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OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER

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Apresentação em tema: "OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER"— Transcrição da apresentação:

1 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER

2 Os Clássicos da Sociologia
No século XIX, três pensadores desenvolveram teorias buscando explicar a sociedade capitalista: Karl Marx , Emile Durkheim que continuou o positivismo de Augusto Comte e Max Weber . Estes três pensadores são denominados os clássicos da Sociologia.

3 Os Clássicos da Sociologia
Objeto da Sociologia Método Karl Marx (1818 – 1883) Classes Sociais Dialética Emile Durkheim (1857 – 1917) Fato Social Explicação Max Weber (1864 – 1920) Compreensão Social Ação Social

4 OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
MAX WEBER

5 BIBLIOGRAFIA Slides de Arnaldo lemos
ANDRADE, Thales. O pensamento sociologico de Weber, in Lemos, Arnaldo, Sociologia geral e do Direito. 3ªedição. Campinas, Ed. Alinea,2008 Slides de Arnaldo lemos

6 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1.COSTA, Cristina. Sociologia,uma introdução à Sociedade.3ªedição.São Paulo: Editora Moderna, 2005 2. ARON, Raymond. As etapas do Pensamento Sociológico. Brasilia, UNB,1980 3. QUINTANERO, Tania. Um toque de classicos. 2ª edição. Belo-Horizonte: Ed. UFMG, 2004 4. CASTRO, Ana Maria-DIAS, Edmundo.Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro, Ed. Eldorado,1987, 9ªedição.

7 CONCEITOS BÁSICOS AÇÃO SOCIAL COMPREENSÃO SOCIAL TIPO IDEAL
PATRIMONIALISMO TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA COMPREENSÃO BUROCRACIA CARISMA ÉTICA PROTESTANTE RACIONALIDADE VALORES SENTIDO ETICA CALVINISTA

8 ROTEIRO 1. CONTEXTO HISTÓRICO 2. OBJETO DA SOCIOLOGIA
3. METODO DA SOCIOLOGIA 4.TIPO IDEAL 5. TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL 6. TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA 7. RELIGIÃO E CAPITALISMO

9 1. CONTEXTO HISTÓRICO FRANÇA POSITIVISMO DURKHEIM CIÊNCIAS HUMANAS
ESTADO NACIONAL UNIFICADO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA FRANÇA CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS UNIVERSALIDADE POSITIVISMO CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS NATURAIS

10 FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA
WEBER FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA CAPITALISMO TARDIO ALEMANHA CIÊNCIAS HUMANAS DIVERSIDADE IDEALISMO CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS NATURAIS

11 HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO
DURKHEIM WEBER POSITIVISMO IDEALISMO HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL HISTÓRIA = DIVERSIDADE DAS FORMAÇÕES SOCIAIS GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO ESPECIFICIDADE

12 OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL
“A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso”. AÇÃO SOCIAL

13 2. OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL PRESENÇA DO OUTRO SIGNIFICADO
INTERAÇÃO

14 FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade

15 A B WEBER AÇÃO SOCIAL : MOTIVAÇÃO, SENTIDO E VALORES
RELAÇÃO SOCIAL : O SENTIDO TEM QUE SER COMPARTILHADO

16 WEBER A B A ---- B A ---- B A ---- B A ---- B A ---- B A ---- B
SOCIEDADE: UMA TOTALIDADE CONSTITUÍDA DE UMA MULTIPLICIDADE DE INTERAÇÕES SOCIAIS

17 METODO COMPREENSÃO SOCIAL arnaldolemos@uol.com.br
Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores O cientista deve escobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar COMPREENSÃO SOCIAL Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. impossível descartar-se das pré-noções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica.Não há neutralidade científica.

18 DURKHEIM WEBER S O S O A REALIDADE NUMA PERSPECTIVA OBJETIVA
A REALIDADE NUMA PERSPECTIVA SUBJETIVA S O S O

19 É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais
Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. TIPO IDEAL É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro

20 WEBER TIPOLOGIAS TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA

21 TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
determinada por um costume arraigado” Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados AÇÃO TRADICIONAL especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais”. Ex. Torcida de futebol AÇÃO AFETIVA determinada pela crença consciente em valores (ético, estético, religioso ou qualquer outra forma)” ex. trabalho voluntario AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS determinada por expectativas, condições ou meios para alcançar fins próprios, racionalmente perseguidos. Ex. Empresa Capitalista

22 tradição e afetividade são dominantes : família e religião.
Sociedades antigas Esses tipos de ação se apresentam com intensidade diferenciada em diferentes sociedades: tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades modernas racionalidade em relação aos valores e aos fins

23 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO
Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? A QUESTÃO DO PODER Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ?

