A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO
Elaborado por: Guilherme DONIANI Lopes Gustavo Nogueira EMMÃ 18/Junho/2008

2 Objetivo Apresentar uma visão resumida do mercado financeiro, bolsa de valores, ações e os principais tipos de análise.

3 Sumário Visão financeira. Mercado financeiro.
Bolsa de valores e ações. Tipos de análise.

4 1) Visão financeira Cultura financeira
Nossa cultura esta associada a bens materiais, ou algo que se possa mostrar – ou melhor exibir. Primeiro automóvel (símbolo de liberdade ou primeiro endividamento?) Aluguel? É pagar a vida inteira e nunca ter o bem! Casa própria? Imóvel na planta ou financiamento de 20 anos? Adequação do padrão de vida à nossa renda.

5 2) Mercado financeiro Como funciona o dinheiro?
O que é mercado financeiro? Como funciona os juros? Como funciona um banco?

6 2) Mercado financeiro Como funciona o dinheiro?
“Nós inventamos o dinheiro e o usamos, porém não podemos entender suas leis ou controlar suas ações. Ele tem vida própria.” Lionel Trilling, crítico literário

7 2) Mercado financeiro Como funciona o mercado financeiro?
O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas ou empresas que têm dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isto ocorra é preciso um intermediário - os bancos. O mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma taxa que chamamos juros. “O mercado financeiro é onde as pessoas negociam o dinheiro.” Como funcionam os juros? Os juros das contas do mercado monetário normalmente são compostos diariamente e pagos mensalmente. A parte interessante sobre juros compostos é que o banco paga a você juros sobre juros.  

8 2) Juros

9 2) Mercado financeiro Como funciona o banco?
Um banco é "uma instituição que negocia dinheiro e fornece outros serviços financeiros. Os bancos aceitam depósitos e fazem empréstimos, obtendo lucro da diferença entre as taxas de juros pagas e cobradas".

10 3) Bolsa de valores O que é bolsa de valores? O que são ações?
Quais os tipos de ação? Como investir em ações?

11 3) Bolsa de valores O que é bolsa de valores?
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures (título de crédito representativo de empréstimo). O que são ações? São títulos negociáveis de renda variável que representam a menor parcela do capital de uma empresa. Ações são como pedaços de uma empresa. Quando você compra ações de uma empresa é como você comprasse parte da empresa.

12 3) Bolsa de valores Quais os tipos de ações?
As ações podem ser de dois tipos: Ordinárias Nominativas ou ON - Têm direito a voto. Preferenciais Nominativas ou PN - Têm preferência na distribuição de dividendos. Por que investir em ações? Você pode comprar ações por três razões: renda, investimento ou especulação.

13 Lucro = Comprar em baixa e vender em alta
3) Bolsa de valores Como investir em ações? Para investir em ações, o investidor tem duas maneiras básicas: Fundos de investimentos em ações; Conta própria através da intermediação de uma corretora de valores. Negociando ações Ordem de compra ou venda Home-broker Lucro = Comprar em baixa e vender em alta

14 4) Tipos de análise Tipos de análise.
Exemplos de gráficos candlesticks.

15 4) Tipos de análise Os principais tipos de análise são:
Análise técnica: é o estudo da dinâmica do mercado através dos sinais que o próprio mercado emite (gráficos). Análise fundamentalista: sugere que os papéis sejam analisados de acordo com os fundamentos da empresa, como a relação patrimônio líquido, grau de endividamento, etc.

16 4) Tipos de análise Gráfico Candlesticks – USIM5 Baixa Alta

17 4) Tipos de análise Gráfico Candlesticks – VALE5

18 4) Tipos de análise Gráfico Candlesticks – PETR3

19 4) Tipos de análise Gráfico Candlesticks – CSNA3

20 Felicidade pode não custar nada se você quiser!
Conclusão Dinheiro traz felicidade? Você ainda curte seus prazeres de adolescentes? Você já deu um abraço forte nas pessoas que ama esta semana? Você conseguiu se espreguiçar na cama por uns 2 minutos hoje de manhã? Há quanto tempo não canta sozinho no chuveiro? Felicidade pode não custar nada se você quiser!


Carregar ppt "VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google