A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal"— Transcrição da apresentação:

1 SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
SUPORTES PEDAGÓGICOS (Parceria portuguesa)

2 SUPORTES PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS PELA PARCERIA PORTUGUESA
Módulos de Formação + Percursos formativos em 7 áreas-chave de formação => “Guia do Formador” Um manual pedagógico sobre”SHS no Manuseamento de Equipamentos Motoanuais e de Ferramentas Manuais” Nas 3 línguas do projecto Um CD-Rom complementar ao manual pedagógico (em elaboração) Site na Internet sobre o SILFORED (em elaboração)

3 GUIA DO FORMADOR Áreas de formação prioritárias
A -Mecanização Florestal B -Gestão Florestal Sustentável C - Planificação e Condução Florestal D -Associativismo no Sector Florestal E -Tiragem de Cortiça F- Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Florestal

4 GUIA DO FORMADOR (cont.)
Definição dos percursos formativos Objectivos Público-alvo: Produtores/Proprietários Florestais; Prestadores de serviços florestais; Trabalhadores por conta destes Organização da Formação Formação modular flexível Módulos comuns a vários percursos formativos Módulos facultativos e ou complementares

5 GUIA DO FORMADOR (cont.)
Módulo Introdutório - para reconhecimento do grupo em formação (Habilitações literárias, experiência profissional, percurso de formação, expectativas) Ajuste dos conteúdos programáticos Adequação da componente prática Adequação das cargas horárias Apresentação dos módulos Apresentação de sub-módulos para cada módulo Definição de Objectivos gerais e específicos Indicação de conteúdos teórico-práticos mais relevantes Indicação de sugestões de carácter pedagógico Indicação de um mínimo para a duração do módulo

6 “Guia do Formador”-Módulo I
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) Objectivo geral: Conhecer o grupo de formação e motivá-lo para a formação. Objectivos específicos: - Apresentação do grupo de formação e do formador. - Apresentação do percurso formativo. - Diagnóstico dos conhecimentos/necessidades de formação do grupo de formação e delineamento de estratégias de formação. NOTA:O Coordenador poderá/deverá, sempre que for considerado oportuno, intervir ao nível deste módulo

7 “Guia do Formador”-Módulo I (cont.)
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) SUB-MÓDULOS 1.1. Apresentação 1.2. Expectativas 1.3. Avaliação diagnóstica de conhecimentos 1.4. Registo e entrega de documentação

8 CONTEÚDOS TEÓRICO/PRÁTICOS
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) CONTEÚDOS TEÓRICO/PRÁTICOS . O formador (e o coordenador) deverão apresentar-se ao grupo e fornecer todas as informações de carácter logístico e organizativo do curso aos formandos. . O formador deverá encontrar estratégias de motivação do grupo, designadamente, informando-o sobre a importância das matérias a abordar. . O formador deverá empreender uma avaliação das potencialidades e limitações para a formação do grupo em causa, identificando interesses em comum; interesses especiais do grupo ou de formandos em particular; homogeneidade /heterogeneidade do grupo em termos de formação de base, etc.

9 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Cont MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS . Aplicação de ficha de avaliação formativa. . Utilização do método interrogativo. . Realização de jogos pedagógicos. DURAÇÃO MÍNIMA 3 horas

10 Guia do formador-Exemplo
Área de Formação:ASSOCIATIVISMO FLORESTAL Percursos formativos: 1. Sensibilização para o Associativismo Introdução + E1 + E2 + E4 2. Sensibilização e criação de formas de associativismo Introdução + E1 + E2 + E3 + E4 FORMAS E FIGURAS JURÍDICAS DO ASSOCIATIVISMO MÓDULO E1: CARACTERIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO NO SECTOR FLORESTAL MÓDULO E2: MÓDULO E3: IMPLEMENTAÇÃO DE FORMAS DE ASSOCIATIVISMO VANTAGENS DO ASSOCIATIVISMO PARA O SECTOR MÓDULO E4 “SENSIBILIZAÇÃO PARA O ASSOCIATIVISMO”- Trabalhadores florestais “SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE FORMAS DE ASSOCIATIVISMO” - Produtores e Prestadores de Serviços

11 MANUAL PEDAGÓGICO Específico para o módulo A4 - SHS na Utilização da Motosserra, de Outros Equipamentos Motomanuais e de Ferramentas Manuais Público-alvo: Trabalhadores florestais . Com alguma experiência no trabalho com equipamentos motomanuais. . Nível escolar baixo Sub-módulos: - SHS na utilização da motosserra - SHS na utilização do motorrocadoura e motoguincho - Normas básicas de SHS no manuseamento de ferramentas manuais

12 OS OUTROS PRODUTOS Em elaboração... -Site - CD-Rom


Carregar ppt "SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google