A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”"— Transcrição da apresentação:

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”

2 O tema trabalhado foi sugerido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que demonstraram uma grande motivação e participação. Foi muito interessante o envolvimento dos alunos com os profissionais. Eles questionaram muito. A ideia principal era de que os profissionais falassem não só sobre a profissão de cada um em si, mas do tempo em que cursaram a faculdade: matérias estudadas no curso, estágios, tempo de duração e dificuldades encontradas (moradia, finanças, etc.).

3 A forma de apresentação também foi sugestão deles; não queriam “palestras” e sim um bate-papo descontraído, onde poderiam questionar e fazer suas colocações a qualquer momento. A descoberta dos alunos quanto a abrangência que as profissões oferecem, foi muito significativa, mas, o que mais nos surpreendeu, foi como este projeto proporcionou a busca de informações para que os alunos pudessem fazer suas escolhas.

4 Vários estudantes não tinham interesse em prestar vestibular, agora estão pensando em fazê-lo e alguns o fizeram no período de desenvolvimento do projeto. Quanto os trabalhos em grupos, não teve muita interação entre toda turma, mas no laboratório de informática foram mais participativos. Observamos que aqueles que tinham dificuldades não tiveram constrangimento algum em pedir auxílio e os que sabiam colaboraram com os colegas.

5 Eles realmente “se encontraram”
A aplicação do teste vocacional foi um momento de concentração, os alunos interagindo, leram as questões e responderam, nesta atividade, percebemos que nossos objetivos tinham sido alcançados, a prova disso foram os depoimentos dados pelos próprios alunos. Eles realmente “se encontraram”

6 Resultado do Teste Vocacional
trato pessoal e interesse científico: 10% trato pessoal e interesse social: 39% trato pessoal e interesse persuasivo: 31% trato pessoal e interesse burocrático: 10% habilidade artística e interesse burocrático: 10% PS: Apenas um aluno não concluiu o teste e desconsideramos seu resultado.

7 Quanto aos professores, regentes das turmas, todos colaboraram, alguns quiseram assistir as colocações dos profissionais e se empolgaram bastante, com as perspectivas dos alunos. No uso dos equipamentos, só tivemos problemas um dia, o cabo do data show estava com mau contato e não deu para a Jornalista expor uma entrevista. Logo o problema foi solucionado.

8 Como o programa usado para fazer o teste vocacional estava em CD também foi tranquilo para instalar nos computadores do laboratório e era muito fácil de seguir as instruções. Só alguns poucos tiveram dificuldades. Finalizando, as aprendizagens, descobertas ou criações que este projeto trouxe aos alunos não foi algo relacionado a conteúdo, matérias e disciplinas, mas uma aprendizagem para a vida de cada um.

9 Olhando para o rosto de cada aluno, percebemos o quanto eles ficaram fascinados, empolgados e satisfeitos com a aplicação do projeto. Este realmente foi um trabalho muito interessante e gratificante, os professores da nossa escola aderiram a ideia e o apresentaram no projeto Lições do Rio Grande onde será trabalhado nos próximos anos.


Carregar ppt "CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google