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COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como.

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1 COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como o objeto principal das relações de troca que pode ser oferecido num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem o consome.

2 DIVISÃO GERAL DE PRODUTO
Bens; Serviços; Pessoas; Locais; Organizações,Empresas,Marcas; Ideias.

3 NÍVEIS DE UM PRODUTO a) Núcleo; b) Básico; c) Esperado; d) Ampliado;
e) Potencial/Diferenciado.

4 NÍVEIS DE PRODUTO É o núcleo da estratégia de marketing. É a característica fundamental que realmente compramos. b) É a primeira transformação do núcleo. É a oferta mais simples. c) É o que realmente se espera ao adquirir o bem ou serviço. É a continuidade do básico.

5 NÍVEIS DE PRODUTO d) É a oferta de outros itens. É o início do PLUS.
e) É o diferente. É o melhor da oferta. É o mais completo.

6 EXEMPLO DE NÍVEIS DE PRODUTO
a) Descanso, Repouso, Conforto,Tranquilidade b) Camas, Toalhas, Banheiro c) (...) Limpos e Arrumados d) Condicionador de Ar, Garagem, Banheira e) Suíte Presidencial.

7 EXEMPLO DE NÍVEIS DE PRODUTO
a) Locomoção, Status, Segurança, Conforto b) Rodas, Bancos, Direção c) (...) Bons e Seguros d) Condicionador de Ar, D.H, Air Bag, T. e V. El. e) Ferrari.

8 QUESTIONAMENTOS Todos os níveis de produto são obrigatórios?
Se não, quais os obrigatórios e os opcionais. O estudo dos níveis de produto é uma estratégia de marketing? Podemos agregar valor monetário aos níveis.Comente.

9 CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTO
A) POR TANGIBILIDADE B) POR DURABILIDADE C) POR BENS DE CONSUMO

10 POR TANGIBILIDADE Tangíveis - Bens Intangíveis - Serviços POR DURABILIDADE Duráveis Não Duráveis Serviços (?)

11 POR BENS DE CONSUMO De Conveniência De Compra Comparada De Especialidade Não Procurados

12 DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 1- Os produtos tangíveis são aqueles que pegamos, ou seja, podem ser tocados, são palpáveis. Ex.: Carro, Fósforo. 2- Os produtos intangíveis são aqueles que não pegamos, mas sentimos e percebemos. Ex.: Manicure e Professor ( fazer as unhas e assistir às aulas)

13 DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 3- Os produtos duráveis são aqueles que sobrevivem a muitos usos; os que não são destruídos rapidamente.Ex.:Carro,Roupas 4- Os produtos não duráveis são aqueles que não sobrevivem ou não resistem a muitos usos; os que são destruídos rapidamente.Ex.: Fósforo, Cigarro, Alimentação.

14 DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 5- Os produtos de conveniência o cliente geralmente compra com frequencia, de imediato; exige mínimo esforço de compra. Ex.: Cigarro, Cerveja, Balas. 6- Os produtos de compra comparada o cliente geralmente não compra com frequencia. Existe comparação de características por parte do consumidor. Observação de preço e qualidade; exige médio a alto esforço de compra. Ex.: Carro, Eletrodomésticos.

15 DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 7- São produtos com características especiais e com identificação própria com o consumidor; exige altíssimo esforço de compra. Ex.: Avião, Obras de Arte, Carros Importados de Luxo. 8- Os produtos não procurados são os que têm baixa demanda. O consumidor ainda sabe pouco deles ou que não pensa normalmente em comprar. Ex.: Seguros de Vida, Caixões, Lotes em Cemitérios.

16 COMPONENTES DE PRODUTO
1- MARCA 2- DESIGN 3- EMBALAGEM 4- RÓTULO 5- SERVIÇOS 6- GARANTIA 7- CONTEÚDO 8- QUALIDADE 9- SATISFAÇÃO

17 QUESTIONAMENTOS 1- MARCA 2- DESIGN 3- EMBALAGEM 4- RÓTULO 5- SERVIÇOS
Em grupo, colocar as ideias do que sejam/signifiquem os nove itens propostos. 1- MARCA 2- DESIGN 3- EMBALAGEM 4- RÓTULO 5- SERVIÇOS 6- GARANTIA 7- CONTEÚDO 8- QUALIDADE 9- SATISFAÇÃO

18 COMPONENTES DE PRODUTO
1- MARCA: É um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos com o propósito de identificar organizações, bens e serviços. 2- DESIGN: É o formato, forma, aparência, modelo. 3- EMBALAGEM: É o envoltório para o produto, ou seja, é um recipiente/ invólucro onde guardamos o conteúdo do produto.

19 COMPONENTES DE PRODUTO
4- RÓTULO: São informações contidas no produto a seu respeito. 5- SERVIÇOS: São prestações intangíveis consideradas no ato da comercialização. 6- GARANTIA: Tempo ou período onde o fabricante se responsabiliza pelo consumo do produto.

20 COMPONENTES DE PRODUTO
7- CONTEÚDO: São características próprias do produto. É o benefício núcleo, ou seja, é o que o consumidor realmente compra. 8- QUALIDADE: É a propriedade e/ou atributo de se buscar excelência e/ou satisfação. 9- SATISFAÇÃO: É a sensação de gozo e/ou prazer derivada de uma relação de consumo.

21 CICLO DE VIDA DE PRODUTO - CVP
Para o profissional de marketing é importante seguir o modelo do CVP. Não se pode prever quando acaba um estágio e começa outro, por isso a necessidade de se montar as estratégias no tempo certo para aumentar as vendas e de monitorar a sua performance. O CVP está dividido em 4 estágios.

22 CICLO DE VIDA DE PRODUTO - CVP
OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 1- INTRODUÇÃO 2- CRESCIMENTO 3- MATURIDADE 4- DECLÍNIO

23 OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 1- INTRODUÇÃO: O produto quando introduzido no mercado é normal que passe como desconhecido. Sua penetração geralmente é lenta precisando de esforços promocionais. Sabe-se que existe todo um investimento financeiro e que demora um certo tempo para lucrar com o produto, por isso é importante a dedicação do gestor de marketing devido aos constantes ajustes mercadológicos.

24 OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 2- CRESCIMENTO: O produto já foi lançado e precisa crescer, ou seja, precisa cada vez mais aparecer para ganhar mercado. Os esforços de marketing são dirigidos nesse estágio para melhor posicionar o produto no mercado. O lucro começa a surgir.

25 OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 3- MATURIDADE: O produto já tem uma boa aceitação no mercado e existe um equilíbrio entre oferta e demanda. Sua fatia de mercado (market share) se torna praticamente estável. Nesse estágio os concorrentes vão procurar buscar novos clientes, ou seja, os clientes das outras empresas, com a finalidade de alterar seu percentual de participação de mercado.

26 OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 4- DECLÍNIO: Existem vários fatores para ocorrer a queda de vendas. As inovações tecnológicas e a presença de muitos concorrentes são algumas. Os produtos precisam ser inovados e todo composto de marketing ser revisado, até porque o mercado vai estar sempre em mudanças para atender aos mais diversos perfis de consumo.


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