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INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA

2 BIBLIOGRAFIA COSTA, Cristina, Sociologia, uma introdução à Sociedade. 3ªedição.São Paulo:Ed. Atual, 2006 JUNIOR, José Theodoro, As Ciências Humanas, in Lemos Filho, Arnaldo et alii. Sociologia Geral e do Direito. 4ªedição. Campinas, Ed. Alínea, 2010 LEMOS FILHO, Arnaldo. A Sociologia como produto histórico , idem ibidem OLIVEIRA, L. F.-COSTA, R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio,2{ edição Ed. Imperial Novo Milenium, 2010 BRYM, Robert et alii. Sociologia, sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2007 SCHAEFER, Richard. Sociologia, 6ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2006 GIDDENS, Anthony., 4ªedição. Porto Alegre: ArtMed, 2006

3 ‘Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro pôs uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o enchiam de pancada. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subiu mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelo outros, que lhe bateram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto, e finalmente, o ultimo dos veteranos foi substituído.Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batia em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...” (Texto atribuído a Albert Einstein)

4 O que esta historia tem a ver com a Sociologia ?
E o que a Sociologia tem a ver comigo ou com a minha vida?

5 Você é influenciado pelo que vê na televisão?
Você usa a internet? Você votou nas ultimas eleições? Você participa de festas na Universidade? Você usa medicina alternativa? Você sabe porque está aumentando o desemprego? O que leva alguém a se juntar a um movimento social e lutar por mudanças sociais? Você criminaliza os movimentos sociais? Que forças sociais promovem o preconceito? Como o acesso à tecnologia da computação pode reduzir a desigualdade?

6 Por que as pessoas agem e pensam de uma forma ou de outra?
Por que nos relacionamos uns com os outros de determinada maneira, normalmente padronizada? Por que existe tanta desigualdade e desemprego em nosso cotidiano? Por que existem a política e as relações de poder na sociedade? Quais são nossos direitos e o que significa cidadania? Por que existem movimentos sociais com interessses tão diversos? Estes movimentos são revolucionarios ou reformadores? O que é cultura? Qual a relaçao entre cultura e ideologia? Como elas estão presentes nos meios de comunicação de massa?

7 A Sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia.
Por que a vida em sociedade é como é? Por que uns têm tanto e outros têm pouco? Por que obedecemos ou contestamos? Por que as pessoas se reúnem ou se tornam rivais? O que nos é proibido e o que nos é imposto por obrigação? Por que os governos se organizam de uma forma ou de outra?

8 Alguem já disse que a sociologia é a “ciência do obvio” (Nelson Rodrugues)
Na realidade, parece ter sentido. Afinal, para que estudar sociologia? Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer a sociedade cientificamente? A Sociologia serve para quê? Darcy Ribeiro, cientista social, em um texto sobre o obvio, diz que o negocio dos cientistas é mesmo lidar com o obvio.O que a ciência faz é ir tirando os véus, desvendando a realidade, a fim de revelar a obviedade do óbvio.

9 mundo inundado de mudanças, tensões, enormes conflitos e divisões sociais e ataque destrutivo da tecnologia moderna ao ambiente natural. Século XXI Possibilidades de controlar o nosso destino e moldar nossas vidas muito maiores do que as gerações anteriores. Preocupações da sociologia, enquanto ciência Por que nossas condições de vida são tão diferentes daquelas de nossos pais e avós?? Que direção as mudanças tomarão no futuro?

10 porque somos o que somos e porque agimos como agimos.
aquilo que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro pode não ser bem assim Sociologia os “dados” de nossas vidas são influenciados por forças sociais e históricas

11 desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais abrangência Libertar-se do imediatismo das circunstâncias pessoais e ver as coisas num contexto mais amplo. Aprender a pensar sociologicamente cultivar a imaginação

12 A imaginação sociológica (Wright Mills)
Exemplo: considere o simples ato de tomar uma xícara de café. Veja as suas dimensões: O café tem um valor simbólico O café é uma droga O café cria relacionamentos sociais e econômicos Há um processo histórico de desenvolvimento social e econômico O café está ligado à globalização, comercio internacional, direitos humanos e destruição ambiental

13 Valor simbólico O café não é somente uma bebida. Ele possui um valor simbólico. às vezes o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida. Considere o seu ritual ao longo do dia nas suas interações sociais.

