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METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Profa Angela e Profa Adriana

2 MET0DOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
MÉTODO DE ENSINO METODO DE ESTUDO ASSOCIADA AO CONCEITO DE PRÁXIS

3 Proposta de Maguerez Método do Arco
Teorização Hipóteses de Solução Pontos Chaves Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE

4 METODOLOGIA REALIDADE SOCIAL: como ponto de partida e de chegada;
processo criativo de ação-reflexão sobre um determinado aspecto extraído, observado ou vivido; este aspecto será traduzido em nova ação (mais elaborado); provocar intencionalmente alguma transformação;

5 RELEMBRANDO CADA ETAPA

6 OBSERVAÇÃO Observar algo relacionado à temática de estudo;
Perceber o que é pertinente; O conhecimento permite ao aluno ver determinado aspecto como problema; Problematização: exercício intelectual e social

7 VÁRIOS PROBLEMAS Dadas as condições, analisar se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles; Para selecionar o problema (usar critérios);

8 PONTOS CHAVES Identificá-los no problema:
Quais as suas possíveis causas Quais seus possíveis determinantes contextuais Quais seus componentes e seus desdobramentos

9 TEORIZAÇÃO Resposta das questões anteriores darão origem à uma lista de: preocupações; afirmações iniciais; novas perguntas; pressupostos orientadores de estudo; tópicos a serem explorados; diferentes formas de elaboração.

10 TEORIZAÇÃO Usar idéias e teorias já disponíveis sobre o problema;
Se houver necessidade voltar à observação; Buscar sistematicamente informações técnicas, científicas, empíricas, oficiais, com auxílio de procedimentos de pesquisa;

11 DIFERENTES ÂNGULOS DO PROBLEMA SÃO ANALISADOS A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLHIDAS EM DIVERSAS FONTES.

12 HIPÓTESES DE SOLUÇÃO Momento de comparar crenças iniciais com as informações atuais; Pode-se reforçar posições anteriores, reformular posições iniciais; Aprendizagem efetiva vem da relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

13 Encontrar alternativas;
HIPÓTESES Encontrar alternativas; Elaborar propostas de superação do problema central em estudo;

14 Aplicação à realidade (prática)
Ações sobre a realidade, que devem ser tomadas, executadas ou encaminhadas; Compromisso dos alunos com o seu meio;

15 Aplicação à realidade O que fazer Como fazer, em que condições
Com que estratégias Com que recursos Para obter que efeitos Com que finalidade e para beneficiar a quem

16 CONDIÇÕES OBJETIVAS Nível de conhecimento
Disponibilidades das pessoas envolvidas Autoridade; poder necessário para intervenção Uso das estratégias; momento oportuno Grau de comprometimento e consciência social

17 PRINCÍPIOS As pessoas que participaram, cedendo informações para a pesquisa, deverão receber o retorno de toda a elaboração feita por eles.

18 Aspectos da Transformação
Do início ao final do processo de estudo, o que acontece com o pesquisador, em termos de mobilização intelectual, afetiva, política e social Em termos de método de estudo e de leitura sobre essa realidade, que conseqüências essa experiência poderá ter lhe proporcionado Que experiência de vida poderá representar a etapa final, da ação para a transformação, por mínima que seja, da realidade social a que pertence

19 Associação entre o conceito de práxis e conceito de metodologia da problematização

20 CONCEITO DE PRÁXIS E FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS
(VASQUEZ, 1977) – consciência da práxis como atividade material do homem que transforma o mundo natural e social par fazer dele um mundo humano. - Adota concepção marxista; - Guia para interpretar e transformar o mundo; teoria:pratica

21 PRÁXIS É DIFERENTE DE PRÁTICA
PRÁXIS: é atividade transformadora, consciente e intencionalmente realizada.

22 COMO SE CHEGA À CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS
Superar ponto de vista limitado da consciência idealista; Ir além da consciência comum; Superar consciência mistificada Ascender a um ponto de vista mais objetivo, científico Unir conscientemente pensamento e ação Partir da realidade cotidiana para a concepção filosófica; Ver-se como sujeito histórico;

23 CURSOS DE FORMAÇÃO HÁ UMA GRANDE LACUNA ENTRE O PENSAR E O AGIR PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.

24 Importância da consciência política
A despolitização cria um vazio muito grande nas consciências, que pode ser facilmente preenchido por atos, preconceitos e hábitos, impingidos por forças interessadas.

25 QUE PAPEL SOCIAL VAI DESEMPENHAR Conservação-reprodução transformação
ESCOLA QUE PAPEL SOCIAL VAI DESEMPENHAR Conservação-reprodução transformação

26 Concepção de práxis humana
É à luz da categoria da práxis, que devem ser abordados, segundo a concepção histórico crítica de sociedade, os problemas do conhecimento, da história, da sociedade e do próprio ser.

27 Teoria-metodologia da problematização
Não transformar todos os homens em filósofos, mas que a maior parte deles tenha uma consciência mais elevadas de si mesmo e do mundo em que vive.

28 Pela continuidade das experiências com a Metodologia da Problematização
a escola pode participar da formação de cidadãos mais conscientes, críticos e criativos, para atuar numa sociedade ainda tão desumanizada, para transformá-la.

29 FONTE: BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov

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