A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais."— Transcrição da apresentação:

1 Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais

2 Evento oficial Todos os actos em que participam o Chefe de Estado, em representação do país, membros do governo, presidentes de câmaras municipais e de outras entidades públicas, em recepções, visitas, encontros, assinaturas de acordos, etc. A entrega pelo Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, ( figura central), da Medalha de Ouro da Cidade ao Escritor António Lobo Antunes que se encontra à sua direita.

3 Primeiro-ministro é recebido na capital francesa pelo Presidente francês Nicolas Sarcozy.A bandeira da União Europeia é a mais importante pois foi colocada ao centro. A nossa bandeira encontra-se à direita porque somos o país visitante e o país anfitrião tem a bandeira à esquerda

4 Cimeira UE-Brasil : visita a Lisboa do Presidente da República O Presidente da República esteve na Quarta-feira, 4 de Julho, em Lisboa, no âmbito da primeira cimeira União Europeia – Brasil, organizada pela Presidência portuguesa do Conselho da UE. Neste caso o Presidente da República é anfitrião e a figura central é o presidente francês e Durão Barroso da Comissão Europeia. O Presidente Lula da Silva do Brasil Dá a direita ao Primeiro ministro José Sócrates.

5 Primeiro-Ministro José Sócrates recebe Presidente da República da Venezuela, Hugo Chavez em Lisboa, 20 Novembro 2007 Nesta situação temos a bandeira portuguesa como sendo a mais importante, tendo do lado direito a bandeira da Venezuela como a segunda mais importante e como país visitante. Por último e à esquerda temos a bandeira da União Europeia, porque a Venezuela não faz parte da União Europeia.

6 Abolição dos postos fronteiriços na UE, 21 Dezembro 2007 Primeiro-Ministro José Sócrates, com o Primeiro- Ministro da Eslováquia, Robert Fico, e o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, Eslováquia, 21 Dezembro 2007. Temos como figura central e mais importante, assim como a sua bandeira a Eslováquia. Tendo logo à direita a bandeira portuguesa.

7 No inicio do ano o Presidente da República recebe o corpo diplomático. O acto protocolar desenrolou-se no Palácio de Queluz. O jantar é servido à francesa com os anfitriões ao meio, ladeados á direita pelos convidados mais importantes. O traje usado nesta cerimónia para os homens é fraque com colete preto, as senhoras vestem traje de cerimónia

8 Evento público São actos em que participam tanto as individualidades particulares como autoridades civis e militares e convidados em geral que são abertos ao público, como as paradas militares, comemorações locais, municipais, nacionais e outras, inaugurações de obras e edifícios públicos, etc. Inauguração do Complexo Multiusos em Caldas da Rainha pelo Presidente da Câmara como figura central, ladeado pelos engenheiros da obra.

9 O Protocolo é uma prática de excelência, que advém da necessidade de atingir a eficiência e alcançar a perfeição na comunicação humana, comunicação esta que, mesmo tendo como objectivo mostrar a imagem pública de uma personalidade, de uma empresa ou instituição num processo de comunicação global e, por isto, transversal, se deve basear, sempre e em qualquer caso, no respeito pelo próximo. Tem como objectivo facilitar as relações entre as pessoas.


Carregar ppt "Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google