14 Uma droga O café é uma droga por conter cafeína que tem um efeito estimulante sobre o cérebro. Cria dependência mas é uma droga socialmente aceita, ao contrário, por exemplo, da maconha.

15 Relacionamentos sociais
Um indivíduo que bebe uma xícara de café cria uma trama de relacionamentos sociais que se estendem pelo mundo. O café é uma bebida que conecta as pessoas das mais ricas e das mais pobres: é consumido nos países ricos mas cultivado nos países pobres.

16 Relacionamentos econômicos
Ao lado do petróleo, o café é uma das mercadorias mais valiosas no comercio internacional.

17 Relacionamentos econômicos
A produção supõe o plantio, a colheita, a secagem, o transporte e a distribuição que requerem relações contínuas entre pessoas a milhares de quilômetros de distância do consumidor. Colheita e secagem na Fazenda Cabral- Jacui – MG-2009

18 Processo histórico de desenvolvimento social e econômico
O ato de beber café pressupõe todo um processo passado de desenvolvimento social e econômico. O café só passou a ser consumido em larga escala a partir dos fins do século XIX. O legado colonial tem tido um impacto enorme no desenvolvimento do comercio mundial do café.

19 Processo histórico de desenvolvimento social e econômico
No Brasil, no Vale da Paraíba, foi em torno da fazenda, como unidade básica da agricultura mercantil, que se articulou a vida social . A produção do café permaneceu dentro dos moldes coloniais, baseada no trabalho escravo e no plantio de grandes extensões de terra, segundo técnicas agrícolas rudimentares.

20 Processo histórico de desenvolvimento social e econômico
A expansão da cultura do café pelos “Oestes” paulistas, a partir de 1870, foi um momento fundamental para a formação da sociedade brasileira contemporânea. Provocou a decadência do trabalho escravo e a introdução do trabalho livre. As riquezas acumuladas pelo café, o capital cafeeiro, foram o motor do desenvolvimento capitalista no Brasil

21 Globalização,Comercio Internacional, Direitos Humanos e Destruição Ambiental
O café é um produto que permanece no centro dos debates contemporâneos sobre a globalização, direitos humanos e destruição ambiental. Passou a ser uma “marca” e foi politizado. Os consumidores podem boicotar o café que vem de paises que violam os direitos humanos e acordos ambientais

22 No capitalismo, a produção de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho e trabalhadores
Trigo Fermento Sal Água

23 Plantio Colheita Moagem Comercialização Trigo Retirada do mar Processamento Embalagem Sal

24 Captação Tratamento Distribuição Água Produção Comercialização Distribuição Fermento

25 Máquina para preparar a massa Fabricados em indústrias
Forno para assar o pão Fabricados em indústrias Matéria prima Equipamentos Fogo Madeira Carvão Tipo de energia Energia elétrica Linhas de transmissão

26 Consumidor

27 Comparação de trabalho humano
Equivalência Tempo de trabalho Tempo de trabalho Comparação de trabalho humano

28 Se para comer um simples pãozinho há tanta gente envolvida, direta ou indiretamente, você pode imaginar quanto trabalho é necessário para a fabricação de ônibus, bicicleta, automóvel, para a construção da casa em que você vive ou da Universidade onde estuda.

