A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Baixa Idade Média (Séculos XI a XV)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Baixa Idade Média (Séculos XI a XV)"— Transcrição da apresentação:

1 A Baixa Idade Média (Séculos XI a XV)
Prof. Fábio Mesquita

2 O que é feudalismo? Sistema que se estabeleceu na Europa a partir do século X D.C. Economia: produção agrícola e Senhorio; Sociedade: pequena mobilidade social, sociedade de ordens; Política: descentralização do poder exercido pelos nobres; Ideologia: produzida pela religião cristã.

3 Durante a Idade Média, os livros eram escritos à mão e ilustrados por pequenas pinturas chamadas iluminuras. Reprodução de iluminura do Breviário Grimani, datada do século XV, na qual se podem ver camponeses trabalhando.

4 Iluminura de autoria dos irmãos Limbourg, feita entre 1411 e , para o mês de março do Livro de horas conhecido como riquíssimas horas do duque de Berry. A imagem representa os primeiros trabalhos agrícolas do ano, como semeadura e lavra. O castelo que se avista ao fundo é o de Lusignan, um dos preferidos do duque.

5 Este afresco (pintura mural) italiano do século XV representa servos trabalhando na terra enquanto damas da nobreza passeiam pelos campos. Entre os séculos III e IV, boa parte da população do antigo Império romano do Ocidente abandonou as cidades para viver no campo. Esse processo se tornou ainda mais intenso com as invasões germânicas.

6 Livro de horas Livro de devoção usado por leigos, contendo orações e meditações para as diferentes horas do dia, para cada dia da semana, cada um dos meses e estações do ano. Os livros de horas se tornaram comuns no século XV; no fim desse século surgiram versões impressas e ilustradas com gravuras. O mais famoso livro de horas e um dos mais belos manuscritos com iluminuras é o chamado Riquíssimas horas do duque de Berry.

7 Os reis atribuíam terras (os feudos) aos senhores feudais e estes "contratavam" servos que tratavam delas, cultivando alimentos que serviam para a sua subsistência e dos seus senhores. Os servos pagavam ainda vários e altíssimos impostos aos senhores feudais pela sua habitação dentro das terras e pela proteção militar.

8 Sociedade feudal

9 Sociedade Feudal Guerreiros (Nobres/Senhores/Duques/Condes /Barões/ Catelões): os senhores feudais, que tinham como principal função a de guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes; o Rei cedia-lhes terras, como foi dito anteriormente, e estes juravam ajuda militar, mantendo assim relações de suserania e "vassalagem" Clero (Padres/Monges): ocupava a posição máxima (cuja função oficial era rezar e mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas); Trabalhadores: os servos, que constituíam a maior parte da população camponesa;

10 Sociedade: Clero, nobres e povo
Iluminira representando as três classes sociais durante a Baixa Idade Média. Observe a imagem e comente com seus colegas de sala suas impressões. Sociedade: Clero, nobres e povo

11

12

13 De joelhos diante do rei, cavaleiro medieval recebe uma espada, depois de pronunciar seu juramento de lealdade. Iluminura de manuscrito do fim do século XIV.

14 Miniatura de manuscrito francês do século XIV
Miniatura de manuscrito francês do século XIV. Três novos cavaleiros recebem suas espadas após terem jurado fidelidade a seu suserano.

15 Impostos/Taxas RELAÇÕES SOCIAIS Susserania e Vassalagem.
Talha: parte da produção; Corveia: dias de trabalho.

16 Igreja medieval

17 Ideologia Religiosa Cidade de Deus Vs. Cidade dos Homens (Teoria de Sto. Agostinho, fortemente marcada pela filosofia de Platão); Cidade local de pecados e realizações de desejos carnais, local de tentações;

18 Igreja durante a baixa idade média
o Cristianismo, cuja fé, levada em onda avassaladora das conversões em massa, representou um papel na formação e consolidação do feudalismo e foi um elemento aglutinador e ordenador de uma Europa dividida e decadente; inicialmente perseguida e clandestina, a religião cristã conheceu uma grande expansão durante os sécs. II e III, oficializando-se e transformando-se na religião única e oficial do Estado Romano (Concílio de Constantinopla de 381);

19 Servos pela vontade de Deus
Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e os outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor. St. Laud de Angers, fim do século XIII. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s.d. v. 1, p. 145. De acordo com o texto, por que os servos deveriam aceitar a exploração de seu trabalho pelos senhores? Uma pessoa que não fosse cristã aceitaria essa justificativa para a servidão?

