A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hibernate Apresentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hibernate Apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 Hibernate Apresentação
Sidney Vilaça

2 Tópicos Conceitos básicos: banco de dados(b.d), orientação a objetos(o.o.) ... Persistência de dados e persistência de objetos e mapeamento O/R. O que é o Hibenate? Exemplo do Hibernate. Persistência de dados em Hibernate.

3 Banco de Dados Bancos de dados (ou bases de dados) são arquivos ou sistemas com uma estrutura regular que organizam informações. Um Banco de Dados Relacional é um sistema de armazenamento de dados baseado nos relacionamentos entre elementos de dados buscando uma normalização (sem redundâncias) dos dados.

4 Persistência de Dados A Persistência de Dados consiste no armazenamento confiável e coerente das informações em um sistema de armazenamento de dados.

5 Persistência de Objetos
A Persistência de Objetos é o armazenamento consistente de objetos de uma aplicação o.o. para que estes objetos existam em diferentes execuções de diferentes aplicações.

6 O.O. + B.D. , quadro atual Problema: Temos um aplicativo o.o. que precisa interagir com um banco de dados. O que fazer? Os bancos de dados o.o. ainda têm grandes desvantagens em relação aos relacionais. O padrão vigente nas empresas é o banco de dados relacional, e sem uma perspectivas de mudança.

7 Mapeamento OR, a solução
O Mapeamento Objeto-Relacional (OR) é a solução para o problema. O Mapeamento OR é uma técnica de desenvolvimento que consiste em representar o objeto de maneira relacional na gravação do banco de dados, e consegue fazer o caminho inverso sem perder informação.

8 Mapeamento OR, como? O mapeamento OR tem 3 componentes
Modelo Orientado a objetos, que é o modelo em que os dados estão representados na aplicação, Persistência Física, o modelo relacional em que os dados serão armazenados. Persistência Lógica, que traduz o modelo o.o. para a maneira que eles serão armazenados na persistência física, e vice-versa.

9 Hibernate O Hibernate é uma das soluções mais difundidas para Mapeamento OR em Java. (Outras também famosas são OJB, JDO e o Toplink). Ele está sob a LGPL, ou seja, ele pode ser um usado em código aberto e projetos comerciais. Usam o Hibernate em seus projetos: Sony, AT&T, PwC, Cisco... entre outras empresas.

10 Mapeamento OR em Hibernate
O hibernate isola o aplicativo de contato direto com o banco de dados, servindo como ponte entre os dois sistemas. E a melhor parte é que não possui chamadas SQL misturadas ao código Java Ao contrário de outros modelos de mapeamento OR, o hibernate não é intrusivo. Ou seja, ele não obriga o programado a estender uma classe dele no seu aplicativo.

11 Mapeamento OR em Hibernate
No Hibernate temos que criar um arquivo de mapeamento que serve como o modelo da persistência lógica. Nele a classe o.o. é descrita de maneira pré-determinada pelo Hibernate, e assim ele monta um b.d. relacional consistente para aquela estrutura o.o. E o arquivo de mapeamento é utilizado para os padrões de escrita e consulta.

12 Persistência de Dados em Hibernate
Podemos dividir a persitência de dados do Hibernate em dois tipos: Persistência de objetos simples Persistência de coleções

13 Vantagens Todo objeto a ser persistido pelo Hibernate precisa ter um campo ID, ou chave primária. Apesar de desnecessário no aplicativo, este campo ID irá dar a unicidade do objeto no banco de dados, e irá garantir a sua persistência.

14 Persistência de Dados: Objetos Simples
Objetos que podem ser persistidos: Todos os tipos primitivos de java Os objetos gerados pelas classes do pacote java.lang (equivalência a tipos primitivos do B.D.) As classes: java.util.Calendar, java.util.Date, java.sql.Date, java.sql.Time, java.sql.Timestamp.

15 Persistência de Dados: Objetos Simples
... As classes: java.util.Calendar, java.util.Date, java.sql.Date, java.sql.Time, java.sql.Timestamp. E todas as classes declaradas como persistentes, elas serão iguais á uma chave estrangeira em um B.D. relacional

16 Persistência de Dados: Objetos Simples, exemplo
Classe public class CD {      private String nome;      private String artista;      private java.util.Date lancamento;      public CD() {  }    public String getNome(){     return ID; }       public void setNome(int nome){     this.nome = nome; }     //  Sets e Gets    public java.util.Date getNascimento(){     return nascimento; }     public void setNascimento(java.util.Date lancamento) {     this.lancamento = lancamento; } }

17 Persistência de Dados: Objetos Simples, exemplo
Arquivo de mapeamento da classe (CD.hbm.xml) <?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE hibernate-mapping PUBLIC "-//Hibernate/Hibernate Mapping DTD//EN" " <hibernate-mapping>     <class name="Amigo" table="amigo">         <id name="nome" column="nome" type="string">             <generator class="assigned"/>         </id>         <property name="artista" type="string"/>         <property name="lancamento" type="date"/>     </class> </hibernate-mapping>

18 Persistência de Dados: Coleções
Apesar de mapear coleções, cada coleção é mapeada de maneira diferente. Vamos ver como persistir um array e um map.

19 Persistência de Dados: Coleções: Array
<array name="teste" table="Teste" cascade="all"> <key column="teste_ID"/> <index column="I"/> <many-to-many column="teste_ID" class="org.hibernate.Foo"/> </array>

20 Persistência de Dados: Coleções: Map
<map name="holidays" table="holidays" schema="dbo" order-by="hol_name asc"> <key column="id"/> <index column="hol_name" type="string"/> <element column="hol_date" type="date"/> </map>

21 HQL Hibernate Query Language
Para fazer consultas ao banco o Hibernate usa HQL, que apesar do nome, é inteiramente orientado a objetos, entendendo noções como herança e polimorfismo. Ex: select nome from eg.CD as cd join cd.nome as "Ventura"

22 Persistência de Heranças
Existem 3 estratégias para mapeamento de heranças: Por Hierarquia Por Subclasse Por Classe Concreta

23 Referências Home Page do Hibernate: http://www.hibernate.org Tutorial
Mapeamento OR

24 FIM


Carregar ppt "Hibernate Apresentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google