A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tabela-Verdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tabela-Verdade."— Transcrição da apresentação:

1 Tabela-Verdade

2 Construção de uma Tabela-Verdade
Uma tabela verdade é composta por várias proposições simples associadas por conectivos lógicos. O número de linhas da tabela-verdade de uma proposição composta depende do número de proposições simples que a integram, sendo dado pelo seguinte teorema.

3 A tabela-verdade de uma proposição composta com n proposições simples componentes contém 2n linhas, ou seja: Uma proposição composta P, por duas proposições simples p, q, temos que: 2n , sendo n= =4 Uma proposição composta Q, por três proposições simples p, q, r, temos que: 2n , sendo n= =8

4 Para compreendermos a construção da tabela-verdade vamos construir a tabela do seguinte exemplo: P(p,q) = ~(p~q) 1º - Observamos o número de proposições simples envolvidas para sabermos o número de linhas da tabela-verdade, neste caso temos p e q, logo, 22 =4 2º - Forma-se em primeiro lugar o par de colunas correspondentes as duas proposições simples a p e q com suas respectivas valorações;

5 3º - Depois adiciona-se uma coluna para o ~q;
4º -Em seguida adiciona-se uma coluna para (p~q); 5º - Para finalizar, forma-se uma coluna uma coluna relativa aos valores lógicos da proposição composta dada e efetua-se o calculo.

6 Algoritmo Ordem de Precedência
1º - Percorra a expressão da esquerda para a direita, executando as operações de negação na ordem em que aparecem. 2º - Percorra novamente a expressão da esquerda para a direita, executando as operações de conjunção e disjunção na ordem em que aparecem. 3º - Percorra outra vez a expressão da esquerda para a direita, executando desta vez as operações de condicional na ordem em que aparecem. 4º - Percorra uma última vez a expressão da esquerda para a direita, executando as operações de bicondicional na ordem em que aparecem.

7 Algoritmo Ordem de Precedência com parênteses
1º - Percorra a expressão até encontrar o primeiro “)” 2º - Volte até encontrar o “(” correspondente, delimitando assim o trecho da expressão sem parênteses. 3º - Execute o Algoritmo Ordem de Precedência sobre a expressão delimitada. 4º - Elimine o par de parênteses encontrado. 5º - Volte ao passo 1.

8 Tabela-Verdade de: P(p,q) = ~(p~q)
F

9 Ex. 2: P(p,q) = ~(pq)~(qp)
V F

10 Ex. 2: P(p,q,r) = (p~r)(q~r)
V F

11 Exercícios Construa a tabela verdade das seguintes proposições: ~pq
p(pq) (pq)  (pq) (~pr)  (q~r) (pq)r  (~p(q~r))


Carregar ppt "Tabela-Verdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google