24 O Estado ou alguém detem a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

25 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. DOMINAÇÃO TRADICIONAL É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém DOMINAÇÃO CARISMÁTICA DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração

26 PATRIMONIALISMO TRADICIONAL CARISMÁTICA CARISMA RACIONAL-LEGAL
FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO CARISMÁTICA CARISMA RACIONAL-LEGAL BUROCRACIA

27 Não há distinção entre o público e o privado
Culto à personalidade Não há distinção entre o público e o privado Compromissos de fidelidade e honra PATRIMONIALISMO Nepotismo - compadrio Relações sociais de poder : familiares Ex. o coronelismo político “O Brasil é um Estado Patrimonial”( Raymundo Faoro)

28 Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários CARISMA Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Dificuldades na sucessão: não há continuidade Ex. Che Guevara, Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini. João Paulo II, Lula.

29 Relações sociais formais : impessoalidade
Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço BUROCRACIA Relações sociais formais : impessoalidade Distinção entre o público e o privado Dificuldade : pode se tornar uma “gaiola de ferro”

30 RELIGIÃO E CAPITALISMO
POR QUE O CAPITALISMO SE DESENVOLVEU APENAS NO OCIDENTE ?

31 RELIGIÃO E CAPITALISMO
“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1904) ESPIRITO DO CAPITALSIMO ÉTICA PROTESTANTE ETICA DA SALVAÇÃO ETICA CALVINISTA ASCETISMO RACIONALIDADE BUSCA RACIONAL DO LUCRO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DISCIPLINA PARCIMÔNIA DISCRIÇÃO POUPANÇA

32 É marca da cultura ocidental
O ESPIRITO DO CAPITALISMO É marca da cultura ocidental O “impulso para o ganho” ou a “ânsia de lucro” nada tem a ver em si com o capitalismo Há dois elementos no capitalismo ocidental: a formação de um mercado de trabalho formalmente livre o uso da contabilidade racional RACIONALIDADE Sem estes dois elementos, a moderna organização racional da empresa capitalista não seria viável no Ocidente.

33 O ESPIRITO DO CAPITALISMO “Espírito do Capitalismo” : um conjunto de convicções e valores defendidos pelos primeiros mercadores e industriais capitalistas RACIONALIDADE Para Weber, as atitudes envolvidas no espírito capitalismo tinham sua origem na teologia protestante

34 Weber relaciona o papel do protestantismo, principalmente da ética calvinista, na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. ETICA PROTESTANTE levou, ao extremo, a noção de predestinação : o homem é salvo por vontade de Deus. ETICA CALVINISTA Nenhum homem merece a salvação porque ninguém é digno dela. A salvação existe para a maior glória de Deus.

35 No protestantismo, o termo “vocação” passou a significar “profissão”
O homem é “chamado” por Deus não apenas para que tenha uma atitude contemplativa, mas sim para cumprir sua missão no mundo através do trabalho e de sua profissão ETICA CALVINISTA .O calvinismo difunde uma ética segundo a qual o homem deve manter uma contabilidade diária de seu tempo. O desperdício do tempo é pecado pois o homem deve empregá-lo para servir a Deus e assegurar o seu lugar de “eleito”

36 A vivência espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo organizou uma maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional. A ETICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO Weber descobre que os valores do protestantismo, como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos

37 O objetivo do capitalismo é aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Esse processo de enriquecimento constitui uma indicação segura de que se está “predestinado” A ETICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO O calvinismo traz a formação de uma nova mentalidade, um ethos (visão de mundo) propício ao capitalismo, em oposição ao “alheamento” e à atitude contemplativa do catolicismo.

38 Desprendimento dos bens materiais deste mundo
CATOLICISMO Trabalho como verdadeira maldição, somente para sobrevivência e não como meio de salvação A contemplação como elemento fundamental

39 A vocação como sinônimo de profissão
A realização de uma vocação por meio do trabalho PROTESTANTISMO Renúncia de todos os prazeres do desperdício do tempo e da ociosidade Valorização positiva do trabalho e da riqueza criada pelo trabalho Reinvestimento da riqueza: assegurar o lugar de eleito, de “salvo”

40 O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual.

41 - O importante neste mundo é trabalhar para criar riqueza e criar riqueza não para o desfrute pessoal e esbanjamento, mas para que se crie novamente trabalho. Esta é a base da salvação do homem. - Esta mentalidade acabou configurando a tipologia do empresário moderno.

