A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Origem da Psicologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Origem da Psicologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 A Origem da Psicologia Científica
Vanessa Gontijo de Freitas História da Psicologia 2013

2 Século XIX O Capitalismo com seu processo de industrialização e visão de acúmulo de capital, demanda respostas e soluções práticas no campo da técnica. Do mundo estável, natural e organizado hierarquicamente, onde o homem tinha uma papel social definido e a fé dominava a razão, trazendo controle e centralização do poder; passou-se a:

3 ... Um novo mundo que necessita acumular coisas, tirar da natureza o que lhe interessava; tirar o homem de seu poder de trabalho para se tornar trabalhador e consumidor. Um mundo questionador da fé e das hierarquias, para derrubar o clero e a nobreza. O Sol torna-se o centro do universo e o homem o centro da Terra. Perde-se a estabilidade, o lugar social e ganha-se a dúvida e a necessidade de consumir para ser participante do novo mundo.

4 Trocou-se a fé pela ciência?
A fé e o conhecimento se distanciaram abrindo caminho para mais avanços e mais dúvidas. A natureza perde lugar na hierarquia, perde o respeito e passa a ser explorada. A ciência entra como uma nova forma do homem entender e relacionar-se com o mundo. A ciência passa a ser a produtora de respostas!

5 Para ser verdade... ...é preciso ter passado pela verificação da ciência! Nomes como Darwin, Hegel e Comte surgem trazendo novas formas de entendimento, estudo e aplicabilidade das ciências humanas. O Positivismo, marcado pelo rigor e pela necessidade de ser “aplicável”, dita novas regras na Filosofia.

6 A Psicologia Neste contexto de mais rigor, as esferas da filosofia se abrem e as questões ligadas à psicologia passam a ser investigados pela fisiologia e neurofisiologia – o sistema nervoso central começa a ser teorizado – os pensamentos, as percepções e sentimentos humanos estavam nele!

7 A máquina A máquina enquanto invenção de primor do homem passa a ser parâmetro de comparação para tudo. O homem máquina pode ser conhecido: seu funcionamento, regularidade, as formas de pensar – destrinchar seu cérebro! A Psicofísica - estudava a ligação entre a fisiologia e os fenômenos físicos – buscando a relação entre as percepções (psicologia) e os acontecimentos (física)

8 1860 – Lei de Fechner-Weber Estes dois pesquisadores mensuraram a relação entre estímulos e respostas, investigando fenômenos da percepção e da física; criando a possibilidade de “medir” os fenômenos psicológicos. O “status” de ciência começa a ser desenhado então; pois, só era ciência o que podia ser medido e mensurado!


Carregar ppt "A Origem da Psicologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google