A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica"— Transcrição da apresentação:

1 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Fonte.

2 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Caracterização/Localização ISLÂNDIA: Área: km2 Pop: hab. Dens. Pop: 3 hab/km2 EGIPTO: Área: km2 Pop: M Dens. Pop:73 hab/km2 Capital: Cairo Pop: 16 M Dens. Pop hab/km2 Situada a Sul do vértice inferior do Delta do Nilo, na margem direita do rio; É considerada como um dos berços da civilização. Capital: Reiquiavique Pop: hab Dens. Pop. 413 hab/km2 Situada na margem SW da Islândia, na baía da Crina (Faxafloi); É o país com menor densidade populacional da Europa Imagens Fonte:

3 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Malha Urbana/Pressão demográfica Cairo: É a maior cidade do Médio Oriente e de África; 25% da população do país; Em 1970 foi adoptada oficialmente uma estratégia metropolitana, baseada na criação de sete novas aglomerações urbanas, as chamadas cidades-satélites; Sofreu uma expansão demográfica vertiginosa devido à elevada taxa de crescimento natural (2%); Reiquiavique: É a maior e a mais povoada cidade da Islândia; 2/3 dos Islandeses vivem nesta metrópole; Nos anos pós-guerra ( ) o crescimento populacional de Reiquiavique se consolidou, fundamentalmente devido a dois factores: - O êxodo rural provocado pela industrialização da agricultura; A migração de milhares de jovens; Sector urbano de baixa densidade, com habitações geralmente individuais;

4 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Poluição/Factores Antrópicos Cairo O ar que se respira na cidade é de má qualidade; É uma atmosfera com elevados níveis de chumbo, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e partículas em suspensão; Reiquiavique A cidade de Reiquiavique praticamente não tem poluição atmosférica; O ar que se respira na cidade é limpo e a água das fontes é pura; Imagens Fonte :

5 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Poluição/Factores Antrópicos Cairo Causas: Indústria pesada (siderurgia, química, têxtil, curtumes, etc.); Indústria de fundição (baterias, sucata, tubos, etc.) – emitem quase 500 mil toneladas de chumbo/ano; Automóveis (fumos e gases); Queima de resíduos: palha de arroz (2 M/t/ano); lixo (periferia da cidade); Fábricas de Cimento – 250 mil toneladas/ano de poeiras Reiquiavique Indústria não pesada e não poluente: fábricas de conserva de peixe (bacalhau, arenque, perca e salmão); lã e peles; construção de embarcações; Energia geotérmica não poluente (é aproveitada para o aquecimento de 85% dos lares da cidade, e para o aquecimento de algumas ruas e passeios de Reiquiavique).

6 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Poluição/Factores Naturais Cairo Para além das causas de poluição antrópica já referidas, são dois os factores naturais que tanto contribuem para a poluição do ar no Cairo: o clima a poeira do deserto

7 Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica
Poluição/Impactos ambientais Na saúde humana Responsável por cerca de a mortes por ano; Responsável por problemas pulmonares em 37,4 % dos moradores. Na agricultura Óxidos de Azoto (NO2) e óxido de enxofre (SO2) interagem quimicamente com a luz solar e com o vapor de água na atmosfera, dando origem a Ácido Nítrico (HNO3) e Ácido Sulfúrico (H2SO4); As chuvas ácidas causam danos na vegetação e plantas (ao nível da fotossíntese e revestimento das folhas); esgotamento de nutrientes do solo. Na economia Perda de produtividade das plantas; danos ao nível dos materiais de construção, tecidos e outras superfícies expostas; A erosão da superfície exterior acelera a destruição de importantes monumentos arquitectónicos, fundamentais para atrair receitas turísticas.

8 Conclusões Principal motor para um desenvolvimento sustentável é a acção do homem e em como as suas decisões alteram o ambiente físico. A utilização de energias renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis, o uso do solo de forma correcta. O equilíbrio dos ecossistemas com o controle na desflorestação e pesca, pode reduzir a emissão de gases para atmosfera e a destruição dos ecossistemas.

9 Reiquiavique tem um ambiente físico urbano mais equilibrado e que os seus principais obstáculos prendem-se com a localização geográfica, o clima e a geomorfologia (factores físicos). O Cairo podemos dizer que é o oposto aliado às dificuldades geográficas uma má gestão por parte do homem coloca a cidade com sérios problemas ambientais e como uma das cidades que mais CO2 produz. Só uma acção conjunta poderá alterar este cenário e colocar o Cairo na rota das cidades com um ambiente físico urbano sustentável, é possível viver em Reiquiavique, é difícil respirar no Cairo.


Carregar ppt "Ambientes Físicos Urbanos/Acção Antrópica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google