A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINOSSAUROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINOSSAUROS."— Transcrição da apresentação:

1 DINOSSAUROS

2 O que é um fóssil Quase tudo o que sabemos acerca das primeiras idades da Terra vem dos estudos dos fósseis. Os fósseis são restos de animais ou de plantas que ficaram enterrados debaixo do solo. Geralmente são as partes mais duras que se transformam em fósseis( ossos , nervuras ).

3 As rochas fósseis O carvão é produto de lenta transformação de enormes quantidades de plantas depositadas em camadas espessas no interior do solo, ao passo que o giz é composto por resíduos de minúsculas plantas que viveram no mar há milhões de anos.

4 As idades da Terra SABIAS QUE ...
A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Só passados mil milhões de anos é que as torrentes de fogo dos vulcões arrefeceram e os fumos tóxicos se dissiparam. Depois, pequenos organismos semelhantes as bactérias apareceram nos oceanos : a grande aventura da vida começava. SABIAS QUE ... Os peixes foram os primeiros a desenvolver esqueleto como um dos mais antigos : o aradapsis .

5 A era primária PEIXE DE DEVÓNICO
A vida surgiu no mar, mas depois conquistou a terra. O que não quer dizer que as águas se tenham despovoado: os mares da era primária estão repletos de corais, de medusas, de tribolites, de escorpiões gigantes e de variadíssimas espécies de peixes. PEIXE DE DEVÓNICO Muitos peixes possuíam uma couraça de placas ósseas que lhes protegia a cabeça e metade do corpo : por isso chamou-se-lhes placodermos.

6 A era dos dinossauros Nem todos os dinossauros eram gigantes como o Braquiossauro. Havia de todos os tamanhos quer sejam carnívoros ou herbívoros. Cada um tinha uma alimentação adequada às suas características: presas grandes ou pequenas, vegetação alta ou baixa. O Tiranossauro era um grande predador. Tinha cerca de 14 metros e pesava 7 toneladas (7000 kg). Eles eram demasiados pesados para correr por isso caçavam em grupo.

7 LUTAS ENTRE MACHOS Sabias que . . .
A cabeça do Paquicefalossauro estava coberta por uma espécie de camada óssea. Pensa-se que os machos chocavam um contra o outro de cabeça, como dois carneiros para disputar o comando do grupo. Sabias que . . . O Tiranossauro podia ser forte no entanto muito provavelmente o T-rex foi o mais forte e também o mais perigoso .

8 Carnívoros temíveis Os dinossauros carnívoros pertenciam ao grupo dos terápodes. Corredores velozes, os mais pequenos serviam-se dos seus fortes dedos recurvos armados com poderosas garras para capturar as presas. Os predadores de porte médio, como o Estenocossauro e o Velocirraptor, possuíam garras cortantes. Os pesos-pesados, como o Tiranossauro ou o Tarbossauro, incapazes de perseguir uma presa durante muito tempo, provavelmente alimentavam-se também de cadáveres. Os Tenontossauros, sem se aperceberem que estão a ser observados por Deinonicos, estes escolhiam a sua vítima e começava uma perseguição mortal.

9 O mais ferozes dos predadores
O Herrerassauro é um dos mais antigos que media 3 metros e pesava 100 kg . O Celofísis tinha um pescoço em forma de «S», patas da frente com três dedos e patas traseiras que fazem lembrar uma ave .Era do tamanho do Herrerassauro mas mais leve ( KG). O Megalossauro tinha dentes em forma de serra e media 10 metros. O Ceratossauro tinha um chifre na ponta do nariz, media mais ou menos 7 metros e pesava 1 tonelada . O Carnotauro também pesava 1 tonelada mas media 8 metros. CARNOTAURO

10 Os herbívoros SABIAS QUE . . .
Os dinossauros eram na sua maior parte pacíficos, seres vegetarianos (no entanto não comiam erva já que esta só apareceu no planeta cerca de 25 milhões de anos após a extinção ). A quantidade de comida que eles consumiam era proporcional ao seu tamanho: :os gigantes como o Saltopo, o Diplódoco ou o Braquiossauro (que pesavam 80 toneladas que era kg), engoliam facilmente entre 400 e 500 kg de vegetais por dia . SABIAS QUE O cérebro do Estegossauro era do tamanho de uma noz.

11 Os senhores dos ares e dos oceanos
Enquanto os dinossauros dominavam a terra , no céu ressoavam os gritos de numerosos répteis voadores, ao passo que enormes répteis marinhos de ar aterrador cruzavam os mares. Embora tivessem aparecido no Lago Devónico, 50 milhões de anos antes ,os insectos não podiam rivalizar em importância com os répteis: estes tiveram na era secundária , sem dúvida , a sua idade de ouro. Insectos fósseis Os insectos não têm ossos e os seus corpos frágeis destroem-se muito rapidamente. Assim , os fósseis são muito raros .No entanto ,uma pedra calcária encontrada na Itália conservou de forma muito nítida a marca de uma libélula do Terciário .

12 O desaparecimento dos dinossauros
Depois de terem dominado a terra durante cerca de 160 milhões de anos, os dinossauros desapareceram. Mas não desapareceram sozinhos: o mesmo aconteceu a dezenas de espécies de outros animais. Esta extinção estimulou bastante a imaginação e foram propostas várias hipóteses para explicar: erupções vulcânicas, o recuo dos mares ... Mas não se sabe ao certo o que aconteceu. VÊM ALGUNS SOBREVIVENTES DO PASSADO NO SEGUINTE DIAPOSITIVO .

13 Sobreviventes do passado
Os crossopterígos ,grupo de que fazem parte os celecanos ,surgiram há 400milhões de anos. Pensava-se que estavam extintos desde do Cretáceo ,mas em 1938 um pescador pescou um no largo de camarões . O Varano de Komodo era um réptil e animal único aparentado com os dinossauros ( mais exactamente com um grupo primitivo que viveu há 300 milhões de anos ). Mas não é um lagarto porque a sua estrutura e o seu crânio revelam uma ascendência muito diferente. Os tubarões, que fazem parte dos peixes mais primitivos, cruzam dos mares há milhões de anos. Um dos seus antepassados do Terciário ,o Megalodonte, pode ter medido mais de 20 metros de comprimento porque foi o mais grande de todos .

14 ESPERO QUE TENHAM APRENDIDO ALGUMAS COISAS PORQUE NO PRÓXIMO DIAPOSITIVO VÊM UMAS PERGUNTINHAS ! ! !

15 Se respondeste tudo certo tivestes atenção, senão...
O que são fósseis ? São restos de animais ou de plantas que se enterraram debaixo da terra e que se transformaram em pedra. Quem foram os primeiros seres vivos a desenvolver o esqueleto ? Foram os peixes . O Braquiossauro era carnívoro ou herbívoro ? O Braquiossauro era herbívoro . Se respondeste tudo certo tivestes atenção, senão... Volta a ler e tenta outra vez !!!

16 FIM REALIZADOR : FILIPE FÉ AJUDANTES : O MEU PAI E A MINHA MÃE
NOVEMBRO 2006

17


Carregar ppt "DINOSSAUROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google