29 IMAGINAÇAO SOCIOLÓGICA
capacidade de a pessoa poder ver a sua propria sociedade como uma pessoa de fora o faria, em vez de fazê-lo apenas da perspectiva das experiências pessoais e dos preconceitos culturais IMAGINAÇAO SOCIOLÓGICA permite ir além das experiências e observações pessoais para compreender as questões com maior amplitude. é uma ferramenta que nos proporciona poder, pois nos permite olhar para além de uma compreensão limitada do comportamento humano.

30 IMAGINAÇAO SOCIOLÓGICA
Permite-nos ver que muitos acontecimentos que parecem dizer respeito somente aos indivíduos, na verdade, refletem questões sociais mais amplas. Ex. o divorcio, o desemprego, etc. Embora sejamos influenciados pelo contexto social em que nos encontramos, nenhum de nós está determinado em nosso comportamento por aquele contexto.Possuímos e criamos a nossa própria individualidade. IMAGINAÇAO SOCIOLÓGICA Tente aplicar este tipo de perspectiva à sua própria vida. Use sua imaginação sociológica em relação a uma realidade social.

31 A Sociologia é a ciência da sociedade.
Toda ciência é conhecimento Como a sociedade era conhecida antes do aparecimento da ciência? Todo conhecimento é um produto histórico Quais foram os fatores históricos que propiciaram o surgimento da sociologia?

32 EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO DA SOCIEDADE
ANTES DO APARECIMENTO DA CIÊNCIA O SURGIMENTO DA CIÊNCIA AS CARACTERISTICAS DO CONHECIMENTO CIENTIFICO EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO DA SOCIEDADE CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS HUMANAS AS DIFICULDADES METODOLÓGICAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS

33 SECULOS XVI, XVII XVIII PARA DA FILOSOFIA SOCIAL (O QUE DEVE SER)
Ascensão da Burguesia DA FILOSOFIA SOCIAL (O QUE DEVE SER) PRÉ-HISTÓRIA MITO Formação do Estado Nacional IDADE ANTIGA FILOSOFIA ANTES Descoberta do Novo Mundo Revolução Comercial IDADE MEDIA TEOLOGIA Reforma protestante Revolução Industrial SOCIO-CULTURAIS Renascimento SECULOS XVI, XVII XVIII FATORES DETERMINANTES Utopismo PARA INTELECTUAIS Racionalismo Iluminismo Revolução Francesa RELATIVOS AO SISTEMA DE CIÊNCIA Aplicação do método cientifico ao conhecimento da sociedade CIÊNCIA SOCIAL (O QUE É) CIÊNCIAS HUMANAS = CIÊNCIAS NATURAIS DEPOIS POSIT IVISMO DIFICULDADES METODOLÓGICAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS

34 Pré-História Mito Imaginação antes da escrita Idade Antiga Filosofia Razão Do aparecimento da escrita até 476 d. C. Idade Média Teologia de 476 d. C. até 1453 Idade Moderna Revolução Científica Dados da Realidade 1453 até ... Ciências Humanas

35 Pré-História Idade Antiga Idade Media Idade Moderna COSMOCENTRISMO
TEOCENTRISMO Idade Moderna ANTROPOCENTRISMO

36 Mito Mito – Pré-História Histórias orais
Identidade cultural de um povo Mito Concepção de mundo

37 Mito – Pré-História O IMAGINARIO COLETIVO:
Quem somos nós? De onde viemos ? Para onde vamos? modelos antropomórficos e divinizados das relações humanas sobre os fenômenos naturais. a idéia da superioridade do homem sobre a mulher, como uma coisa natural e divina. o trabalho como castigo.

