A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos"— Transcrição da apresentação:

1 Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
Professora Fernanda Marinho

2 Tórax Abdome Pelve Dorso Superiores Inferiores Cabeça Pescoço Tronco
Membros Superiores Inferiores

3

4

5 Conceitos de Variação Anatômica
Padrão anatômico: individuo que apresenta todas as partes que constituem o corpo humano localizadas em local correto.

6 Fatores Gerais de Variação Anatômica
Idade – notáveis modificações anatômicas ocorrem desde a fase intrauterina até a fase senil. Sexo – é o caráter do masculino ou feminino. Raça – cada agrupamento humano possui caracteres físicos comuns, externa e internamente relacionados ás raças branca, negra e amarela. Biótipo – é o resultado da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua interrelação. Distinguem-se os grupos chamados de longilíneos, mediolíneos e brevelíneos. Evolução – sugere o aparecimento de diferença morfológicas, no decorrer dos tempos.

7 Anatomia do movimento: Ossos, elementos do esqueleto.
Unidos por meio das articulações. Mobilizados pelos músculos.

8 Posição Anatômica (posição ortostática básica)
Posição de referência. Todas as descrições em anatomia humana são expressas em relação à posição anatômica.

9 O corpo humano posiciona- se em uma postura ereta - em pé, posição ortostática ou bípede.
Cabeça, os olhos e os dedos dos pés dirigidos para frente. Membros superiores pendentes ao lado do corpo. Palmas das mãos voltadas para frente.

10 Planos Anatômicos De acordo com a posição anatômica, podemos imaginar o corpo humano seccionado através de planos a fim de facilitar a localização das estruturas.

11 Planos de Secção do Corpo Humano PLANO SAGITAL
Sentido longitudinal ou vertical que divide o corpo em metades – direita e esquerda. Estrutura lateral ou medial - afastada ou mais próxima da linha mediana. Referência: sutura sagital.

12

13 Plano Sagital É o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de perfil. Um movimento em plano sagital que leva uma região do corpo para frente – flexão. Movimento em plano sagital que leva parte do corpo para trás – extensão.

14

15 Planos de Secção do Corpo Humano PLANO FRONTAL
Plano vertical que passa através do corpo em ângulo reto com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior e posterior. Referência: sutura coronal.

16

17 Plano frontal É o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de frente. Um movimento em plano frontal que leva uma região do corpo... Para a linha mediana do corpo – adução. Longe da linha mediana do corpo – abdução. Para o tronco e o pescoço, um movimento em plano frontal se chama inclinação lateral.

18

19 Planos de Secção do Corpo Humano PLANO HORIZONTAL / TRANSVERSAL
Passa através do corpo em ângulo reto com os planos coronal e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior. Referência: cicatriz umbilical).

20 Plano transversal É o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de cima ou de baixo. Um movimento em plano transversal que leva uma parte do corpo... Para fora (ou lateralmente) – rotação externa. Para dentro (ou medialmente) – rotação interna. Pronação. Supinação.

21

22 Observação Na realidade, os movimentos do corpo realizam- se quase sempre em planos mistos. Exemplo: flexão + abdução + rotação externa – posição “indiana”, com as pernas cruzadas.

23 Eixos Eixos são linhas imaginárias que atravessam o centro das articulações, permitindo os movimentos. Nos eixos de referência para a descrição do movimento humano, cada um é orientado perpendicularmente a um dos planos de movimento

24 EIXO LATERO-MEDIAL Atravessa o centro das articulações látero- lateralmente. Permite deslocamentos antero-posteriores. Ocorre no plano SAGITAL (ex: flexão-extensão do ombro)

25

26 EIXO ANTERO-POSTERIOR
Atravessa o centro das articulações antero- posteriormente. Permite deslocamentos látero-laterais. A rotação no plano FRONTAL ocorre em torno deste eixo (ex: abdução-adução do ombro)

27

28 EIXO VERTICAL Atravessa o centro das articulações crâniocaudalmente (cima para baixo). A rotação no plano TRANSVERSO ocorre em torno deste eixo (ex: adução, abdução horizontal do ombro).

29

30

31

32

33 Outros termos utilizados

34 Superior (CRANIAL): indica a estrutura mais próxima da extremidade superior do corpo.
Inferior (CAUDAL): se localiza mais próxima da extremidade inferior.

35 Anterior (VENTRAL) indica a parte de frente do corpo.
Posterior (DORSAL) indica a parte de trás do corpo.

36 Superficial: mais próximo da pele.
Profundo: mais afastado da pele.

37 Proximal: mais próximo da raiz do membro.
Distal: mais distante da raiz do membro.

38 Medial: mais próximo do plano mediano.
Lateral: mais distante do plano mediano.

39 Central: próxima/ou no centro.
Periférica: distante do centro.

40

41

42

43

44

45 Terminologia de Orientação

46 Terminologia de Orientação

47 Termos de Movimento

48 Flexão: diminui o ângulo entre os ossos em articulação.
Extensão: aumenta o ângulo entre os ossos em articulação. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

49 Flexão Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

50 Extensão Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. Quando esse movimento ultrapassa a posição anatômica é chamada de Hiperextensão.

51 REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.
Dorsiflexão / Flexão Dorsal: movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Plantiflexão / Flexão Plantar: dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

52

53

54

55 Eversão: virar a sola do pé para fora ou lateralmente,no plano frontal
Eversão: virar a sola do pé para fora ou lateralmente,no plano frontal. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido. Inversão: virar a sola do pé para dentro ou medialmente no plano frontal. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

56

57

58

59 Elevação: movimento para cima da cintura escapular.
Depressão: movimento para baixo da cintura escapular. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

60

61

62 Adução: movimento em direção a linha mediana do corpo.
Abdução: movimento para longe da linha mediana do corpo. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

63

64

65 Abdução Horizontal Movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo.

66 Adução Horizontal Movimento no plano horizontal aproximando- se da linha média do corpo.

67 Pronação: movimento do antebraço em que a palma da mão é virada pra trás ou para baixo.
Supinação: movimento do antebraço em que a palma da mão é virada para frente ou para cima. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

68

69

70 Flexão Radial / Desvio Radial: movimento no plano frontal, onde a mão afasta-se da linha mediana do corpo. (abdução do punho). Flexão Ulnar /Desvio Ulnar: movimento no plano frontal, onde a mão aproxima-se da linha média do corpo ou volta a posição anatômica depois de uma flexão radial. (adução do punho). REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

71

72 Rotação Interna / Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.
Rotação Externa / Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

73

74

75 Anteroversão / BÁSCULA ANTERIOR: movimento no plano sagital, onde a pelve inclina-se para a frente.
Retroversão / BÁSCULA POSTERIOR: movimento no plano sagital, onde a pelve inclina-se para trás. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

76 Circundução: movimento circular de um membro.
REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

77

78

79 Oposição: movimento no plano horizontal, em que ocorre a aproximação das polpas digitais (polegar em relação aos demais dedos). REALIZE ESSE MOVIMENTO NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

80 Reposição do polegar: movimento no plano horizontal, em que ocorre o afastamento das polpas digitais, é o inverso da oposição. REALIZE ESSE MOVIMENTO NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

81

82 Alguns ossos...

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128 Metatarsos e Falanges Graduação em Farmácia CEFET Química As falanges do pé são divididas em proximais, médias e distais, com exceção do polegar ( I pododáctilo) que apresenta apenas falanges proximais e distais. Falanges Osso sesamóide V Metatarso

129

130

131


Carregar ppt "Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google