A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consumo e Gestão de Água

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consumo e Gestão de Água"— Transcrição da apresentação:

1 Consumo e Gestão de Água
No Mundo Na Golegã

2 A ÁGUA É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA TERRA; ESTÁ PRESENTE EM MÚLTIPLAS ACTIVIDADES DO HOMEM; ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE VIDA CRECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL EXPANSÃO URBANÍSTICA, INDUSTRIALIZAÇÃO, AGRICULTURA E PECUÁRIA INTENSIVAS E PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA EXIGÊNCIA DE CRESCENTE QUANTIDADE DE ÁGUA DETERIORAÇÃO DA SUA QUALIDADE

3

4 UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PELO HOMEM DA CAPTAÇÃO À DISTRIBUIÇÃO
FORNECIMENTO: INDIVIDUAL COLECTIVO SISTEMAS DE ABASTECIMENTO: CAPTAÇÃO ADUÇÃO TRATAMENTO REPRESAMENTO DISTRIBUIÇÃO

5 SISTEMA DE ABASTECIMENTO
CAPTAÇÃO RECOLHA DE ÁGUA (CHUVA, RIOS, LAGOS, FONTES OU SUBSOLO - POÇOS) ADUÇÃO CONDUÇÃO DESDE A CAP-TAÇÃO ATÉ À COMUNIDADE TRATAMENTO ELIMINAR IMPUREZAS E/ OU CORRIGIR IMPROPRIE-DADES QUE A TORNAM INADEQUADA

6 SISTEMA DE ABASTECIMENTO
REPRESAMENTO ACUMULAÇÃO DE ÁGUA PARA ATENDER ÀS VARIAÇÕES DE CONSUMO E PARA MANTER A PRESSÃO MÍNIMA NA REDE DISTRIBUIÇÃO CONDUZIR A ÁGUA ATRAVÉS DE TUBULAÇÕES PARA OS DIVERSOS PONTOS DE CONSUMO

7 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GOLEGÃ
Captação é feita em 2 furos (JK1 e JK2) situados na Azinhaga (para ambos foi definida uma zona de protecção para evitar a contaminação). Junto ao JK2 existe um reservatório de regulariza-ção e uma estação elevatória que conduz a água para os depósitos elevados da Azinhaga e Golegã.

8 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GOLEGÃ
A água chega à Golegã através duma adutora de 200 mm de diâme-tro. O tratamento é feito com hipoclorito primei-ro no reservatório de regularização e depois junto aos reservatórios de distribuição.

9 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GOLEGÃ
A água é distribuída pelos diversos aglomerados populacionais, entre os quais: Golegã; Azinhaga; Pombalinho Mato de Miranda

10 CONSUMO DE ÁGUA Fins domésticos; Agricultura; Indústria;
Pescas e aquacultura; Produção de energia; Navegação; Fins recreativos; Fins medicinais

11 CONSUMO DE ÁGUA

12 CONSUMO DOMÉSTICO 120 litros/pessoa/dia
Alimentação; Higiene pessoal; Limpeza da casa, utensílios e roupa; Lavagem de automóveis; Irrigação de jardins

13 CONSUMO DOMÉSTICO

14 DESPERDÍCIO DE ÁGUA Somando perdas por instalações mal conservadas (um cano a pingar gasta 80 L/dia) e maus hábitos, o desperdício relacionado com o consumo doméstico pode ser muito alto se não se adoptarem medidas correctivas eficientes, tanto nos hábitos como nos processos de manutenção das instalações.

15 ACTIVIDADE AGRÍCOLA Em Portugal, é a actividade que utiliza maior quantidade água; No Mundo utiliza-se quase 70% da água dos rios, lagos e aquíferos; Os sistemas de rega desperdiça, grandes quantidades de água – apenas 15 a 50 % da água extraída chega ao local de cultivo.

16 ACTIVIDADE INDUSTRIAL
A seguir à agricultura é o sector que maior quantidade de água utiliza; Os maiores consumido-res são o sector do aço, dos produtos químicos e do papel. O consumo também po-de estar relacionado com a refrigeração ou o transporte.

17 A GESTÃO DA ÁGUA Necessidades de ordem económica, sanitária e social
Imperativos da protecção da água Gestão da água Melhorar o abastecimento, diminuir os gastos desnecessários e evitar a contaminação

18 A GESTÃO DA ÁGUA Gerir correctamente a água em termos de qualidade e quantidade. Estabelecer um preço Incentivo à utilização mais sustentável da água (redução do consumo em 10 a 25% com a introdução de contadores - estudo da Agência Europeia do Ambiente); A Directiva-quadro da Água (CE) obriga a desenvolver sistemas de estabelecimento de preços tendo em conta o enquadramento físico, social, institucional e político.

19 Economizar água para viver
Economizar água para viver! Cada um de nós gaste 250 litros de água por dia Fecha a torneira enquanto estiveres a lavar os dentes ou a fazer a barba! POUPAS 20 LITROS!!!

20 Economizar água para viver!
Tenta tomar banho em 5 minutos e fecha a torneira enquanto pões o champô. GASTAS MAIS 20 LITROS POR MINUTO!!!

21 Economizar água para viver!
Deixa os talheres e os pratos de molho, antes de os lavar. Não deixes a torneira aberta enquanto os lavas. ECONOMIZAS MAIS DE 100 LITROS!!!

22 Economizar água para viver!
Usa a máquina de lavar com a carga máxima e evita o excesso de sabão. Use balde em vez de mangueira para lavar o carro. Não regue as plantas nas horas quentes do dia (a água evapora).

23 Economizar água para viver!
Cuidado com os vazamentos. UMA TORNEIRA A PINGAR CONSOME 46 LITROS POR DIA!

24 VIVA A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE!!!
A água não é inesgotável! Usa correctamente a água! Não desperdices água! VIVA A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE!!!


Carregar ppt "Consumo e Gestão de Água"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google