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NAVEGAÇÃO AÉREA DE PORTUGAL E.P.E.

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1 NAVEGAÇÃO AÉREA DE PORTUGAL E.P.E.
"O controlo de tráfego aéreo e os condicionamentos de operação conjunta da Portela e de uma Base Aérea da Área de Lisboa“ Lx 02Nov2005

2 ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL
CONFERÊNCIA DE PARIS CONVENÇÃO DE PARIS CONVENÇÃO DE MADRID CONVENÇÃO DE CHICAGO – 1944 Criados os fundamentos da regulamentação do tráfego aéreo e sua condução – SERVIÇOS DE TRÁFEGO AÉREO – com o objectivo de garantir a condução segura ordenada e expedita do tráfego aéreo.

3 ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL REGIÕES DE NAVEGAÇÃO AÉREA
AFI - África e Oceano Índico NAM - América do Norte NAM SAM - América do Sul EUR NAT NAT - Atlântico Norte CAR MID CAR - Caraíbas SEA PAC AFI EUR - Europa e Mediterrâneo SAM MID - Médio Oriente SEA - Sudoeste Asiático PAC - Pacífico

4 REGIÕES DE INFORMAÇÃO DE VOO
Nas Regiões de Navegação Aérea foram criadas REGIÕES DE INFORMAÇÃO DE VOO (FIR) cuja jurisdição foi distribuída pelos diversos estados, sem que isso implique a justaposição dos limites destas com as fronteiras nacionais. LISBOA STA.MARIA MADRID BARCELONA CASABLANCA Espaço aéreo de dimensões definidas no qual é prestado Serviço de Informação de Voo e Serviço de Alerta, ao tráfego aéreo que nele opere.

5 ESPAÇOS AÉREOS CONTROLADOS
No interior das Regiões de Informação de Voo (FIR), à medida que o volume e as condições de tráfego aéreo o exigem e no interesse da SEGURANÇA, são estabelecidos : AERÓDROMOS CONTROLADOS; e ESPAÇOS AÉREOS CONTROLADOS. Espaço aéreo de dimensões definidas no qual é prestado Serviço de Controle de Tráfego Aéreo de acordo com a classificação do espaço. Aeródromos onde é prestado o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo ao tráfego de aeródromo. ÁREA MILITAR ESPAÇO AÉREO NÃO CONTROLADO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO

6 ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL
LEGISLAÇÃO - TIPOS DE DOCUMENTAÇÃO ICAO Normas e Práticas Recomendadas (SARPS - Standards and Recommended Practices) Anexos à Convenção - obrigação formal na sua aplicação. Procedimentos para os Serviços de Navegação Aérea (PANS - Procedures for Air Navigation Services) - exemplo: DOC.4444 Suporte aos Anexos e procedimentos que poderão tornar-se Normas. Aplicação à descrição dos Estados com obrigação de notificação de diferenças. Procedimentos Suplementares (SUPPS - Supplementary Procedures) - exemplo: DOC.7030 Semelhantes aos PANS mas de aplicação regional.

7 ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL
LEGISLAÇÃO - ANEXOS À CONVENÇÃO Anexo 1 - Licenças de Pessoal Anexo 2 - Regras do Ar * Anexo 3 – Meteorologia * Anexo 4 - Cartas Aeronáuticas * Anexo 5 - Unidades de Medida a Usar em Terra e no Ar Anexo 6 - Operações de Aeronaves Anexo 7 - Marcas de Nacionalidade e Registo de Aeronaves Anexo 8 - Navegabilidade de Aeronaves Anexo 9 - Facilitação Anexo 10 - Telecomunicações Aeronáuticas * Anexo 11 - Serviços de Tráfego Aéreo * Anexo 12 - Busca e Salvamento * Anexo 13 - Inquéritos Sobre Acidentes de Aeronaves * Anexo 14 - Aeródromos * Anexo 15 - Serviços de Informação Aeronáutica * Anexo 16 - Protecção Ambiental Anexo 17 - Segurança - Actos de Intervenção Ilícita Anexo 18 - Segurança - Transporte Aéreo de Mercadorias Perigosas

8 SERVIÇO DE TRÁFEGO AÉREO
DEFINIÇÃO Termo genérico significando: Serviço de Informação de Voo; Serviço de Alerta; e Serviço de Controle de Tráfego Aéreo: Serviço de Controle Regional; Serviço de Controle de Aproximação; ou Serviço de Controle de Aeródromo. Termo genérico significando: Serviço de Informação de Voo; Serviço de Alerta; e Serviço de Controle de Tráfego Aéreo: Serviço de Controle Regional; Serviço de Controle de Aproximação; ou Serviço de Controle de Aeródromo. FACTORES A CONSIDERAR PARA O SEU ESTABELECIMENTO Os tipos de tráfego envolvido; A densidade de tráfego; As condições meteorológicas; Qualquer outro factor considerado relevante. Os tipos de tráfego envolvido; A densidade de tráfego; As condições meteorológicas; Qualquer outro factor considerado relevante.

