A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia Jurídica: objeto e método

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia Jurídica: objeto e método"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia Jurídica: objeto e método
Programa de Sociologia Jurídica, Cavalierie Sociologia Aplicada ao Direito, Castro Filho Sociologia Geral e do Direito, Lemos e outros

2 Objeto da ciência jurídica
Objeto = fim, objetivo de uma ciência Objeto da ciência jurídica = direito fato = compreensão dos comportamentos e estruturas + mudanças sociais, suas formas e fatores. Entendimento de diferentes pensadores: Durkheim Como as regras jurídicas se constituem real e ficticiamente; Modo como as normas jurídicas funcionam. Gurvitch Formas de sociabilidade e fenômenos geradores do direito; Sociologia diferencial = tipologias de grupos particulares e sociedades totais; Sociologia genética = interinfluencia do direito e sua base econômica e social

3 Objeto  diferentes pensadores
E.Jorion Observação e análise dos fatos; Tipologias; estudos da gênese das regras e sua evolução; Relação do direito com outros fenômenos e Definição de Sociologia do Direito e seus limites. R.Siches Como o direito como fato representa o produto do processo social; Efeitos do direito como condicionante e condicionado pela sociedade. R.Treves Eficácia das normas jurídicas e seus efeitos sobre a sociedade; Estudo dos instrumentos humanos de realização da ordem jurídica e de suas instituições; Estudo da opinião pública sobre o direito e instituições jurídicas.

4 Objeto  Max Weber Objeto = probabilidade dos membros de um grupo considerarem válida determinada ordem pela qual norteiam sua conduta. Sociologia aplicada = análise de aspectos e dimensões do social como: direito, política, cultura, economia, religião, etc.; Sociologia aplicada ao direito = direito como função das relações sociais; Manifestações morfológicas = comportamento e relações prescritas: o fenômeno e a norma; Significações institucionais = integração social dos indivíduos; estabelecimento de ordenamento e preservação da estrutura.

5 Abordagens  Max Weber Jurídica
O que idealmente tem valor como direito? Qual o Sentido/Significado normativo logicamente correto que deve corresponder a uma formulação verbal a que se apresenta como norma jurídica? Sociológica = o que de fato ocorre numa comunidade em razão de existir a % de que seus membros considerem subjetivamente válida determinada ordem e por ela orientem sua conduta?

6 Método da sociologia jurídica
Observação: Sociedades contemporâneas tipo modernas (Códigos..) Sociedades contemporâneas tipo primitivas (presença física); Sociedades desaparecidas (vestígios arqueológicos). Interpretação: Exame e classificação dos fatos pelos métodos dedutivo/indutivo Princípios: Definir os fatos jurídicos como “normas de condutas coletivas”; Destacar a importância do tempo social; do momento de exercício das influências Verificar os efeitos sociais dos documentos escritos. Comparação: de dois ou mais elementos para determinar  semelhanças, diferenças ou relações. Planos de Análise: Vertical: no tempo, na história; Horizontal: no espaço ou geograficamente.

7 Sociologia Jurídica?Sociologia do Direito?
Loche, Ferreira, Souza, distinguem: Sociologia Jurídica = campo mais amplo; mais ligada ao pluralismo jurídico e ao acesso à justiça; Sociologia do Direito = área mais restrita às análises institucionais e condições ligadas à eficácia do diretio. Lyra Filho, Faria e Campilongo: Sociologia Jurídica = exame do direito em geral como elemento do processo social; Sociologia do Direito = estudo da base social de um direito específico. Sabadel, não faz distinção, mas destaca a diferença entre: Sociologia “do” direito = análise da totalidade do sistema jurídico; Sociologia “no” direito = decisões jurídicas pautadas nos estudos sociais. M.Reali, Cavalieri não fazem distinções.


Carregar ppt "Sociologia Jurídica: objeto e método"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google