A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorema de Pitágoras a2 = b2 + c2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorema de Pitágoras a2 = b2 + c2."— Transcrição da apresentação:

1 Teorema de Pitágoras a2 = b2 + c2

2 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Nota: Os exercícios que se seguem foram retirados dos diferentes manuais escolares do 8º ano de escolaridade

3 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Qual é o comprimento da rampa?

4 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Caberá o envelope no marco do correio sem ser dobrado?

5 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras O Gustavo está em dificuldades: será que o novo armário cabe na sua casa?

6 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras O Sr. Pedro pretendia verificar se as paredes formavam um ângulo recto. Para tal efectuou as seguintes medições: AB = 60 cm ; BC = 80 cm; AC = 100 cm As paredes formam um ângulo recto?

7 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Que comprimento deverá ter a escada para que seja possível alcançar a janela a 6 metros de altura, se o pé da escada se apoiar a 3 metros da parede?

8 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Um mastro de uma bandeira está preso a dois cabos de aço iguais como se mostra na figura. Qual é o comprimento de cada um dos cabos de aço?

9 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Quantos metros quadrados de papel foram utilizados para fazer o papagaio de papel representado na figura?

10 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras O António vai de A a C por uma estrada semicircular e regressa a A por uma estrada que forma um ângulo recto em B. De acordo com os dados da figura, quantos quilómetros percorreu o António?

11 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras A figura representa uma bicicleta com duas rodas de raios 20 cm e 40 cm. A distância entre os centros das circunferências que representam as rodas é de 70 cm. Calcula o comprimento representado na figura por d.

12 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Uma caixa tem a forma de um prisma de base quadrada, como se mostra na figura. O perímetro da tampa da caixa é de 48 cm. Para decorar a caixa colocou-se uma fita sobre as diagonais da base superior. Quantos centímetros de fita se utilizaram?

13 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras A figura representa um sinal de trânsito num parque infantil. Se uma lata de tinta, que se utiliza para pintar o sinal, dá para 1 m2, quantas vezes é possível pintar o sinal com uma lata de tinta?

14 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras A figura representa um papagaio de papel formado por dois triângulos isósceles. Determina x Calcula a área do papagaio de papel.

15 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Calcula a área de cada um dos seguintes terrenos:

16 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Será que uma caneta de 15 cm, cabe nesta caixa?

17 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras A empresa Costa e Silva, Lda., tem camiões para transporte de materiais. Uma firma de construção precisa de transportar um tubo de 5,82 m de comprimento. Caberá no camião?

18 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Um electricista pretende fazer uma ligação com um fio eléctrico entre A e B. Das três possibilidades referidas a seguir, indica a que gasta menos fio eléctrico. 1.ª: de A a C e de C a B 2.ª: de A a D e de D a B 3.ª: de A a E e de E a B

19 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras A figura representa uma panela cheia de água, de forma cilíndrica e com as dimensões indicadas. Determina o comprimento mínimo que deve ter uma colher de pau de modo a que independentemente da posição nunca fique totalmente submersa.

20 Resolução de problemas usando o
Teorema de Pitágoras Calcula: O comprimento da geratriz g do cone da figura 1. O comprimento da geratriz g do cone da figura 2. O volume do cone da fig. 2


Carregar ppt "Teorema de Pitágoras a2 = b2 + c2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google