9 SERVIÇO DE TRÁFEGO AÉREO
Objectivos dos Serviços de Tráfego Aéreo Evitar colisões entre aeronaves; Evitar colisões entre aeronaves e obstáculos na área de manobra de um aeródromo; Manter um fluxo ordenado e expedito do tráfego aéreo; Fornecer avisos e informação úteis para a condução segura e eficiente dos voos; Notificar as entidades apropriadas relativamente a aeronaves necessitando do Serviço de Busca e Salvamento e prestar a essas entidades toda a assistência requerida. Evitar colisões entre aeronaves; Evitar colisões entre aeronaves e obstáculos na área de manobra de um aeródromo; Manter um fluxo ordenado e expedito do tráfego aéreo; Fornecer avisos e informação úteis para a condução segura e eficiente dos voos; Notificar as entidades apropriadas relativamente a aeronaves necessitando do Serviço de Busca e Salvamento e prestar a essas entidades toda a assistência requerida. SAFETY

10 SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE VOO
Serviço prestado com o propósito de passar avisos e informação úteis para a condução segura e eficiente do voo. Este serviço pode ser prestado isoladamente - no caso de voos conduzidos em espaço aéreo não controlado; ou Conjuntamente com o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo quando prestado em espaço aéreo controlado. (e.g. Informação meteorológica, estado geral de funcionamento de ajudas à navegação, etc.) AEROCONDOR 990 LISBOA INFORMAÇÃO NÃO TEM TRÁFEGO CONHECIDO PARA A SUA DESCIDA! REPORTE COM O DESTINO À VISTA.

11 SERVIÇO DE ALERTA SUPERVISOR! DAQUI É O SECTOR NORTE! TENHO TRÁFEGO MAYDAY 10 MILHAS A NORTE DA COVILHÃ, COM VECTORES PARA A COVILHÃ. MONOMOTOR LIGEIRO C150, DUAS PESSOAS A BORDO, UMA HORA DE AUTONOMIA, PERDA DE POTÊNCIA. AGRADEÇO REENCAMINHAMENTO DESTA INFORMAÇÃO, COMO APROPRIADO! Serviço prestado com o intuito de notificar e assistir - como requerido - as entidades apropriadas, da necessidade de busca e salvamento relativamente a uma dada aeronave . Serviço prestado a toda a aeronave que se saiba, ou se suspeite, enquadrar-se neste cenário (e.g. declaração expressa de situação de acidente, emergência, etc.; falha de reporte de passagem ou chegada a determinado ponto e de acordo com as diversas fases de emergência; etc. )

12 SERVIÇO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
REGIONAL Serviço de controle de tráfego aéreo prestado aos voos controlados a operar em regiões de controle. Habitualmente tráfego em rota. SERVIÇO DE CONTROLE DE APROXIMAÇÃO Serviço de controle de tráfego aéreo prestado aos voos controlados a chegar ou a partir . Habitualmente tráfego em trajectórias de subida ou descida nas imediações de aeroportos . SERVIÇO DE CONTROLE DE AERÓDROMO Serviço de controle de tráfego aéreo prestado ao tráfego de aeródromo . Habitualmente tráfego nas imediações de um aeródromo ou na sua área de movimento.

13 SERVIÇO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
SEQUÊNCIA DE UM VOO 7. Aeronave atinge o nível de cruzeiro e prossegue em rota em contacto rádio e radar com um ou mais centros de Controle Regional. 6. Aeronave em subida para a altitude de cruzeiro passa ao contacto rádio e radar do Centro de Controle Regional. 8. Aeronave inicia a descida em contacto rádio e radar com um Centro de Controle Regional. 5. Aeronave em subida passa ao contacto rádio e radar com o Controle de Aproximação. 9. Aeronave é transferida para o Controle de Aproximação, dando continuidade à descida e procedimento de aproximação. 4. Aeronave descola em contacto rádio com a Torre de Controle de Aeródromo. 10.Aeronave efectua a última trajectória de aproximação e aterra em contacto rádio com a Torre de Controle de Aeródromo. 3. Aeronave recebe autorização para partir. 2. Plano de Voo é enviado aos órgãos ATC envolvidos na condução do voo. 1. Piloto ou companhia submete um Plano de Voo.

14 Condicionamentos de operação conjunta da Portela e
de uma Base Aérea da Área de Lisboa ENTRADAS SAÍDAS

15 Condicionamentos de operação conjunta da Portela e
de uma Base Aérea da Área de Lisboa HIPÓTESE 1: ALS E ALVERCA

16 Condicionamentos de operação conjunta da Portela e
de uma Base Aérea da Área de Lisboa HIPÓTESE 2: ALS E MONTIJO

17 Condicionamentos de operação conjunta da Portela e
de uma Base Aérea da Área de Lisboa HIPÓTESE 3: ALS E SINTRA

18 NAVEGAÇÃO AÉREA DE PORTUGAL E.P.E.
Gratos pela atenção dispensada!


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