38 Mito – Pré-História O mito não é um estado de infantilidade da humanidade. O mito é o estado de consciência de um povo sobre si mesmo e sobre a realidade que o circunda Ele se manifesta como verdade , de origem intuitiva, pré-reflexiva, não havendo comprovações crítica e racionais Não pode ser apresentado como uma primeira forma de “ciência”, por ser de natureza pré-reflexiva. Mas é parte do saber acumulado de um povo, numa determinada época

39 Os mitos revelam uma forte carga pedagógica pois as narrativas contem ensinamentos sobre o modo como as pessoas vivem e concebem o mundo O MITO DE PANDORA

40 ADÃO E EVA Mito ou Realidade ?

41 Filosofia – Idade Antiga (até 476 d.C.)
o desenvolvimento do comercio FIM DA ORGANIZAÇÃO TRIBAL – ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES GREGAS o aparecimento da moeda a utilização da escrita a base econômica assentada no trabalho escravo Isto tudo criou condições para o aparecimento de pessoas ricas e liberadas do trabalho produtivo que podiam dedicar-se, “dar-se ao luxo” à cultura letrada.

42 Filosofia – Idade Antiga (até 476 d.C.)
1. O avanço dos conhecimentos matemáticos, astronômicos, criando modelos de racionalidade. 2. As formas míticas de representação não davam mais conta de “explicar” a complexa teia sócio-política-econômica da vida humana. A BUSCA DA EXPLICAÇÃO DA REALIDADE 3. Nasce a Filosofia – no século V a. C., considerada pelos historiadores como a primeira forma de “ciência” (conhecimento).

43 Filosofia – Idade Antiga (até 476 d.C.)
1. foi um avanço em termos de de sistematização racional em face do antigo paradigma mítico, 2. não permitiu, porem, uma verificação empírica, o que tornava as conclusões desprovidas de utilidade prática para o A FILOSOFIA GREGA 3. A filosofia grega revela um conteúdo ideológico relativo aos costumes e interesses sociais da época ao refletir o desprezo pelo trabalho manual. 4. A base aristocrática e escravagista do “modus vivendi” das elites helênicas explica o porquê de a “ciência” da época ser voltada para a especulação teórica e não ter desenvolvido a técnica.

44 Filosofia – Idade Antiga (até 476 d.C.)
1. a filosofia propunha normas para melhorar a sociedade de acordo com seus princípios. 2. Os estudos sobre a vida social tinham sempre por objetivo propor formas ideais de organização da sociedade mais do que lhe compreender a organização real. A EXPLICAÇÃO DA SOCIEDADE 3. Eram normativos (buscavam estabelecer regras e normas) e finalistas (propunham uma finalidade para a organização social).

45 Filosofia – Idade Antiga (até 476 d.C.)
Platão (427/347 a.C.) Republica Aristoteles (384/322 a. C.) Política Esses estudos eram fragmentários e o fator político sob o domínio de um interesse puramente ético tinha prioridade sob o fator social

46 Desagregação do Império Romano Economia de subsistência : os feudos
Teologia – Idade Media a 1453 Desagregação do Império Romano Invasão dos bárbaros Fechamento da Europa sobre si mesma SECULO V Economia de subsistência : os feudos

47 estruturada no período. Livros e artes reunidos e conservados em
IGREJA CATÓLICA a instituição mais bem estruturada no período. Livros e artes reunidos e conservados em mosteiros MONOPÓLIO DO SABER

48 Teologia – Idade Média (de 476 à 1453)
Tudo era interpretado à luz da fé A “CIÊNCIA”(conhecimento) tornou-se TEOCÊNTRICA Tudo o que não fosse ligado à fé era falso A Igreja era detentora da verdade

49 Noção grega de verdade Verdade logico-racional Noção medieval de verdade Verdade revelada pela fé

50 Teologia – Idade Média (de 476 à 1453)
A“ciência”(conhecimento) continua distanciada da técnica e da experimentação As elites (nobreza e clero) levavam vida aristocrática, valorizavam o ócio, desprezavam as atividades práticas. O corpo era desprezado, castigado. A preocupação fundamental era a salvação da alma

51 Teologia – Idade Média (de 476 à 1453)
Santo Agostinho (354/430) A Cidade de Deus : os homens viviam na cidade onde reinava o pecado e deveriam caminhar para a cidade da graça, a cidade de Deus. Santo Tomas de Aquino ( 1227/1274) A Suma Teológica : uma filosofia cristã, chamada filosofia escolástica, que estudava as relações do homem com Deus. Tais como os estudos da Antiguidade eram também finalistas e normativos

