A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica das Informações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica das Informações"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica das Informações
Importância Relativa dos Indicadores

2 Importância Relativa dos Indicadores
Conjunto articulado de quantificadores de parâmetros referentes às partes interessadas da organização Usado para compreender, avaliar e administrar a organização Herbert Simon (1965): decidir é sinônimo de administrar Para este autor, as fases do processo de tomada de decisão são as seguintes: coleta de informações, estruturação e escolha de uma solução ou linha de ação

3 Importância Relativa dos Indicadores
Mostra a relevância dos indicadores mas para quais informações? Os indicadores e dados gerados são para uso de outras partes interessadas da organização Normalmente clientes internos Também usado para clientes externos e fornecedores Geralmente as organizações são departamentalizadas

4 Importância Relativa dos Indicadores
Cada área tem uma função: Funções principais (primárias): essenciais à vida da organização Funções de apoio (secundárias), que cooperam a fim de que as funções principais possam cumprir suas metas Funções sociais (terciárias), com o objetivo de manter a organização ajustada à coletividade

5 Importância Relativa dos Indicadores
Fayol considerava com funções principais: Técnica: transforma a matéria-prima em utilidades ou serviços Financeira: atrair, congregar, gerir e retribuir o capital aplicado Segurança: estudar, localizar, diminuir, assumir ou transferir os riscos inerentes à atividade da empresa Contábil: cuidar dos dados capazes de retratar a mensuração das atividades Função administrativa: para integrar as demais funções para a máxima funcionalidade

6 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores principais Para monitorar o êxito e a operacionalização das estratégias os indicadores são referentes: Aos perfis competitivos do P / S Aos fatores críticos de sucesso À estratégia corporativa À estratégia de posicionamento

7 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores principais (cont.) Sistema de liderança Relativos ao mercado Satisfação de clientes Projetos de produtos Processos de produção e PCP Desempenho da produção Desempenho de compras Referentes estoques Desempenho de fornecedores

8 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores principais (cont.) Desempenho da logística externa Referentes às vendas Referentes à publicidade e propaganda Despesas de administração Resultados financeiros Referentes à gestão das informações Desempenho dos processos de apoio

9 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores principais (cont.) Desempenho da logística externa Referentes às vendas Referentes à publicidade e propaganda Despesas de administração Resultados financeiros Referentes à gestão das informações Desempenho dos processos de apoio

10 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores de apoio Sistemas de trabalho Educação e treinamento Bem-estar e satisfação das pessoas Gestão do ativo imobilizado Manutenção das instalações fabris Manutenção das instalações prediais

11 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores sociais Práticas associadas à responsabilidade pública e cidadania Indicadores relativos à sociedade

12 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores referentes à GI Necessidade de diferenciar PROJETO de PROCESSO Vargas: Projeto > “empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”

13 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores referentes à GI Ex.: instalação de uma nova fábrica, lançamento de um novo produto Nomenclatura de projetos Programa: conjunto de projetos que tem um objetivo macro Projeto: conjunto de ações e recursos Subprojetos: partes integrantes de um projeto Plano de ação: conjunto de ações de curto, médio e longo prazos Ações operacionais: realizadas doretamente por operadores

14 Importância Relativa dos Indicadores
Processos Seqüência clara e lógica de etapas ou ações sistemáticas que geram determinado resultado São geralmente padronizados

15 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores Principais do Setor de GI Monitorar a operacionalização dos projetos pertinentes ao setor Satisfação e insatisfação dos clientes internos Desempenho relativo a projetos de produtos Relativos aos principais projetos de GI

16 Importância Relativa dos Indicadores
Indicadores de Apoio do Setor de GI Práticas associadas à educação, treinamento e desenvolvimento de pessoas Bem-estar e satisfação das pessoas Pertinentes à manutenção da TI Pertinentes à manutenção dos softwares da informação


Carregar ppt "Gestão Estratégica das Informações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google