A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Thomas S. Kuhn TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Thomas S. Kuhn TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Thomas S. Kuhn TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007
GUILIANA DANTE N°15 LUCAS SANDER N°25 MARCELA ROSSI N°28 MURILO GONÇALVES N°44 RICARDO TURATI N°34 WANDERSOM MIYAJIMA N°40 2°E EE “Dom José de Camargo Barros” – Indaiatuba, disciplina de Filosofia

2 Vida de Thomas S. Kuhn Nasceu em Ohio em de 1922,e morreu em Cambridge,dia 17 de Junho de 1996

3 Sua carreira inicia-se como físico e, até a defesa de sua tese de doutorado, tinha tido poucos contatos com a filosofia. Sua justificativa para este pouco contato com a filosofia é fundada principalmente na ocorrência da Segunda Guerra Mundial, pois havia, segundo ele, uma enorme pressão para empreender carreiras científicas e um grande desprezo em relação às matérias humanísticas.

4 Foi na Universidade de Harvard, quando teve que preparar um curso de ciências para não cientistas, que pela primeira vez, ele utilizou exemplos históricos de progressos científicos. Dessa experiência, Kuhn percebeu que a ciência, numa perspectiva histórica, era muito diferente da apresentada nos textos de física ou mesmo de filosofia da ciência.

5 Suas Obras Seu primeiro livro foi A Revolução Copernicana, publicado em Mas foi com a publicação do livro Estrutura das Revoluções Científicas em 1962, que Kuhn tornou-se conhecido não mais como um físico, mas como um intelectual voltado para a história e a filosofia da ciência.

6 O Estrutura das Revoluções Científicas foi, então, um texto produzido e direcionado a um público filosófico, mesmo não sendo um livro de filosofia. Isso porque, conforme ele mesmo dizia, Kuhn criticava o positivismo sem conhecê-lo em profundidade, assim como não se sentia influenciado pelo pragmatismo de William James e John Dewey.

7 A repercussão do seu livro foi tão grande na comunidade acadêmica que, já na segunda edição, em 1970, Kuhn apresentou um pós-escrito, no qual seus pontos de vista são, em alguma medida, refinados e modificados. E, para responder às acusações de irracionalismo, ele escreve, em 1974, um ensaio intitulado Reconsiderando os paradigmas e, logo depois, desenvolve com maior profundidade as descontinuidades históricas, que foram apresentadas em outro livro chamado Teoria do corpo negro e descontinuidade quântica , publicado em 1979.

8 Especula-se que Kuhn tenha se aproveitado de muitas das idéias de Ludwick Fleck (como paradigma, revolução paradigmática ciência normal, anomalias,etc.),médico polonês que pouco escreveu sobre história da ciência e que permaneceu e permanece desconhecido de muitos.

9 Conclusão Nos concluímos que mesmo com o grande sucesso de seus livros , ele foi bastante criticado , porque desconfiam que ele tenha se aproveitado de muitas das idéias de Ludwick Fleck

10 Bibliografia:


Carregar ppt "Thomas S. Kuhn TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google