A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EE Dom José de Camargo Barros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EE Dom José de Camargo Barros"— Transcrição da apresentação:

1 EE Dom José de Camargo Barros
Indaiatuba, 17 de abril de 2008 Aula 3: Slides Professor Gentil Disciplina: Filosofia

2 Para podermos chegar à verdade é preciso deixar de lado nossas dúvidas; procurar o sentido, o significado, e não questionar, pois fazendo isso estaríamos duvidando de nós mesmos.

3 Às vezes rejeitamos nossos sentidos, pois eles nos enganam; pensamos que vimos uma coisa mas vemos outra.

4 Às vezes, por mais que sabemos que essa coisa é certa, tentamos duvidar, questionar, “mudar” seu sentido, para ver a que rumo isso nos leva, rejeitando os raciocínios.

5 Tentamos nos “desligar” do mundo, dos problemas, quando estamos dormindo, mas... mesmo assim, pensamos nisso, nos sonhos, e surgem certas perguntas como:”por que estou aqui?”, “por que durmo?”, “por que existo?”

6 Se pensamos é porque existimos; “Cogito ergo sum”; não tenho dúvidas de que sou de carne e osso, de que sou um ser capaz de ser racional, de arcar com as conseqüências dos meus atos.

7 Coisas que não pensam não existem, pois elas não raciocinam, não pensam em soluções para problemas, para melhorar o mundo; é como se fossemos uma cadeira, não perguntamos porque somos isto? Só sirvo para servir de assento? Coisas inúteis...

8 Se fossemos um ser incapaz de pensar não existiríamos, pelos simples fato de que se não pensássemos não seríamos nada. Isso é a 1ª Filosofia, depois procuro a verdade, a dúvida...

9 Sem pensar não vivo!

10 E, encerrando, temos nossas crenças, que são como “bases” para nós, mesmo que, às vezes, estejam erradas; depois comparamos com outras pessoas, para encontrar possíveis “acertos” e “semelhanças”.

11 FIM

12 Grupo 2 Integrantes 2ºA: Alcides, Alessandra, Aline, Allan, Danilo,
Eider, Joice, Patricia Thomé, Thais, Vinícius.


Carregar ppt "EE Dom José de Camargo Barros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google