A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática TRIGONOMETRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática TRIGONOMETRIA."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática TRIGONOMETRIA

2 Qual a altura do pára-raios, sabendo que a altura da pessoa é de 1,68 metros?

3 Qual a distancia entre a rapariga e o mastro da bandeira, sabendo que a pessoa mede 1,68 metros?

4 Mede a altura da tabela de basquetebol, faz sob a forma de sistema.

5 Instrumentos de Medição

6 Astrolábio O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu.

7 Ampulheta A ampulheta é, com o quadrante solar e a clepsidra, um dos meios mais antigos de medir o tempo. É constituída por duas ambulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma abula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Eram frequentemente utilizadas em navios

8 Balestilha A balestilha é um instrumento utilizado para determinar a latitude. Era usada para ajudar a determinar a latitude do navio através de observações da altura do Sol. Terá sido o primeiro instrumento desta época a utilizar o horizonte do mar, mesmo tendo aparecido depois do astrolábio e do quadrante.

9 Esfera Armilar A esfera armilar é um instrumento de navegação que consta de um modelo reduzido da esfera celeste desenvolvida ao longo dos tempos por inúmeros povos. Tem um esqueleto feito de círculos ligando os pólos e representando o equador. Normalmente a bola no meio das esferas, representando a Terra ou, actualmente, o Sol. Na época medieval era muito usado por navegadores do oriente.

10 Nónio O primeiro nónio foi um instrumento de navegação inventado pelo matemático português Pedro Nunes em O instrumento possibilitava as medições no astrolábio com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros. O nónio pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra.

11 Oitante Um oitante é um instrumento de medida da longitude a partir da medida da altura de um astro por meio de dois espelhos. Trata-se do primeiro instrumento da família dos instrumentos de dupla reflexão, muito mais simples e rigoroso que o astrolábio. O oitante, chamado assim pela sua forma de um sector circular de 45º (isto é, de um oitavo de círculo), permite medir ângulos até 90º

12 Quadrante O quadrante astronómico, foi o instrumento de alturas mais cedo adaptado à náutica. Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades marcadas com o ângulo recto possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio-de-prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro.

13 Sonar O sonar é um aparato capaz de emitir ondas ultra-sons a objectos, para captar os seus ecos, permitindo assim, verificar a posição deles, medindo o tempo entre a emissão do som e a recepção do seu eco. O sonar é muito utilizado para orientar a navegação. Na água, consegue-se uma precisão muito maior do que no ar, uma vez que a velocidade de propagação do som na água é muito maior, podendo chegar a até 1498m/s, enquanto que no ar a velocidade é inferior.

14 Variómetro O Variómetro é um sensor geralmente utilizado em planadores que se utiliza da pressão estática para informar mudanças na altitude. Também é utilizado na prática de voo livre como um instrumento necessário ao piloto, onde pode-se observar a taxa de subida ou descida. Alem de gravar os voos para futura análise ou impressão.

15 Kamal É um instrumento capaz de determinar a latitude de uma dada região. O kamal servia para marcar a altura a que era observada a Estrela Polar no porto do destino, através de um nó marcado num cordel que estava ligado a um quadrado ou rectângulo de madeira. Estendido este à distância de um braço do piloto, devia-se por um dos bordos do quadrado ou rectângulo observar o horizonte e pelo outro visar a estrela.

16 Nocturlábio É um instrumento usado para se ler a hora através do movimento das estrelas. O princípio de funcionamento de um Nocturlábio assenta na observação e leitura do movimento que as estrelas realizam em torno da estrela Polar.

17 Trabalho elaborado por:
Ana Filipa nº1 Liliana Gomes nº11 Marina Cruz nº13 Silvana Silva nº18


Carregar ppt "Matemática TRIGONOMETRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google