A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Angiospermas O fruto e a semente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Angiospermas O fruto e a semente."— Transcrição da apresentação:

1 Angiospermas O fruto e a semente

2 O fruto O termo fruto aplica-se a todos os órgãos vegetais que se originam do desenvolvimento do ovário. Assim, a goiaba, o mamão e a laranja são frutas e também frutos. A berinjela e o carrapicho não são frutas, mas são frutos.

3 De que é formado o fruto? O fruto geralmente é formado de pericarpo e semente. O pericarpo origina-se do ovário da flor, que se desenvolve depois da fecundação, e apresenta três partes: epicarpo, mesocarpo e endocarpo.

4

5

6 Veja bem, caros alunos!!! O epicarpo é a porção externa, a casca.
O mesocarpo é a parte muitas vezes carnosa e comestível. O endocarpo é a camada interna que envolve a semente. Às vezes, o endocarpo é bem duro, e forma um caroço, como o da manga, do pêssego e da azeitona.

7 Frutos carnosos e frutos secos
Os frutos que apresentam o pericarpo relativamente macio e suculento são chamados frutos carnosos. Os frutos que têm pericarpo seco são chamados frutos secos.

8

9

10

11 Frutos carnosos Geralmente comestíveis, os frutos carnosos são ricos em substâncias nutritivas e classificam-se em:

12 Bagas São frutos que têm uma ou várias sementes soltas, como é o caso do mamão, do tomate, da laranja, da melancia e da goiaba, entre outros.

13 Bagas Bagas

14 Drupas Têm um endocarpo duro, dentro do qual há uma semente. É o caso da manga, do pêssego, do abacate e da azeitona.

15 Drupas Drupas

16 Frutos secos Os frutos secos podem ser deiscentes ou indeiscentes.

17 Frutos deiscentes São aqueles que, quando maduros, se abrem liberando as sementes. As vagens das leguminosas (flamboyant, feijão, soja, ervilha, etc.) são um bom exemplo

18

19 Frutos indeiscentes São aqueles que não se abrem quando maduros. Os grãos de milho, arroz e trigo, a avelã e a noz são exemplos de frutos indeiscentes.

20

21

22 Frutos falsos Toda vez que a parte carnosa do fruto, geralmente comestível, for originada de outra parte da flor que não seja o ovário, o fruto não é verdadeiro. É por isso que eles são chamados falsos frutos.

23 Frutos falsos A maçã e o morango, por exemplo, são falsos frutos, porque a sua porção carnosa se origina do receptáculo da flor. Na maçã, o verdadeiro fruto é a parte interna, uma espécie de “bolsa” que envolve as sementes. No morango, os verdadeiros frutos são vistos como pequenos pontos escuros espalhados por toda a parte vermelha. O caju também é um falso fruto, pois a parte carnosa resulta do desenvolvimento do pedúnculo floral. Nele, o verdadeiro fruto, que representa ovário desenvolvido, é a castanha.

24

25

26 A semente A semente é o óvulo da flor desenvolvido após a fecundação.
É a semente que abriga o embrião, a futura planta. O processo pelo qual o embrião da semente se desenvolve originando uma nova planta denomina-se germinação.

27 O que é preciso para que uma semente germine?
1. Condições da própria semente: Estar madura; Estar inteira; Não ser muita velha; Possuir reservas de substâncias nutritivas.

28 O que é preciso para que uma semente germine?
2. Condições do meio ambiente: Oxigênio (o solo deve estar fofo para permitir a penetração do ar à semente); Temperatura adequada; Umidade (presença de água no solo).

29 De que compõe a semente? A amêndoa apresenta duas partes:
A semente é composta de tegumento e amêndoa. O tegumento é a camada externa da semente - a casca, que cobre a amêndoa, parte principal da semente. A amêndoa apresenta duas partes:

30 Veja bem, alunos... Embrião - Forma a nova planta quando a semente germina. Albúmen - Contém as substâncias nutritivas que vão alimentar a plantinha nas primeiras fases de desenvolvimento.

31 E mais... No embrião existe um órgão muito importante chamado cotilédone. É ele que absorve as substâncias nutritivas do albúmen para alimentar a nova planta, enquanto ela não tiver raízes nem folhas. 

32 Monocotiledôneas Apresentam apenas um cotilédone (folhas modificadas que absorvem o material nutritivo do albúmen para alimentar a planta durante o processo de germinação) Dividem-se em gramíneas (milho, grama, açúcar, bambu), bromeliáceas (abacaxi, bromélia), liliáceas (lírio, alho, cebola) e musáceas (bananas).

33 Dicotiledôneas Suas sementes apresentam dois cotilédones.
Dividem-se em leguminosas (ervilha, soja, feijão), rosáceas (morango, pêra, maçã), rubiáceas (café, jenipapo), compostas (margarida, girassol).


Carregar ppt "Angiospermas O fruto e a semente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google