Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Estética – Rubens Gerchman
Nomes: Aline B. Nº 04 Aline W Francielle Gabriela Mary Mirian Renan Sala: 3º E EE "Dom José de Camargo Barros" – Indaiatuba, disciplina de Filosofia – "TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007"-
2
Biografia de de Rubens Gerchman
Artista plástico brasileiro nascido no Rio de Janeiro, ligado a tendências vanguardistas como a pop art e o happening. Iniciou sua aprendizagem artística (1957) cursando aulas noturnas de desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e no ano seguinte começou a trabalhar como programador visual em revistas e casas editoras cariocas, atividade que desenvolveu por cerca de oito anos. Matriculou-se (1960) na antiga Escola Nacional de Belas-Artes, onde estudou xilogravura com Adir Botelho, mas afastou-se do curso no ano seguinte. Exibiu (1964) sua primeira mostra, de desenhos e litografias, na Galeria Vila Rica, mas só no ano seguinte realizaria uma individual de repercussão, na Galeria Relevo, quando começam a surgir os temas urbanos que iriam caracterizar nos próximos anos sua pintura. Passou a se destacar como um dos principais representantes da vanguarda carioca, quando participou de Opinião 65 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1965). Foi premiado no Salão Nacional de Arte Moderna (1967) com uma viagem ao estrangeiro e assim permaneceu em Nova York, por quatro anos ( ) onde expôs e ampliou sua base cultural. Expôs em São Paulo a série Beijos (1989), numa individual em que lançou o livro Rubens Gerchman, sobre seus trinta anos de pintura. Desenvolvendo uma intensa carreira tem participado de eventos em muitas capitais e cidades do Brasil e do exterior. Modernista e ativista, alguns críticos chegam a lhe classificar como popular ou popularesco.
3
Principais Obras 1ª Obra: Mulheres, Técnica: mista sobre papel 2ª Obra: Platini, Técnica: litogravura 3ª Obra: Namorado, Técnica: acrílico sobre tela
4
Escola Estética – Rubens Gerchman
Modernista e ativista Também em 1965 participou de Opinião 65 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tornando-se desde logo um dos principais representantes da vanguarda carioca - posição que sua presença em futuras coletivas de vanguarda, como: Pare! (RJ, 1966), Opinião 66 (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) Nova Objetividade Brasileira (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1967) somente viria reforçar.
5
Obras que representam a população (ethos)
A Cidade Gerchman retrata o cotidiano urbano, mostrando a difícil situação da população na época.
6
Elevador Social Nesta obra ele procura demonstrar a repressão e opressão que a população sofria na época da ditadura no país.
7
Pelé – Rei do Futebol Considerado o maior ícone do futebol brasileiro, reconhecido no mundo inteiro pelas suas jogadas magníficas e imensa criatividade.
8
Ronaldinho Essa obra foi inspirada na esperança que todos os brasileiros tinham na seleção brasileira e principalmente no craque Ronaldinho Gaúcho, que aliava o futebol à Arte.
9
Conclusão Rubens Gerchman em suas primeiras telas retratou cenas urbanas e as multidões, ressaltando difíceis situações do cotidiano brasileiro. Foi um dos pintores que mais representou o futebol-arte do Brasil. Em suas obras mostrava o que grandes craques representavam para o povo. Modernista e ativista, além de grande pintor foi também desenhista, escultor e gravador.
10
Referências Imagens
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.