Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Síndrome de Asperger
2
O que é? É uma síndrome do espectro autista;
Diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.
3
Quais as características?
Prejuízo severo e persistente na interacção social; Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e actividades; Prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento; Nenhum atraso significativo no desenvolvimento da linguagem.
4
Quais os sintomas? Dificuldade de interacção social; Falta de empatia;
Interpretação muito literal da linguagem; Dificuldade com mudanças; Perseveração em comportamentos estereotipados.
5
Personalidades Históricas com Síndrome de Asperger
O físico Isaac Newton; O compositor Mozart; Os filósofos Sócrates e Wittgenstein; O naturalista Charles Darwin;
6
O pintor renascentista Michelangelo;
Os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o Bobby Fischer; Alguns escritores, por exemplo, Mark Haddon.
7
Dificuldades de Aprendizagem na sala de aula
Tendência para fazer comentários irrelevantes; Tendência para interromper; Tendência para falar em sobreposição ao discurso de outro; Dificuldade em compreender linguagem complexa, seguir direcções, e compreender a intenção das expressões com significados múltiplos;
8
Insistência na rotina;
Dificuldade em compreender as regras da interacção social; Dificuldade em compreender as regras sociais; Dificuldade em ler as emoções dos outros; Interpreta literalmente o que é dito;
9
Dificuldade em manter a atenção;
Distracção e desorganização; Coordenação motor pobre;
10
Estratégias na Sala de Aula
Usar conversações gravadas em áudio ou vídeo, para servir como exemplo; Explicar metáforas e palavras com sentido duplo; Fazer pausas entre as instruções e verificar se o aluno compreendeu;
11
Limite as perguntas orais a um número que o estudante possa controlar;
Mostre vídeos e imagens para identificar expressões não verbais e os seus significados; Utilizar uma linguagem simplificada, para que o aluno possa compreender; Preparar o estudante para qualquer mudança, sempre que seja possível;
12
Usar desenhos e histórias sociais para ajudar á mudança;
Apresentar expectativas claras e regras para o comportamento; Ensinar explicitamente regras de conduta social; Ensinar ao estudante como interagir usando as histórias sociais, e “role-playing”.
13
“Quando estudamos história, vemos que muitos dos mais brilhantes, originais e inventivos pensadores do mundo apresentam características e comportamentos autistas.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.