A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª Guerra Mundial 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª Guerra Mundial 1."— Transcrição da apresentação:

1 2ª Guerra Mundial 1

2 Grupo: Bruna Salgueiro. Bruna Azevedo. Katharina Campelo.
Sathya Santovito. Thamiris Rossato.

3 Como começou? Tríplice Entente.
A menção é ao Tratado de Versalhes, que teve influência decisiva no desenrolar dos fatores que deram origem à II GM.

4 Devolução da Alsácia – Lorena pra frança.
Exercito reduzido. Fatores posteriores à 1ªGM. Devolução da Alsácia – Lorena pra frança. Devolução da Polônia das Províncias de Posen. Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial

5 A ratificação do Tratado de Versalhes ocorreu em
Garantir as fronteiras previamente estabelecidas, bem como a faixa de terra conhecida como Corredor Polonês. Atenção: o mapa NÃO mostra o corredor polonês (para os desavisados). Surge um sentimento de revanchismo alemão. Alemanha sofre forte crise econômica. - Greves, protestos e manifestações ameaçavam o governo alemão e outros países europeus. O governo alemão era o governo da República de Weimar, que se forma no final da 1ªGM.

6 Judeus passaram a ser perseguidos no país.
Afirmava que os problemas alemães eram consequencia (além do tratado de Versalhes) de uma conspiração internacional. Judeus passaram a ser perseguidos no país. Não se esqueçam que o Hitler não chegou ao poder por mágica. Foi todo um processo desde a década de 1920, em que até preso ele foi (na cadeia, escreveu o Mein Kampf). Posteriormente torna-se chanceler e depois também presidente.

7 Inicia-se a Segunda Guerra Mundial!

8 Desejo de promover uma política expansionista e militarista.
Problema: para alcançar objetivo Hitler teria que romper tratados e neutralizar os previsíveis inimigos. Iniciava um movimento expansionista. Autossuficiência econômica/ segurança e liderança na Ásia ocidental. Política do Apaziguamento.

9 Anschluss – processo de anexação da Áustria.

10 29 de setembro de 1938: ocorreu a conferencia de Munique.
“A paz, pra nossa época” O governo alemão deu continuidade a sua política expansionista, desrespeitando o acordo de Munique. Hitler anexa a região dos Sudetos com a aprovação da Liga das Nações. Mas depois passa por cima do acordo e anexa a Tchecoslováquia.

11 1939 - Assinado pacto Germano- soviético.
Tratado de não-agressão entre Alemanha e URSS em que ficava acordado que dividiriam o território polonês. Com isso Hitler pôde concentrar suas forças na frente ocidental.

12 Origens do Eixo: Itália e Alemanha: regimes políticos semelhantes, principalmente espaço territorial e competição pelos mercados internacionais. Com letra minúscula! Que feio isso! Ofensivas do eixo: - Invasão da Alemanha à polônia: guerra relâmpago (ataques rápidos, bombordeamento em pontos estratégico). Blitzkrieg Aliados  Eixo X

13 França Assinou o armistício com os nazistas- estabeleceu que norte e a costa atlântica ocupadas por Alemanha e o restante do território, direção de Paris. Norte: ocupação nazista; Sul: República de Vichy, colabora com os nazistas. Pétain objetivo de apaziguar os nazistas. = ataque aéreo á base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. Ataque dos japoneses com desejo de livrar da interferência norte-americana na Ásia.  Inicialmente, eram duas guerras separadas. Mas as alianças a levam a se tornar uma só, que envolvia todos os continentes do planeta.

14 => Anunciava desejo de declarar guerra ao Japão.
Japão pretende dominar a Ásia; a Itália ocupa a Albânia e a Abissínia (Etiópia); a Alemanha militariza a Renânia, em 1936, e anexa a Áustria, em 1938.

15 = Entram em guerra. Guerra Europeia e Asiática = GUERRA TOTAL!
Entram em guerra porque Hitler rompe o acordo com Stalin e invade a URSS. Pacifico = Luta entre Norte Americanos e Japoneses. Leste Europa: URSS quer ir contra antigos Aliados. Gostaria que as meninas do grupo deixassem essa parte mais clara. Guerra Europeia e Asiática = GUERRA TOTAL! O conceito de Guerra Total extrapola o mero número de participantes. Ela siginifica que, além de todos os continentes estarem de alguma forma envolvidos, toda a economia desses países se volta para o esforço de guerra, bem como qualquer pessoa dos países em choque é considerada inimiga, pois as batalhas ocorrem em todos os lugares e não escolhem as vítimas.

16 : Impulsiona derrota japonesa.
1942 : Favoreceu aliados: : Impulsiona derrota japonesa. : soviéticos resistem ao avanço alemão.- BATALHA DE STALINGRADO Esta batalha significou uma importante reviravolta na guerra.

17 Na África. 1943: alemães vencidos pelos anglo americanos = ocuparam Sicília. Vitoria do Stalingrado – soviéticos esmagam alemães na batalha de Kursk. EM Stalingrado. E a Batalha de Kursk é outra. Conferencia de Teerã URSS, presidente norte americano, primeiro ministro. Estratégia de derrota alemã. (dia D) Decidem abrir uma nova frente de batalha.

18

19 Dia D : 6 de junho de 1944: Tropas aliadas => Normandia.
Seria interessante colocar um mapinha aqui. Dominada pelos alemães. Operação overloard. Aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

20

21 O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki.
Na verdade, os motivos que levaram os americanos a jogar as bombas foi a intensa resistência japonesa (utilizando pilotos kamikazes) após a capitulação dos alemães. E também enviar um recado ao mundo (e especificamente à URSS) sobre seu poderio militar. Motivos: Surgimento na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Consequências: Explosões nucleares levaram o Império do Japão à rendição incondicional em 15 de agosto de 1945.

22 Hiroshima: Bomba atômica "Little Boy" possuia 60 kg de urânio.
6 de Agosto de 1945. Bomba atômica "Little Boy" possuia 60 kg de urânio. Bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Noventa por cento da cidade foi arrasada pela bomba.

23 Nagasaki: 9 de Agosto de 1945. A "Fat Man" composta de plutônio.
Destruição de 40% da cidade.

24 Consequências e Fim da Guerra:
A guerra terminou em 1945 Os Aliados instauraram o Tribunal de Nuremberg para julgar os fascistas por crimes de guerra . Os nazistas responsáveis pela morte de judeus ou civis foram condenados à morte ou à prisão perpétua. ( nazistas ) Fundada a ONU (Organização das Nações Unidas) localizada em Nova York. URSS + EUA = Grandes Potencias mundiais. (rivalidade) Guerra Fria.

25  Hitler anuncia, no Parlamento do Reich, o ataque contra a suposta agressora a Polônia.

26 Cenas do Gueto judeu, em Varsóvia.

27 Mussolini e Clara Petacci são pendurados pelos pés, na praça principal de Milão, Itália, após terem sido fuzilados.

28 Mães e filhos chegando em um campo de extermínio, cujo fim seria a morte por asfixia nas câmaras de gás. Uma câmara de gás no campo de extermínio de Auschwitz, onde os prisioneiros eram asfixiados com "Zyklon B“.


Carregar ppt "2ª Guerra Mundial 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google