52 A Revolução Científica – Idade Moderna (1453)
Séculos XVI, XVII e XVIII Período de transição da progressiva substituição da concepção finalista e normativa da sociedade para uma representação positiva da vida social

53 A Revolução Científica – Idade Moderna (1453 ...)
Antecedentes a estagnação da técnica e da agricultura, Crise do sistema feudal (século XII) a falta de terras produtivas, CRUZADAS o excesso de população nos feudos. misticismo religioso

54 Transição : Seculos XVI, XVI e XVIII
FATORES SOCIOCULTURAUS FLORESTAN FERNANDES FATORES INTELECTUAIS FATORES RELATIVOS AO SISTEMA DE CIÊNCIA

55 Transição Fatores socio-culturais: Ascensão da Burguesia Formação do Estado Nacional Descoberta do Novo Mundo Revolução Comercial Reforma Protestante REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

56 Transição: Fatores Socio-culturais
Ascensão da Burguesia Rompimento com a formação social da Idade Media,constituída de sacerdotes, senhores feudais e servos, apresentando um novo quadro social, com a emergência de uma nova classe social.

57 Transição: Fatores Socio-culturais
Formação do Estado Nacional Pacto da Burguesia com o Rei, quebrando o poder dos senhores feudais com o aparecimento de um poder central

58 ESTADO NACIONAL PODER IMPESSOAL FEUDOS EXÉRCITO NAÇÃO REI CULTURA
Para se manter unido precisa Para se manter unido tem É formado por PODER IMPESSOAL FEUDOS EXÉRCITO NAÇÃO do pelo Unidos em torno Vem dos REI CULTURA BURGUESES COMERCIANTES são

59 Transição: Fatores Socio-culturais
Descoberta do Novo Mundo Abertura para uma nova realidade, diferente do mundo europeu, com novos modos de pensar e de organização social.

60 Transição : Fatores Socio-culturais
Revolução Comercial Formação de grandes potências nacionais, grandes companhias de navegação e desenvolvimento do mercantilismo.

61 Transição : Fatores Socio-culturais
Reforma Protestante Ruptura da unidade católica do Ocidente, rompendo com a concepção passiva do homem, entregue unicamente aos desígnios divinos

62

63 Transição : Fatores Socio-culturais
Sec. XVIII Revolução Industrial Desagregação da sociedade feudal consolidação da sociedade capitalista, com mudanças na ordem tecnológica, econômica e social, com um novo modo de produção e novas relações de produção

64 Revolução Industrial Conseqüências:
a produção agrícola destinada ao abastecimento de matérias primas Conseqüências: fluxo migratório para as cidades industriais, expulsão dos camponeses, Inchaço urbano,miséria,mendicância,prostituição, alcoolismo, promiscuidade, epidemias,

65 Revolução Industrial Conseqüências:
o aparecimento de uma nova camada social, o operariado, a consciência de classe, Conseqüências: a formação de associações e sindicatos, o enriquecimento da burguesia.

66 Transição : Fatores Intelectuais Separação entre fé e razão
Nos modos de conhecer a natureza e a sociedade Mudanças nas formas de pensar Elaboração de um novo tipo de conhecimento baseado na objetividade e no realismo Separação entre fé e razão

67 Transição : Fatores Intelectuais
1. O Renascimento 2. O Utopismo 3. O Racionalismo 4. A Filosofia da História 5. O Iluminismo 6. A REVOLUÇÃO FRANCESA

68 Transição : Fatores Intelectuais
DO TEOCENTRISMO PARA O ANTROPOCENTRISMO VALORIZAÇÃO DO CORPO Renascimento VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E NÃO DO ÓCIO SUPERAÇÃO DA RELIGIÃO QUE PROMETIA O PARAÍSO NO CÉU (CATOLICISMO) POR OUTRA QUE CONSIDERAVA A RIQUEZA TERRENA UMA BÊNÇÃO (PROTESTANTISMO).