20 Torturas medievais

21 Torturas medievais Berço de judas

22 Torturas medievais Empalamento

23 Torturas medievais Potro

24 Torturas medievais Roda

25 Torturas medievais

26 Torturas medievais

27 cruzadas

28 Cruzadas Objetivos: Consequências:
O Objetivo alegado pela Igreja Católica para a realização das cruzadas era a reconquista da Terra Santa (Palestina) que nesta época estava de posse dos muçulmanos. Porém, sabe-se que a Europa feudal estava super povoada e portanto a realização destas cruzadas teve o objetivo de conquistar novas terras para novos feudos e também eliminar parte da faminta população que cada vez mais crescia. Consequências: Incentivo ao comércio entre Ocidente e Oriente. Desenvolvimento das navegações. Renascimento urbano devido ao comércio. Morte de milhares de pessoas com as lutas e pestes. Enormes gastos dos nobres com as campanhas. Muitos servos foram obrigados a abandonar os feudos para lutar nas cruzadas.

29

30 DECADÊNCIA DA IDADE MÉDIA

31 Os quatro cavaleiros do apocalipse
Peste; Guerra; Fome; Morte.

32 CONTEXTUALIZAÇÃO

33 Filmes idade média

34 O incrível exército de Brancaleone    Ano:    Direção: Mario Monicelli    Gênero: Aventura / Comédia    Temática: Guerras e Revoluções El Cid    Ano:    Direção: Anthonny Mann    Gênero: drama / guerra    Temática: Guerras, revolução e disputa pelo poder. Coração Valente    Ano:    Direção: Mel Gibson    Gênero: Guerra    Temática: Revolução, conquista territorial, luta pela independência da Escócia O nome da rosa    Ano:    Direção: Jean-Jacques Annaud    Gênero: Suspense / Drama    Temática: religião, Igreja na Idade Média, vida dos monges A rainha Margot    Ano:    Direção: Patrice Chéreau    Gênero: Biografia / Histórico / Drama / Romance    Temática: conflitos religiosos na Idade Média Em nome de Deus    Ano:    Direção: Clive Donner    Gênero: Drama / Romance / Histórico    Temática: universidade medievais, religião na Idade Média Cruzada    Ano:    Direção: Ridley Scott    Gênero: Guerra / Ação / Drama    Temática: guerras religiosas entre cristão e muçulmanos na Idade Média Conquista Sangrenta    Ano:    Direção: Paul Verhoeven    Gênero: Guerra / Aventura    Temática: disputa territorial, guerra medievais Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões    Ano:    Direção: Kevin Reynolds    Gênero: Ação / Aventura / Romance    Temática: lenda medieval, feudalismo Excalibur    Ano:    Direção: John Boorman    Gênero: Drama / Aventura / Fantasia    Temática: Lenda do Rei Arthur O sétimo selo    Ano:    Direção: Ingmar Bergman    Gênero: Drama    Temática: peste negra na Idade Média, cavalaria medieval, Cruzadas As brumas de Avalon    Ano:    Direção: Uli Edel    Gênero: Drama / Fantasia    Temática: Lenda do rei Arthur O feitiço de Áquila    Ano:    Direção: Richard Donner    Gênero: Aventura / Romance / Drama    Temática: lendas medievais, imaginário medieval

35 História em quadrinhos idade média

36 A história em quadrinhos Príncipe Valente foi criada pelo artista estadunidense Hal Foster em Valente é um cavaleiro de origem viking que se incorpora à corte do lendário rei Artur, na atual Inglaterra. Na imagem, sozinho em uma ponte (à direita), o Príncipe Valente combate um bando de inimigos manejando sua espada com ambas as mãos.

