A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Religiões e a Violência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Religiões e a Violência"— Transcrição da apresentação:

1 As Religiões e a Violência
Que relação? Ana Isabel Marques

2 Teses possíveis As religiões não geram necessariamente conflito e violência, não existe obrigatoriamente uma relação entre as duas realidades. As religiões provocam inevitavelmente conflito e violência, existe uma relação de causa-efeito entre as duas realidades.

3 Tese: violência e Religião são independentes
Ao longo do tempo, a aceitação de uma figura superior (Deus ou deuses) e o sentido de submissão a essa figura de autoridade tem ajudado a controlar a acção dos líderes dos grupos humanos, contribuindo para a diminuição da violência recíproca, uma herança evolutiva bem documentada. Assim, a existência de religiões traz benefícios: estas podem servir interesses humanos, promovendo a convivência pacífica, respeitadora e tolerante. Então, a violência existe independentemente da religião, e esta pode mesmo ajudar a combatê-la. Logo, as religiões não geram necessariamente violência e não existe obrigatoriamente uma relação entre as religiões e a violência.

4 Tese rejeitada: religião causa violência
Se cada religião afirma a sua verdade como a única possível, então baseia-se na intolerância, que por vezes se traduz em fundamentalismos e fanatismos religiosos que influenciam as decisões políticas, e na exclusão de outras religiões, o que leva ao desconhecimento que, por sua vez, pode gerar a suspeita, a rejeição e a consequente perseguição violenta. Logo, as religiões provocam conflito e violência.

5 Avaliação do argumento
O argumento é válido, pois verifica as três regras gerais de validade O argumento é sólido: as premissas e a conclusão são verdadeiras Contudo, o argumento é fraco: tem uma premissa tanto ou mais discutível que a conclusão. Logo, não é forçoso aceitar a tese defendida.

6 Avaliação do argumento (2)
O facto de as religiões afirmarem a sua verdade como a única possível não as faz, necessariamente, intolerantes e excludentes, o que tira força à expressão “Se p, então q e r”, pois mesmo que p seja verdadeira, nem sempre se verifica a implicação de q e r. A maioria das religiões defende valores de paz e respeito, e os crentes, agindo coerentemente com este facto, devem respeitar a existência de outras religiões, ainda que não acreditem na sua veracidade. Assim, as religiões não provocam necessariamente a exclusão e a perseguição violentas de outras religiões, sendo possível a convivência pacífica.

7 Conclusão As religiões não são necessariamente intolerantes e excludentes Coexistência pacífica de diferentes religiões As religiões não geram por si só conflito ou violência


Carregar ppt "As Religiões e a Violência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google