A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

2 ANALISE AS IMAGENS Que grupos de seres vivos está representado na imagem? Por que esses seres estão agrupados? Que outros seres vivos poderiam ser colocados no mesmo grupo ? Como poderiam estar conservadas as borboletas da foto ?

3 O QUE VOCÊ SABE ? Que critérios são usados para classificar os animais e os vegetais ? Em que grupo você colocaria uma alga? Como são dados os nomes científicos aos seres vivos? Você sabe o nome científico da espécie humana ?

4 A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Aristóteles Aristóteles era um sábio grego que viveu no século IV a.C. Este sábio fez uma das primeiras classificações dos seres vivos. Ele separava os animais "sem sangue" dos "com sangue". As plantas eram agrupadas em 3 categorias: árvores, arbustos e ervas.

5 O SISTEMA BINOMIAL DE LINEU
Karl von Linné (Lineu) O trabalho de Lineu, denominado Systema naturae (do latim Sistema natural), foi publicado pela primeira vez em Naquela época havia urgente necessidade de um sistema classificatório que pusesse ordem no grande número de seres que estavam sendo descritos pelos naturalistas, em conseqüência de viagens a terras desconhecidas.

6 SYSTEMA NATURAE O Systema Naturae (de nome completo: Systema naturae per regna tria naturae, secundum classes, ordines, genera, species, cum characteribus differentiis, synonymis, locis) foi um livro escrito por Lineu, no qual o autor faz a delineação das suas idéias para uma classificação hierárquica das espécies.

7 Porque o sistema criado por Lineu é chamado binomial?
Lineu partiu do seguinte princípio: Elementos parecidos ele reunia em um grupo chamado gênero. Cães e lobos, por exemplo, são muito parecidos, assim foram reunidos no gênero denominado Canis. Quando Lineu agrupava os seres vivos em gêneros ele também já estava assumindo que estes seres tinham peculiaridades que os fazia diferentes apesar das semelhanças, assim, cães e lobos eram agrupados no mesmo gênero mas eram considerados de espécies diferentes. No exemplo do cão e do lobo: o cão doméstico foi denominado Canis familiaris e o lobo foi denominado Canis lupus.

8 Porque o sistema criado por Lineu é chamado binomial?
Ao final, o nome dado por Lineu a uma espécie era composto por duas palavras, por isto, chamado binomial. O sistema binomial inventado por Lineu e empregado até hoje, tem a vantagem de mostrar, já no próprio nome do ser vivo, sua semelhança com outros que pertençam ao mesmo gênero.

9

10 Um exemplo de classificação de animal
Um exemplo de classificação de animal. O modelo a ser classificado será o cão Reino: Animalia ou Metazoa (se enquadram todos os animais existentes na Terra); Filo: Chordata (saíram os invertebrados. Ficaram os cordados); Subfilo: Vertebrata (saiu o anfioxo, protocardo, ficaram somente os vertebrados); Classe: Mammalia (saíram peixes, anfíbios, répteis e aves. Ficaram somente os mamíferos); Ordem: Carnívora (saíram herbívoros e roedores. Ficaram somente os carnívoros); Família: Canidae (saíram os felídeos e ursídeos. Ficaram apenas os canídeos); Gênero: Canis (saiu a raposa. Ficaram o cão e o lobo, que pertencem ao gênero Canis; Espécie: Canis familiaris (Saiu o lobo. Ficou o cão).

11

12 CATEGORIAS TAXIONÔMICAS
Reino: é um grupo de filos; Filos: é um grupo de classes; Classes: é um grupo de ordens; Ordem: é um grupo de famílias; Família: é um grupo de gêneros; Gênero: é um grupo de espécies; Espécie: é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.

13 REGRAS DE NOMENCLATURA
O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados; Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Ex: Canis familiaris (cão); Musca domestica (Mosca); O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem); OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao micróbrio causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz;

14 REGRAS DE NOMENCLATURA
Quando se trata de subespécies, o nome indicativo deve ser escrito sempre com inicial minúscula (mesmo quando se refere a pessoas), depois do nome da espécie. Exs: Rhea americana alba (ema branca); Rhea americana grisea (ema cinza); Nos caso de subgênero, o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parenteses e depois do nome do gênero. Ex: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi (um tipo de mosquito).

