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O Impacto da Avaliação Capes na Produção Científica e Qualidade das Revistas Brasileiras na Área Médica Prof. Dr. Jair de Jesus Mari Coordenador da Pós.

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1 O Impacto da Avaliação Capes na Produção Científica e Qualidade das Revistas Brasileiras na Área Médica Prof. Dr. Jair de Jesus Mari Coordenador da Pós Graduação da UNIFESP/EPM

2 Pressupostos A pós-graduação é reconhecidamente o componente mais bem sucedido do sistema educacional brasileiro. Esse êxito deve-se em grande parte ao fato de as ações governamentais voltadas para o desenvolvimento desse nível de ensino terem-se calcado, no decorrer das duas últimas décadas, em um processo sistemático e bem conduzido de acompanhamento e avaliação do desempenho dos cursos de mestrado e de doutorado existentes no país.

3 Avaliação da Pós-Graduação
Avaliar o Processo ou o Produto? Avaliação por Pares or Avaliação Independente? Uniformidade ou Homogeneidade? Regras Intransponíveis ou Diretrizes?

4 Avaliação no Reino Unido
Institutional Review (Academic Quality Audit)/ Instituição Subject Review (Teaching Quality Assessment)/ Cursos Professional Accreditation of Vocational and Professional Subject/Avaliação das Sociedades Profissionais Research Assessment/Pesquisa

5 Avaliação/Qualis Publicações com fator de impacto acima de 1 – Internacional A Publicações com fator de impacto abaixo de 1 – Internacional B Publicações sem fator de impacto medido, mas incluídas no Medline-Internacional C

6 Avaliação/Qualis Publicações indexadas no Scielo – Nacional A
Publicações Indexadas no Lilacs, EMBASE, EXCERPTA MÉDICA, PSYCLIT – Nacional B Demais Publicações – Nacional C

7 Qualis Internacional C
MEDLINE INTERNATIONAL PHARMACEUTICAL ABSTRACTS (IPA) CUMULATIVE INDEX TO NURSING & ALLIED HEALTH LITERATURE (CINAHAL) SPORTDISCUS ERIC TROPICAL DISEASES BULLETIN SOCIOLOGICAL PLANNING/POLICY & DEVELOPMENT

8 Produção Científica dos Orientadores
80% ou mais dos docentes NRD6 devem publicar 03 artigos nacionais em Qualis A ou superior. Na produção intelectual deve existir pelo menos 01 artigo em Qualis Internacional A ou B/docente/triênio. 60% dos docentes devem estar em NRD6.

9 Revistas Brasileiras no Medline 2005
Revista da Associação Médica Brasileira Brazilian Journal of Infectious Diseases Arquivos Brasileiros de Cardiologia Cadernos de Saúde Pública Arquivos de Gastroenterologia

10 Revistas Brasileiras no Medline 2005
Revista Paulista de Medicina Revista do Hospital Clinicas da FMUSP Revista Brasileira de Psiquiatria Jornal de Pediatria International Brazilian J. of Urology Acta Cirúrgica Brasileira

11 Revistas Brasileiras no Medline 2005
Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia Revista Brasileira de Oftalmologia Revista Brasileira de Otorrinolaringologia Revista do Instituto de Medicina Tropical

12 Revistas Brasileiras no Medline 2005
Brazilian Dental Journal Pesquisa Odontologica Brasileira Pró-fono: Revista de Atualização Científica

13 Revistas Brasileiras no Medline 2005
Revista Latino-Americana de Enfermagem Revista Brasileira de Enfermagem Revista da Escola de Enfermagem da USP Revista Gaúcha de Enfermagem

14 Revistas Brasileiras Indexadas no JCR 2004
Memórias do Instituto Oswaldo Cruz Brazilian Journal of Medical and Biological Research 0.802 Genetics and Molecular Biology 0.260 Brazilian Journal of Microbiology 0.134 Arquivos de Neuro Psiquiatria 0.257 Revista de Saúde Pública 0.260 Dados - Revista de Ciências Sociais 0.217

15 Revistas Brasileiras Indexadas no JCR 2004
Journal of Brazilian Chemical Society Quimica Nova 0.637 Anais da Academia Brasileira de Ciências 0.469 Brazilian Journal of Physics 0.678 Revista Brasileira de Zootecnia 0.389 Pesquisa Veterinaria Brasileira 0.288 Boletim Sociedade Brasileira Matemática 0.140

16 Total = 7206

17 Total = 2897

18 Total = 30837

19 Total = 9191

20 Total de Dissertações (Doutorado) por Ano Base e Área de Avaliação
Primeiro Triênio Segundo Triênio % de Área Avaliação 1998 1999 2000 Total 2001 2002 2003 Crescimento EDUCAÇÃO FÍSICA 32 38 36 106 29 42 100 -6,00 ENFERMAGEM 53 107 80 240 103 90 150 343 30,03 FARMÁCIA 23 22 28 73 27 65 145 49,66 MEDICINA I 154 196 178 528 212 310 311 833 36,61 MEDICINA II 171 203 215 589 216 247 281 744 20,83 MEDICINA III 163 219 199 581 194 253 264 711 18,28 ODONTOLOGIA 120 193 204 517 207 266 244 717 27,89 SAÚDE COLETIVA 76 263 123 177 192 492 46,54

