A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL

2 instrumentos com pedras e ossos
GÊNESE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO vida nômade em bandos moradia: cavernas comida: coleta, caça, pesca produção de instrumentos com pedras e ossos Ano a a.C. Período Paleolítico - Pedra lascada Projetar 20 minutos filme “2001 – uma odisséia no espaço”

3

4 Ano 8000 a 5000 a.C. Período Neolítico - Pedra Polida
desenvolve agricultura domesticação de animais roupas: tecelagem de lã e couro produções: cerâmica, instrumentos de pedra polida e habitações invenções: roda, jangada, barco Ano 8000 a 5000 a.C. Período Neolítico - Pedra Polida O homem passa a se utilizar cada vez mais do processo de aprendizagem e da cooperação entre grupos.

5 invenção do arado puxado por tração animal, barco à vela
instrumentos de pedra foram gradualmente substituídos por instrumentos de cobre, bronze e ferro – domínio da técnica de fundição invenção do arado puxado por tração animal, barco à vela invenção da escrita Ano 5000 a 4000 a.C. Idade dos Metais O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado. Depois, pela fusão de cobre com estanho obteve o bronze. O ferro só começou a ser utilizado por volta de a.C. A escrita juntamente com o domínio dos metais estabelece um marco no desenvolvimento das forças produtivas e da capacidade mental do ser humano. Isso, contudo, não significa que tenha ocorrido algum benefício social para a grande maioria. Tanto a escrita quanto o uso de metais era restrito a uma pequena elite.

6 Idade Antiga: de 4000 a.C. até 476 d.C. – fim do Império Romano
Idade Média: 476 até 1453 – Comerciantes italianos inventaram a Contabilidade em partidas dobradas: débito/crédito Invenção da Escrita por volta de a.C passagem da Pré-História para a História. Fases da História O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado. Depois, pela fusão de cobre com estanho obteve o bronze. O ferro só começou a ser utilizado por volta de a.C. A escrita juntamente com o domínio dos metais estabelece um marco no desenvolvimento das forças produtivas e da capacidade mental do ser humano. Isso, contudo, não significa que tenha ocorrido algum benefício social para a grande maioria. Tanto a escrita quanto o uso de metais era restrito a uma pequena elite.

7 Renascimento: ocorre na Europa entre 1300 e 1650
Renascimento: ocorre na Europa entre 1300 e Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências Fases da História O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado. Depois, pela fusão de cobre com estanho obteve o bronze. O ferro só começou a ser utilizado por volta de a.C. A escrita juntamente com o domínio dos metais estabelece um marco no desenvolvimento das forças produtivas e da capacidade mental do ser humano. Isso, contudo, não significa que tenha ocorrido algum benefício social para a grande maioria. Tanto a escrita quanto o uso de metais era restrito a uma pequena elite.

8 Renascimento: o ideal do humanismo foi a base desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada à Grécia antiga (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Fases da História O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado. Depois, pela fusão de cobre com estanho obteve o bronze. O ferro só começou a ser utilizado por volta de a.C. A escrita juntamente com o domínio dos metais estabelece um marco no desenvolvimento das forças produtivas e da capacidade mental do ser humano. Isso, contudo, não significa que tenha ocorrido algum benefício social para a grande maioria. Tanto a escrita quanto o uso de metais era restrito a uma pequena elite.

9 Renascimento: Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.  Fases da História O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado. Depois, pela fusão de cobre com estanho obteve o bronze. O ferro só começou a ser utilizado por volta de a.C. A escrita juntamente com o domínio dos metais estabelece um marco no desenvolvimento das forças produtivas e da capacidade mental do ser humano. Isso, contudo, não significa que tenha ocorrido algum benefício social para a grande maioria. Tanto a escrita quanto o uso de metais era restrito a uma pequena elite.

10 Características do Renascimento
 * Racionalidade  * Dignidade do Ser Humano  * Rigor Científico  * Ideal Humanista  * Reutilização das artes greco- romana   Fases da História O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado. Depois, pela fusão de cobre com estanho obteve o bronze. O ferro só começou a ser utilizado por volta de a.C. A escrita juntamente com o domínio dos metais estabelece um marco no desenvolvimento das forças produtivas e da capacidade mental do ser humano. Isso, contudo, não significa que tenha ocorrido algum benefício social para a grande maioria. Tanto a escrita quanto o uso de metais era restrito a uma pequena elite.

11 Idade Moderna: 1453 até 1789 – Primeiras Universidades / Revolução Francesa / Invenção da máquina de imprimir por Gutenberg, final do séc XV Fases da História Primeiras Universidades: criadas pelo movimento católico (Espanha e Inglaterra). Estudos principais: Teologia, Medicina, Direito. Só a elite tinha acesso às universidades, com o objetivo de preparar dirigentes, governantes e perpetuar do status quo – pessoas que exerceriam influência na sociedade. Surpreendentemente a perpetuação do status quo não se manteve, uma vez que o meio acadêmico passou a gerar mudanças, ocorrendo a quebra da hegemonia da Igreja como geradora, controladora e disseminadora do conhecimento. Desvinculados do poder da Igreja, os professores da época podiam inserir temas como racionalidades, ciência, cosmologia, humanidades, política, entre outros temas. Surgem as unidades controladas pelo Estado e a educação tornou-se um meio pelo qual o Estado controlava e sociedade, na medida em que definia as disciplinas que deveriam ser estudadas e difundidas.

12 Mercantilismo e o Renascimento Cultural
Idade Moderna Passagem do feudalismo para o capitalismo Mercantilismo e o Renascimento Cultural Colonização européia O século XVIII foi marcado pelo desenvolvimento tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor e os teares revolucionaram os meios de produção. Se por um lado as máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana, gerando o desemprego, por outro baixou o preço das mercadorias e acelerou o ritmo da produção. Na área de transportes pode-se destacar a invenção das locomotivas a vapor. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural, o crescimento desordenado das cidades e o desemprego também foram conseqüências nocivas para a sociedade da época e perduram até os dias de hoje. Reforma Protestante: Calvino e Lutero Revolução Industrial: Inglaterra, séc. XVIII

13 Idade Contemporânea: de 1789 até nossos dias
Revolução Francesa Independência das colônias latino-americanas Primeira e Segunda Guerra Mundial A Idade Contemporânea ficou marcada por eventos como a Revolução Francesa, a independência das colônias latino-americanas, Primeira e Segunda Guerra Mundial, a crise de 1929, a criação da ONU, a Guerra Fria, os blocos econômicos, a crise do petróleo, o fim da União Soviética, a popularização do computador e da internet.

14 Idade Contemporânea: de 1789 até nossos dias
Crise econômica de 1929 Criação da ONU Guerra Fria, blocos econômicos, crise do petróleo, fim da União Soviética, popularização do computador e da internet Crise econômica de 2008 A Idade Contemporânea ficou marcada por eventos como a Revolução Francesa, a independência das colônias latino-americanas, Primeira e Segunda Guerra Mundial, a crise de 1929, a criação da ONU, a Guerra Fria, os blocos econômicos, a crise do petróleo, o fim da União Soviética, a popularização do computador e da internet.

15 SALTO PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Economia do conhecimento Dias atuais Experiências Economia da informação Há 30 anos Serviços Economia industrial É nesse período histórico que entramos na Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento, onde a expansão cada vez mais rápida das diversas áreas de conhecimento leva à necessidade de criação de novas oportunidades de desenvolvimento e ativação profissional. Há 200 anos Produtos Economia agrícola Há anos Commodities

16 Vídeo

17


Carregar ppt "SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google