69 Transição : Fatores Intelectuais
O Renascimento inspirou-se no Humanismo , movimento de artistas e intelectuais que defendia o estudo da cultura greco-romana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem.

70 Transição : Fatores Intelectuais
Utopismo O florescimento de utopias (descrições de sociedades ideais aqui na terra). Exemplo : A Utopia, de Thomas Morus (1478/1535).

71 Transição : Fatores Intelectuais
Racionalismo O emprego sistemático da razão, como conseqüência de sua autonomia diante da fé. O Príncipe, de Maquiavel (1469/1527), estudo sobre a origem do poder.

72 Transição : Fatores Intelectuais
O Leviatã, de Thomas Hobbes (1588/1679) que sustenta a necessidade de um poder absoluto para manter os homens em sociedade e que impeça que eles se destruam mutuamente.

73 Transição : Fatores Intelectuais
Novum Organum, de Francis Bacon ( ), que apresenta um novo método de conhecimento, baseado na experimentação.

74 Transição : Fatores Intelectuais
Discurso sobre o método, de Descartes (1596/1650), afirmando que para conhecer a verdade é preciso inicialmente colocarmos todos os nossos conhecimento em dúvida: se eu duvido, eu penso, penso, logo existo.

75 Transição : Fatores Intelectuais
Filosofia da Historia: A idéia geral de progresso dos filósofos da Historia influiu na concepção que o homem começou a ter do tempo: é o homem que produz a história

76 Transição : Fatores Intelectuais
SÉCULO XVIII – SÉCULO DAS LUZES Iluminismo OS FILÓSOFOS PRETENDIAM NÃO SOMENTE TRANSFORMAR AS FORMAS DE PENSAMENTO MAS A PRÓPRIA SOCIEDADE AFIRMAVAM QUE À LUZ DA RAZÃO É POSSÍVEL MODIFICAR A ESTRUTURA DA VELHA SOCIEDADE FEUDAL.

77 FRONTISPICIO DA ENCICLOPEDIE FRANÇAISE -1772
Foi desenhado por Charles-Nicolas Cochin e ornamentado (engraved) por Bonaventure-Louis Prévost. Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). Duas outras figuras à direita, a razão e a filosofia, estão a retirar o manto sobre a verdade.

78 Transição : Fatores Intelectuais
Condorcet (1772/1794) queria aplicar os estudos matemáticos ao estudos dos fenômenos sociais.

79 Montesquieu (1689/1755), em O Espírito das Leis, defendia a separação dos poderes do Estado, definia a idéia geral de lei (uma relação necessária que decorre da natureza das coisas) e afirmava que os fenômenos políticos estavam sujeitos às leis naturais, invariáveis

80 Transição: Fatores Intelectuais
Rousseau (1712/1778), em O Contrato Social, expunha a teoria de que o soberano deve conduzir o Estado segundo a vontade geral de seu povo, tendo em vista o bem comum.

81 Adam Smith (1723/1790), em A Riqueza das Nações, criticou o mercantilismo, afirmando que a economia deveria ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura.

82 Transição : Fatores Intelectuais
Revolução Francesa (1789): mudanças na estrutura política.

83 novas relações de poder
democracia CONSEQÜÊNCIAS liberdade, igualdade, fraternidade. cidadania, poder político à burguesia, Destruição dos fundamentos da sociedade feudal.