37 1. De qual personagem do mundo feudal fala os quadrinhos
1. De qual personagem do mundo feudal fala os quadrinhos? Que papel esse personagem desempenhava na época feudal?

38 2. Todos poderiam ser tornar um cavaleiro? Justifique sua resposta.

39 3. Por que era árduo o trabalho do cavaleiro
3. Por que  era árduo o trabalho do cavaleiro? Retire do texto frases que justifiquem sua resposta.

40 4. A história em quadrinhos apresenta dois personagens que detinham muito poder durante o Feudalismo? Quem eram eles?

41 5. Como eram estabelecidas as relações sociais durante a idade média?

42 6. Quais eram os deveres de um cavaleiro?

43 Textos PASSADO E PRESENTE

44 Polícia Federal liberta 21 pessoas mantidas em regime de escravidão
A escravidão foi abolida em nosso país em A partir de então, toda forma de exploração do trabalho que se assemelhe ao trabalho escravo tornou-se ilegal. A Polícia Federal (PF) e fiscais do Ministério do Trabalho libertaram no início do mês 21 pessoas, incluindo três crianças, que eram mantidas em condições análogas às de escravo em fazendas de dois municípios no norte de Mato Grosso. Um gerente de propriedade rural e um fazendeiro foram presos. Os trabalhadores ganharam a liberdade nos dias 1º- e 6 deste mês. “Uma época de desemprego crescente [no país], infelizmente, é propícia ao trabalho escravo. O pessoal contrata pelo que for”, disse ontem o bispo dom Pedro Casaldáliga, 76, da Prelazia de São Félix do Araguaia ( km de Cuiabá). No município foram libertados 12 trabalhadores no dia 6. Eles estavam “vivendo em condições degradantes”, segundo Casaldáliga, na fazenda Rio Preto. O capataz Rudimar Capra foi preso. A reportagem procurou hoje o fazendeiro Romão Ribeiro Flor, dono da área onde os trabalhadores estavam. No número que consta na lista telefônica ninguém atendeu. Flor teria fugido no momento da fiscalização. “Na década de 1970, escrevi um manifesto chamado Feudalismo e escravidão no norte de Mato Grosso. Na Amazônia Legal [no sul do Pará e norte de Mato Grosso] ainda tem se reproduzido o trabalho escravo”, afirmou o bispo. CORRÊA, Hudson. PF liberta 21 pessoas mantidas em regime de escravidão. Folha Online, 11/5/ <www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u60765.shtml> Acesso: 30/1/2006

45 Interior da Argentina vive no feudalismo
O texto que vocês vão ler agora se refere a uma situação de domínio político e de opressão na província argentina de Santiago del Estero. Situações assim são relativamente comuns em outros países da América Latina, inclusive no Brasil. Há mais de meio século, [...] um jovem casal [...] se instalava no comando de Santiago del Estero, uma das províncias mais pobres da Argentina [...]. Cinqüenta e cinco anos depois, Carlos Juárez, de 87 anos, e Mercedes Niní Aragonés, de 77, continuam governando a província. O resultado: 52% dos habitantes moram em casas com chão de terra, 83% das residências não têm água potável e 70% dos “santiagueños” [habitantes da província] não têm nenhum tipo de assistência hospitalar. Além da pobreza que assola Santiago del Estero [...], a região virou um lugar perigoso para qualquer opositor político. O casal Juárez- Aragonés é acusado de ter ordenado o assassinato de dezenas de opositores nas últimas cinco décadas. Mas o feudo Juárez-Aragonés começou a desmoronar há poucos meses, quando duas adolescentes desapareceram [...]. Partes de seus corpos foram encontradas no zoológico particular de um dos jagunços do casal, o ex-chefe da polícia Musa Azar, servindo de alimento aos tigres e águias que possuía. PALÁCIOS, Ariel. Interior da Argentina vive no feudalismo. O Estado de S. Paulo, 22/3/2004. < Acesso: 27/4/2005

46 Games – idade média

47

48

49


Carregar ppt "A Baixa Idade Média (Séculos XI a XV)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google