42 CONCLUSÃO teve uma contribuição importantíssima para o desenvolvimento da Sociologia. Em meio a uma tradição filosófica peculiar, a alemã, e vivendo os problemas de seu país, diferente da França de Durkheim, pode trazer uma nova visão não influenciada pelo racionalismo positivista. WEBER Mostrou, em seus estudos, a fecundidade da analise histórica e da compreensão dos processos históricos e sociais Seus trabalhos abriram as portas para as particularidades historicas das sociedades e para o papel da subjetividade na ação e na pesquisa social, fazendo analises independentes das ciências naturais.

43 Para ele, o ser humano é um ser diferente dos demais e portanto sujeito a leis de ação e comportamento proprios. Daí a especificidade das ciências humanas. Ao contrario de Marx e Durkheim, acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas.. WEBER Não defendia que as estruturas sociais existiam externa e independente dos indivíduos. Ao contrario, as estruturas da sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações. Idéia e valores culturais ajudam a modela a sociedade e modela as nossas ações individuais.

44 Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico
Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico. Para ele não há lei preexistente que regula o desenvolvimento da sociedade. Daí o estudo das particularidades, procurando entender as formações sociais e suas singularidades. WEBER Na concepção de Weber, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social. Daí sua analise das relações entre a religião protestante e o desenvolvimento do capitalismo ser hoje um estudo clássico da Sociologia.

45 ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

46 Quando a globalização se constitui como “emblema da Sociologia”, as teorias sociológicas que ainda predominam, em suas implicações metodológicas e epistemológicas, são o funcionalismo, a teoria weberiana e o marxismo:

47 O marxismo, o funcionalismo e a teoria weberiana são “ as três poderosas matrizes do pensamento científico que nunca deixaram de contemplar o indivíduo, a ação social,o cotidiano e outras manifestações das diversidades da vida social” Estas teorias “fertilizam a maior parte de tudo o que se produz e se discute sobre as configurações e movimentos da sociedade global” (Octavio Ianni)

48 Karl Marx ( ), embora não tenha nenhuma preocupação em definir uma ciência específica para estudar a sociedade, procurou entender a sociedade capitalista a partir de seus princípios constitutivos e de seu desenvolvimento Emile Durkheim ( ) procurou insistentemente definir o caráter científico da Sociologia, dedicando-se a delimitar e a investigar um grande número de temas. Já Max Weber ( ) elaborou o seu pensamento num momento específico do desenvolvimento capitalista da Alemanha, buscando analisar o seu processo burocratizado e racionalista.

49 Pode-se dizer que as três vertentes:
a marxista (ou histórico-cultural) a durkheimiana (ou funcionalista) a weberiana (ou compreensiva) vão inspirar outros pensadores que, refletindo sobre a realidade em que viveram, mesclando-se ou não contribuições de diferentes linhas teóricas, demonstraram a possibilidade de responder aos desafios do homem contemporâneo.

50 Percebe-se que são três modos diferentes de se posicionar diante da mesma questão:
Para Marx, a preocupação é o conjunto dos indivíduos inseridos nas classes sociais. Para Durkheim, a sociedade é tudo e o individuo deve ser submetido ao que é geral. Para Weber, o individuo e sua ação é o elemento constitutivo das ações sociais.

51 Marx e Durkheim se concentraram no poder de forças externas ao indivíduo.
Weber tomou com ponto de partida a habilidade dos indivíduos em agir criativamente sobre o mundo exterior. Enquanto Marx assinalou a predominância das questões econômicas, Weber considerou uma gama muito mais ampla de fatores como relevante.

52 Três das mais importantes e recentes perspectivas teóricas
a abordagem do conflito, o funcionalismo e o interacionismo simbólico têm conexões diretas com Marx, Durkheim e Weber

53 Marx : serve de inspiração a muitos autores modernos dedicados a interpretar as configurações e os movimentos da sociedade global, baseados no principio da contradição. Durkheim : está presente no estruturalismo e na teoria sistêmica, pois autores modernos redescobrem o principio da causação funcional com o qual nasceram e desenvolveram os funcionalismo e os neo-funcionalismos. Weber : torna-se presente na medida em que multiplicam os estudos sobre a mundialização e a racionalização do mundo, a ocidentalização de outras sociedades, tribos, nações e nacionalidades.


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