84 DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Quadros comparativos: Idade Media e Idade Moderna Em relação ao desenvolvimento econômico DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO FEUDALISMO Produção de excedentes com objetivos de mercado A produção era restrita aos feudos Propriedade : a terra Propriedade : o capital Trabalhador livre, mas vende a sua força de trabalho Servo: obrigações A produção sustentava o senhor feudal e a Igreja Produção com objetivo de lucro O povo vivia no campo Desenvolvimento das cidades Duas classes : burguesia e assalariados Duas classes sociais : senhores e servos

85 DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Em relação à organização política FEUDALISMO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO Surge o Estado Nacional patrocinado pela burguesia Senhores feudais e Igreja dominavam os servos e camponeses Aparecimento das Nações e da figura do Estado Ausência de Estado e Nações Surgem as teorias políticas que sustentavam a idéia de Estado Nacional Ausência de teorias políticas Baseadas no Iluminismo, as teorias políticas ganham força e se tornam justificações para a existência do Estado e das leis As teorias que justificavam o poder do senhor e da Igreja se baseavam na “vontade de DEUS”

86 DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Em relação às mentalidades e conhecimento FEUDALISMO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO Teocentrismo Antropocentrismo A verdade estava na Bíblia e na autoridade da Igreja A verdade obtida pela razão e pelos métodos científico A religião era tudo. A realidade era explicada pela “vontade de Deus” A realidade explicada a partir do que acontecia na terra entre os homens Qualquer mudança era contrária à “vontade de Deus” O progresso passou a ser o objetivo humano O conhecimento significava contemplar a realidade criada por Deus O conhecimento significava transformar a natureza e dominá-la.

87 FATORES RELATIVOS AO SISTEMA DE CIÊNCIA
Revolução Comercial, Revolução Cultural, ERA DAS REVOLUÇÕES Revoluções Políticas Revolução Científica

88 A Revolução Científica – Idade Moderna (1453 ...)
Ciência A ciência vai aos poucos substituindo a filosofia e a teologia, na explicação dos fenômenos da natureza, constituindo as denominadas ciências naturais A burguesia, um novo modo social de viver, financiava os cientistas para o desenvolvimento da técnica, necessária para o desenvolvimento da economia.

89 A Revolução Científica marcou uma profunda reviravolta no modo de produzir conhecimento.

90 ANTES o saber era desligado das questões práticas e era voltado para a contemplação teórica, AGORA As necessidades econômicas do capitalismo e a valorização do trabalho redirecionaram o conhecimento rumo à técnica

91 A Revolução Científica – Idade Moderna (1453 ...)
ANTES o critério da verdade limitava-se à coerência conceitual o saber continha concepções finalistas sobre o mundo AGORA deveria se submeter ao crivo da observação empírica à matematização e à comprovação experimental. o saber passa a ser descritivo e utilitarista.

92 refletem os valores empiristas
ressaltam mais a historicidade do conhecimento (métodos experimentais e técnicos) refletem os valores empiristas Refletem o modo de pensar (utilitarista) OS MÉTODOS CIENTÍFICOS Expressam os interesses (produção e comercio) Dersenvolve uma cultura das novas classes dominantes

93 Fatores relativos ao sistema de ciência
mudança da sociedade feudal para a sociedade capitalista. transformações não apenas no mundo natural, mas também nas relações sociais As revoluções reaparecimento das cidades o surgimento das indústrias

94 Fatores relativos ao sistema de ciência
Utilizar o método das ciências naturais Consequências das revoluções do Século XVIII Crises sociais Desordens sociais Os fenômenos sociais podem ser classificados e medidos

95 A CRISE DAS EXPLICAÇÕES RELIGIOSAS
Anticlericalismo O processo de secularização A Igreja como objeto de pesquisa Razão Separada da Fé A sacralização da ciência

96 GALILEU GALILEI HELIOCENTRISMO EPPUR SI MUOVE

97 Não foi Deus que criou o homem mas o homem que criou Deus
FEURBACH O cristianismo é uma religião de escravos. Deus está morto NIETZSCHE

98 As Ciências Humanas O desenvolvimento da ciência da natureza
intervenção nos fatos sociais, necessidade de compreender o que ocorria na sociedade, para controlá-la e modificá-la

99 CIÊNCIA NATURAIS CIÊNCIAS HUMANAS

100 HOMEM LINGUÍSTICA HISTÓRIA GEOGRAFIA HUMANA SOCIOLOGIA PEDAGOGIA
POLÍTICA ECONOMIA ANTROPOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA DIREITO

101 SOCIOLOGIA CIÊNCIAS SOCIAIS ANTROPOLOGIA POLITICA A Sociologia surgiu no processo de formação e desenvolvimento da sociedade capitalista.

