século XVIII - Europa Crise do Antigo Regime;
Absolutismo e mercantilismo se opõem os ideais liberais; Revoluções burguesas;

4 Inglaterra Alterações políticas e econômicas;
Inicia o capitalismo industrial;

5 Portugal Declínio econômico;
O tratado do Methuen, obriga a comprar a produção dos ingleses, impedindo seu desenvolvimento e das colônias, em troca de proteção; Pagamento de dividas com matéria-prima das colônias;

6 Marquês de Pombal – Primeiro Ministro
Procura modernizar o reino a fim de manter o absolutismo real; Combate a toda forma de oposição;

7 Brasil Concorrência estrangeira a cana-de-açúcar;
Descoberta das minas de ouro; O centro econômico se desloca para Minas Gerais e região Sul;

8 Mineração Surge uma organização social diferente; Urbanização;
Formação de uma pequena burguesia dedicada ao comércio interno; Setor terciário: lojas, bodegas, armazéns, hospedarias, etc.;

9 Movimentos contra a opressão da Metrópole
Revolta de Felipe dos Santos; Conjuração Mineira; Conjuração Baiana;

10 Criação de companhias para controlar o monopólio do comércio e a proibição de qualquer atividade manufatureira; Centralização político-administrativa, que provoca mais descontentamentos;

11 A expulsão dos jesuítas

12 Século XVIII Cresce a animosidade contra a Companhia de Jesus;
O governo temia o seu poder econômico e político, exercido maciçamente sobre todas as camadas sociais ao modelar-lhes a consciência e o comportamento; Resistência dos indígenas à escravidão com o apoio da Companhia de Jesus;

13 1759 – Expulsão dos Jesuítas
25 residências; 36 missões; 17 seminários; Sem contar seminários menores e as escolas de ler e escrever;

14 A Reforma Pombalina Bens dos padres confiscados;
Livros e manuscritos destruídos; Nenhuma organização escolar, de imediato; Índios entregues a própria sorte; Retrocesso de todo sistema educacional;

15 1772 – Ensino público oficial
A coroa nomeia professores e estabelece planos de estudo e inspeção; O curso de humanidade, típico do ensino jesuítico, é modificado para sistema de aulas régias e disciplinas isoladas; Criação de um imposto para pagamento de professores (subsídio literário);

16 Intenção de oferecer aulas de línguas modernas, como o francês, além do desenho, aritmética, geometria, ciências naturais; Queixas, quanto a incompetência dos mestres leigos, que são mal pagos; Continuidade de algumas orientações pedagógicas dos jesuítas, em nível inferior; Surgimento de escolas de carmelitas, beneditinas e franciscanos;

17 Em Portugal O marquês de Pombal afasta a Companhia de Jesus da Universidade de Coimbra em 1772; Assume a Ordem de Oratório, aberta as idéias iluministas; Reformulação de ensino de filosofia e letras; Língua Moderna e não o latim; Matemática e Ciências da Natureza;

18 Atualização dos estudos jurídicos;
Idéias Iluministas vindas para o Brasil, à partir da Reforma Pombalina; Locke, Rosseau, Voltaire; Começam a aspirar a independência do Brasil

19 Referências: ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação, São Paulo, Ed. Moderna, 1996. STEPHANOU, M. ; BASTOS, M. H. Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. I ,II e III. Petrópolis: Vozes, 2005. . Acesso em 20/05/2008.


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