A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WebWork e JSP Keven andrade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WebWork e JSP Keven andrade"— Transcrição da apresentação:

1 WebWork e JSP Keven andrade
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Instituto da Computação – IC Engenharia de Software I WebWork e JSP Keven andrade

2 Sumário Estrutura de uma aplicação web Tomcat Frameworks
Visão Sobre WebWork e JSP WebWork exemplo prático Explorando JSP Firebug Conclusão

3 Estrutura de uma aplicação Web

4 Domínio Linguagem Java Servlets, JSP, and Tag Libraries JavaBeans
HTML and HTTP Web Containers (ex. Tomcat) XML

5 Estrutura Básica Projeto src WebContent

6 Estrutura Básica Projeto src classes libraries WebContent

7 Estrutura Básica Projeto src classes libraries WebContent WEB-INF
index.jsp

8 Estrutura Básica Projeto src classes libraries WebContent WEB-INF lib paginasAdministrador paginasUsuario arquivos de configuração index.jsp

9 Estrutura Básica Projeto src classes libraries WebContent WEB-INF lib paginasAdministrador listarOnibus.jsp cadastrarPontos.jsp paginasUsuario mapearLinha.jsp arquivos de configuração index.jsp

10 Tomcat É um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. Apache Software Foundation, software livre. Apadrinhada pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

11 Download Pode ser baixado em: http://tomcat.apache.org/download-60.cgi
e, instalado desta forma:

12 FrameWorks São aplicações reutilizáveis e semi-completas que pode ser especializada para produzir softwares personalizados.

13 Caracteristicas Contém múltiplas classes ou componentes;
Define como estes conceitos trabalharão juntos para resolver um determinado problema; Possui componentes reutilizáveis; Permite um alto nível de padronização e integração.

14 WebWork Ferramenta MVC Código aberto OpenSymphony
Opera em paralelo com xwork Trabalha como controlador. Isto é, ele é o responsável por fazer o direcionamento de ações de acordo com cada requisição. Nele está configurado qual ação deve ser chamada em cada caso.

15 Funcionalidades Pode trabalhar junto com o framework Velocity.
Interceptors, que "pega" uma ação antes ou depois dela ser executada. Integração com Hibernate, Spring e etc. Suporte a internacionalização. Ou seja, criar sites em vários idiomas apenas trocando os arquivos de propriedades, sem ter que mexer no fonte. Suporta JAVA script e outras tecnologias de programação da interface gráfica do usuário para aplicações web.  Compativel com o ambiente Eclipse e Netbeans Possui uma gama de API para programação de interface do usuário.

16 XWork É um framework de padrão de comandos genérico Constitui o núcleo do WebWork Apartir do XWork pode-se fazer o mapeamento e a configuração das ações do sistema.

17 Recursos Inversão de controle de container
Uma poderosa linguagem de expressão Conversão de tipos de dados Validação em tempo de execução Configurações de integração com outras tecnologias.

18 Download A versão mais nova encontra-se em:
.action

19 Conteúdo da download [webwork-2.2.7] [docs] [lib] [src] [webapps]
webwork jar //webwork framework webwork-src jar //webwork framework source code

20 Instalação Descompactar os arquivos .jar da pasta lib para a pasta lib da aplicação. Projeto src classes libraries WebContent WEB-INF lib paginasAdministrador listarOnibus.jsp cadastrarPontos.jsp paginasUsuario mapearLinha.jsp arquivos de configuração index.jsp

21 Configuração web.xml arquivo de configuração da aplicação que inclui todos os componentes do webwork xwork.xml configuração principal, contém o mapeamento de todas as ações do sistemas, interceptors, regras e navegação, etc. webwork.properties propriedades do webwork webwork-default.xml webwork jar Configuração default que já é incluso no xwork.xml

22 Documentação entation.action

23 Exemplo prático

24 Java Server Pages JSP oferece uma tecnologia simplificada, rápida forma de criar conteúdo dinâmico na web. A tecnologia permite o desenvolvimento rápido de aplicações baseadas na web que são “servidos” independente de plataforma

25 JSTL A JSP Standard Tag Library (Jstl) é uma coleção de bibliotecas que implementam funcionalidades de uso geral em muitas aplicações web. Integrado com o framework Webwork.

26 FireBug É uma ferramenta para desenvolvimento web que permite editação, depuração e monitoração de CSS, HTML, Javascript e em qualquer página web. É um complemento que pode ser adicionado ao navegador mozilla.

27 Referências http://www.mhavila.com.br/topicos/java/tomc at.html#t02

28 Valeu


Carregar ppt "WebWork e JSP Keven andrade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google