Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBeatriz Nery Alterado mais de 11 anos atrás
1
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
Nossas salas estão super lotadas; Como vimos no encontro passado do ponto de vista do acesso falta pouco a ser feito para se chegar a 100 %. Agora a pergunta a ser feita é : O NOSSO ALUNO ESTÁ APRENDENDO? Porque ele fica na escola?
2
A partir do último encontro...
Pode-se concluir que: A falta de condições das escolas resulta na não aprendizagem das crianças? A falta de condições é resultado de uma política pública orientada por organismos multilaterais, Neste sentido pode-se afirmar que é impossível ensinar...isso é verdade?
3
A partir do último encontro..
Ocorre que entre as determinações dos organismos multilaterais e a política pública Federal existe a MEDIAÇÃO. O BM determina, dá diretrizes, mas não acompanha a implantação ele quer os resultados e tanto faz se é de esquerda, de centro, de direita de cima ou de baixo
4
QUAL OPÇÃO ? Essa é uma opção política dos dirigentes;
Trata-se de optar por ensinar os alunos das escolas públicas para emancipação humana ou para os fins de mercado
5
QUAL OPÇÃO ? Formar exclusivamente para o mercado é em boa medida educar para a subserviência, para a conformação
6
QUAL OPÇÃO ? Da mesma forma os municípios recebem as diretrizes do Ministério da Educação mas como encaminhar é uma decisão política e por conseqüência pedagógica de cada dirigente; Pouca vezes soube que o ministro foi fazer uma vistoria nas escolas municipais
7
QUAL OPÇÃO ? Em menor medida buscar formas de ensinar o meu aluno na sala é, em grande medida uma opção do professor, ninguém se não ele faz a necessária mediação; Para além da necessária denúncia da falta das condições objetivas para ensinar, como ensinar para que ensinar é uma opção política e por conseqüência pedagógica de cada professor.
8
QUAL OPÇÃO ? Esta tarefa, esta obrigação que todo o professor tem é mais forte e efetiva se for realizada pela escola inteira. Essa construção não é fácil
9
Difícil construção requer...
Princípios muito claros que para serem efetivados, ampliados e organizados na forma de um projeto único da escola precisa depois de acordar os princípios... Fazer as rupturas
10
QUAIS AS RUPTURAS NECESSÁRIAS ?
REUNIR EM GRUPOS E PENSAR QUAIS SÃO AS RUPTURAS NECESSÁRIAS PARA QUE O NOSSO ALUNO DE FATO APRENDA.
11
QUE ESCOLAS NOS QUEREMOS?
SISTEMATIZAR OS PRINCÍPIOS E REUNIR-SE EM GRUPO PARA ESTABELECER AS RUPTURAS. *INCLUIR O CUIDADO E O CAPRICHO UM ALUNO NÃO QUER ESTUDAR EM ....
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.