21 Total de Artigos em Periódicos MEDLINE por Média de Orientador, Triênio e Área de Avaliação
Primeiro Triênio Segundo Triênio Área Avaliação MEDLINE Med/Ori /MedOri MEDLINE/ MedOri % de Crescimento EDUCAÇÃO FÍSICA 99 260 0,38 239 328 0,73 47,95 ENFERMAGEM 581 393 1,48 848 395 2,15 31,16 FARMÁCIA 536 343 1,56 919 384 2,39 34,73 MEDICINA I 3785 1151 3,29 5443 1117 4,87 32,44 MEDICINA II 3451 1393 2,48 5293 1311 4,04 38,61 MEDICINA III 1521 954 1,59 1908 702 2,72 41,54 ODONTOLOGIA 641 0,57 2007 1164 1,72 66,86 SAÚDE COLETIVA 935 547 1,71 1458 586 2,49 31,33

22 Total de Artigos em Periódicos ISI por Média de Orientador, Triênio e Área de Avaliação
Primeiro Triênio Segundo Triênio % de Área Avaliação ISI MedOri ISI/MedOri Crescimento EDUCAÇÃO FÍSICA 88 260 0,34 211 328 0,64 46,88 ENFERMAGEM 42 393 0,11 78 395 0,2 45,00 FARMÁCIA 620 343 1,81 1133 384 2,95 38,64 MEDICINA I 2984 1151 2,59 4518 1117 4,04 35,89 MEDICINA II 2852 1393 2,05 4464 1311 3,41 39,88 MEDICINA III 1098 954 1,15 1375 702 1,96 41,33 ODONTOLOGIA 489 0,44 1366 1164 1,17 62,39 SAÚDE COLETIVA 588 547 1,08 835 586 1,43 24,48

23 Número de Artigos e Citações do Brasil por Área JCR 1999-2004
ClinMed Física Quimica Bio/Bioqu Neurociência

24

25

26

27 PPG Pq/Psicobio/SaudMental
Mari, Bressan & Miguel, Br J Psych 2004

28 Artigos ISI IES Programa 1998 1999 2000 2001 2002 Total UFPE NEUROPSIQUIATRIA 2 1 4 9 12 28 UFRGS PSIQUIATRIA 6 13 31 UFRJ PSIQ., PSICAN., S. MENT. 10 16 26 64 UFRN PSICOBIOLOGIA 8 7 5 32 UNIFESP 14 11 78 PSIQ, PSICOL MED 15 52 USP 30 21 38 29 144 USP/RP MEDICINA (S. MENT.) 57 25 34 151 93 104 125 148 167 637

29 Artigos 1998 – 2002 Mari, Bressan & Miguel, Br J Psych 2004

30 Índice de Produtividade Produção Intelectual
Produção Intelectual total do programa Total INT A+B/NRD6

31 Índice de Produtividade Formação de Recursos Humanos
Número de Mestres e Doutores Formados no Período pelo Número de NRD6 Total M+D/NRD6

32 Coeficiente de Boa Produção, Índice Total de Produtividade e Porcentagem de Docentes para Nota 6 (Seis)

33 Coeficientes de boa produtividade obtido pelos programas com melhor desempenho do Comitê de Medicina II

34 Porcentagem dos docentes com qualificação para conceito 6 (seis) obtida pelos programas com melhor desempenho do Comitê de Medicina II .

35 Soma dos escores de produtividade geral e de artigos e da porcentagem de docentes NRD6 com qualificação para conceito 6(Seis).

36 Conclusões É bem verdade que ao longo desses mais de 30 anos de pós-graduação, um grande número de soluções criativas foram encontradas de maneira que vemos, por todo o país, programas de pós-graduação de bom nível. O sistema de avaliação e seu progressivo aprimoramento tem contribuído sobremaneira para o incremento da produção científica de qualidade no país.

37 Avaliação do Qualis A classificação das revistas deveria ser baseada no seu nível de indexação, tendo-se como pressuposto, uma hierarquização dos Bancos de Dados de Literatura. As revistas brasileiras que não integram o Scielo não deveriam ser classificadas como Internacional C.

38 Conclusões Com a valorização da produção científica no país, houve uma maior disponibilidade de artigos científicos de bom nível, refletindo na melhora da qualidade das revistas científicas brasileiras. O número de revistas na base Medline práticamente duplicou: em 2001 havia 15 títulos brasileiros e em 2005 são 30 títulos na base Medline.

39 Conclusões A avaliação Capes ao hierarquizar a produção científica através dos bancos de literatura, tem contribúido para que os editores de revistas científicas busquem um melhor nível de indexação de revistas, provendo maior visibilidade da ciência produzida na área da saúde no país.

40 Conclusões Em todas as áreas de ciência básica a pesquisa é executada essencialmente nas Universidades Públicas e nos institutos de pesquisa, está intimamente relacionada aos programas de pós graduação existentes no país e depende de verbas individuais ou institucionais concedidas por agências de fomento federais, estaduais ou internacionais

41 The Growing Competition in Brazilian Science
The discrepancy between the scarcity of funds and the need for publication is leading to the “publish or perish” condition experienced in the USA during the seventies, with the difference that in the USA this occurred at a time when science was well established, while in Brazil it is taking place at an early stage of its scientific development. Thus, if this pattern is not reversed in the near future, Brazilian science may go from growth to decay without ever realizing its full potential. De Meis et al. (2003). The growing competition in Brazilian science: rites of passage, stress and burnout. Braz J Med Biol Res, 36;(9):


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