15 REINO MONERAS Seres unicelulares (formados por uma única célula), procariontes (células sem núcleo organizado, o tipo mais simples de célula existente. São as bactérias e as algas cianofíceas ou cianobactérias (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.

16 REINO PROTISTAS Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado, células mais evoluídas). Apresentam características de vegetal e animal. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), a euglena.

17 REINO FUNGI Seres eucariontes uni e pluricelulares. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila. Têm como representantes as leveduras, o mofo e os cogumelos.

18 REINO METAFITA OU PLANTAE
São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados.

19 REINO METAZOA OU ANIMALIA
São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), pois são aclorofilados. Englobam desde as esponjas marinhas até o ser humano.

20 REGISTRE O QUE APRENDEU
Responda às questões a seguir e envie para: OBS.: NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME E SÉRIE.

21 REGISTRE O QUE APRENDEU
1- Leia as frases a seguir e copie as incorretas corrigindo-as. Uma mesma classe possui diferentes filos. O filo Arthropoda pertence ao reino animal. As violetas Viola tricolor e Viola papilonacea pertencem à mesma espécie. As violetas Viola tricolor e Viola papilonacea pertencem ao mesmo gênero.

22 REGISTRE O QUE APRENDEU
Analise a tabela a seguir que apresenta a classificação de três animais para responder as questões de 2 a 5. Cão Doméstico Lobo Ser Humano Reino Animal Filo Cordado Classe Mamífero Ordem Carnívoro Família Canídeo Hominídeo Gênero Canis Homo Espécie Canis familiaris Canis lupus Homo sapiens

23 REGISTRE O QUE APRENDEU
2. Que categorias taxonômicas são as mesmas para os três indivíduos? 3. Em que categoria o cão e o lobo se distinguem? 4. Podemos afirmar que os três indivíduos pertencem à mesma espécie? 5. Entre quais indivíduos podemos encontrar maior semelhança? Explique sua resposta. 6. A família dos Felídeos é composta por vários animais, tais como o leão (Panthera leo), o leopardo (Panthera pardus) e o gato doméstico (Felis catus). Qual(is) desses animais pertence(m)ao mesmo gênero?

24 REGISTRE O QUE APRENDEU
7. Organize a classificação do ser humano seguindo a ordem das categorias taxonômicas. a) Gênero: Homo b) Família: Hominidae c) Reino: Animal d) Espécie: Homo sapiens e) Classe: Mammalia (mamíferos) f) Ordem: Primates (primatas) g) Filo: Chorata

25 REGISTRE O QUE APRENDEU
8. Observe a figura a seguir:

26 REGISTRE O QUE APRENDEU
Corrija as frases incorretas e justifique-as. A lontra e o coiote pertencem à mesma família. A raposa-cinzenta e o lobo pertencem à mesma espécie. O cão, o coiote e a lontra pertencem à mesma ordem. Os indivíduos das espécies Canis familiaris e Canis lupus se cruzam na natureza e originam descendentes férteis. 9. Observe como se chama o gato em diferentes idiomas. Felis catus (nome científico); gato (português); cat (inglês); chat (francês); Katze (alemão). Explique por que os cientistas usam o nome científico para denominar as espécies. Qual o gênero do gato.

27 REGISTRE O QUE APRENDEU
10. Corrija as afirmações: O ser humano pertence ao gênero Homo e à espécie sapiens. O nome científico da onça-pintada é panthera Onca. Drosophila melanogaster é o nome científico da mosca-das-frutas. Drosophila indica a espécie e melanogaster gênero.

28 BIBLIOGRAFIA BÁSICA Ciências – Ensino Fundamental – Editora Moderna Ciências Natureza e Cotidiano – Editora FTD Ciências – Ensino Fundamental - RSE


Carregar ppt "A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google