102 CIÊNCIA SISTEMATIZAÇÃO CONHECIMENTO METÓDO EMPÍRISMO ESTRUTURAÇÃO
CAMINHO METÓDO EMPÍRISMO REALIDADE CONCRETA

103 adequação do conhecimento à realidade objetiva
OBJETIVIDADE uma pretensão, uma ambição, uma intenção CONHE CIMENTO CIENTIFICO a não interferência dos valores, concepções religiosas e políticas e preconceitos NEUTRALIDADE Um mito ?

104 A QUESTÃO METODOLÓGICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS

105 Crise das Ciências Humanas
Inadequação do método das ciências naturais Crise das Ciências Humanas Busca de cientificidade Conceito de verdade

106 Os resultados das ciências humanas são realmente científicos ou não passam de opiniões particulares dos cientistas?

107 Dificuldades Metodológicas das Ciências Humanas
Ciências Naturais têm como objeto coisas materiais que são exteriores ao universo humano OBJETO Ciências Humanas têm um objeto que se identifica com o próprio sujeito do conhecimento, o que torna difícil a objetividade.

108 Nas Ciências Naturais é relativamente fácil isolar e delimitar seu objeto de conhecimento,
DELIMITAÇÃO DO OBJETO Para as Ciências Humanas tal recorte é, muitas vezes, inviável, porque os fenômenos humanos são imensamente complexos: não há como separar o psíquico do histórico, o econômico do social, do político, do cultural, etc.

109 Nas Ciências Naturais, o controle das interferências ideológicas do cientista é facilitado pela exatidão do método EXATIDÃO DO MÉTODO No campo das Ciências Humanas tal controle é impossível por causa da inserção social do cientista no próprio fenômeno estudado: a sociedade.

110 Outra grande dificuldade consiste no problema da experimentação, viável nas Ciências Naturais, que conseguem isolar situações de laboratorio EXPERIMENTAÇÃO Tal procedimento é inaplicável e, não raras vezes, inútil para as Humanidades porque as reações e motivações das pessoas diante dos eventos da vida social são variáveis, subjetivos, imprevisíveis.

111 Há ainda o problema da linguagem científica
Há ainda o problema da linguagem científica. As Ciências Naturais se caracterizam pelo rigor e exatidão dos conceitos. LINGUAGEM CIENTÍFICA Entretanto os fenômenos humanos não são redutíveis a quantificações e cálculos em razão de sua forte carga valorativa, simbólica, psíquica, etc.

112 A busca de causalidades é procedimento típico das Ciências Naturais para explicar os fenômenos da natureza porque estes são regulares, constantes, repetitivos, denotando determinismo. DETERMINISMO Já os fenômenos humanos são complexos e livres.

113 As Ciências Humanas Necessidade da construção de uma metodologia própria. Tendência humanista das ciências humanas As relações humanas passaram a ser concebidas não mais como objeto em si ou como fato, mas sim como um fenômeno dotado de totalidade, complexidade e significado.

114 Não é um objeto delimitável, isolável, quantificavel e verificável
Fenômeno Humano Mas algo vivo, complexo, histórico e dinâmico

115 A noção de verdade se afasta dos ideais gregos e latinos que pressupõem a verdade como algo absoluto. Fenômeno Humano Tem como verdade o consenso da comunidade científica, sempre provisória e precária que durará até que o curso histórico do próprio conhecimento promova a sua superação.


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