A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS COM SUPORTE TELEMÁTICO NAVEGAR NA INTERNET

2 INTRODUÇÃO Algumas ideias para meditar
1ª UNIDADE INTRODUÇÃO Algumas ideias para meditar

3 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Algumas características: Globalização da economia. Evolução técnica e tecnológica muito rápida. Sociedade: os trabalhadores do conhecimento. Alteração das noções de tempo e de espaço. Crescente importância do computador. Desenvolver alguns dos itens. Suscitar a discussão com os formandos. Dar alguns exemplos. Globalização da economia: multinacionais, moedas únicas (EURO). Globalização da informação, etc. Evolução tecnológica: as fábricas operadas por robots comandados por computadores. Os telefpnes celulares com que se pode falar a partir do deserto do Sahara. Os faxes, o MP3, etc, etc, etc. Sociedade: Até há pouco a maioria dos trabalhadores eram camponeses e operários. Aos poucos, exigem-se mais conhecimentos aos novos trabalhadores de colarinho branco! Será assim cada vez mais: a especialização é uma exigência crescente. Daí também, a crescente importância da Escola. Tempo e espaço: o telefone, os satélites, o computador alteraram por completo as noções de tempo e distância. Teoricamente, pode-se enviar à velocidade da luz, a Enciclopédia Britânica em versão digital, em alguns segundos! A importância do computador é tão evidente que já nem precisa de provas!!!

4 RENASCIMENTO II Muitas semelhanças com o Renascimento I.
Uma nova Imprensa: DIGITAL. Renascimento tem muitas semelhanças com o período que se vive actualmente. Houve um grande desenvolvimento técnico e tecnológico: surgiram instrumentos de navegação, relógios, etc. Com o relógio e as grandes navegações, as noções de tempo e distância também foram alteradas. A Matematização do real, a necessidade de provar pela experiência aquilo que que a Ciência afirmava, veio, como hoje, proporcionar um grande desenvolvimento científico. (Digital- vem a seguir uma explicação, num outro slide, que pode ser também explicado)

5 “À infinita variedade da natureza, podemos contrapor a simplicidade de dois dígitos, com os quais se pode representar, armazenar, processar e transmitir toda a informação quantificável. Os dígitos binários 0 e 1 constituem a base do sistema binário, e originaram a expressão binary digit. Desta expressão deriva, por contracção, a pequena palabra bit e o conceito de informação digital. Uma fotografia, um texto escrito em papel ou o som produzido por uma voz humana, constituem exemplos de informação analógica que os nossos sentidos podem captar directamente. Quando essa informação é quantificada e codificada através de dígitos binários, transforma-se em informação digital. E é sob a essa forma digital que a informação pode ser processada através dos computadores.” CARRIÇO, J.A. & CARRIÇO, A.J. (1997). Computadores, Tecnologias e Sistemas de Informação – O núcleo do Sistema. Lisboa: CTI-Centro de tecnologias de Informação, Lda. P.9

6 TRABALHADORES DO SÉCULO XXI NECESSITAM DOMINAR:
A língua materna. Uma língua estrangeira. As tecnologias da informação: Computadores CD’s Internet

7 PRECISAM AINDA DAS SEGUINTES CAPACIDADES:
De decisão. De trabalhar em grupo. De resolver problemas. De aprender pela vida fora.

8 HÁ PROFUNDAS ALTERAÇÕES TECNOLÓGICAS:
Na organização do trabalho. Na difusão das ideias e da informação. Na produção de bens materiais. Nos modos de viver das sociedades. Nas formas de vender e de comprar. As empresas mudaram estruturalmente. TRABALHO: Por exemplo, o teletrabalho. INFORMAÇÃO: TV e Rádio por satélite, os telefones celulares, DVD, etc. PRODUÇÃO: A robotização, etc. MODO DE VIDA: Os cibercafés, o IRC, os jogos de computador, etc. VENDER/COMPRAR: As telecompras da TV, o comércio electrónico na Internet, os ciberbancos, etc. EMPRESAS: Houve uma revolução nas empresas, com o uso dos computadores e da Internet. A comunicação interna, a diminuição dos custos da produção, etc.

9 A ESCOLA VAI TAMBÉM MUDAR ?
- Discutir o tema com os formandos. Ouvir o que dizem, resumir no quadro as principais ideias,tirar conclusões.

10 INTERNET Contracção de INTERnational e NET (= Rede).
Milhões de computadores ligados através das linhas telefónicas.

11 NA EDUCAÇÃO PARECE TER NASCIDO UM NOVO PARADIGMA EDUCATIVO:
“A APRENDIZAGEM EM REDE”

12 O QUE É? É a aplicação das tecnologias de rede à sala de aula.
É colocar a Escola no centro da Revolução Informacional em curso. É colocar os vastos recursos da Internet ao serviço do ensino/aprendizagem. É levar a sala de aula para a Era Digital.

13 A IMPORTÂNCIA DA INTERNET
Diariamente comprovamos a importância da NET. Mas será que é mesmo assim tão importante? Como comprovar a afirmação? Vejamos alguns números. Dar exemplos da importância da Net.

14 NÚMERO DE UTILIZADORES DA INTERNET
As projecções preparadas por eStats, indicam que haverá mais de 140 milhões de utilizadores em 2002.

15 Neste gráfico dá-se conta do número de utilizadores dos USA, com 64 milhões prováveis em 2002.
O resto do mundo registará eventualmente no mesmo ano um total de 78 milhões de utilizadores da Internet.

16 OUTROS NÚMEROS Que razões levam as pessoas, nos EUA, a
ligarem-se à Internet? 50% é para realizar pesquisa. A Educação vem a seguir com 31%. Entretenimento em 3º lugar, com 31%.

17 E AS CRIANÇAS? Nos EUA deverão ser 38 milhões em 2002.
As crianças europeias e do resto do mundo, quantas poderão estar em rede dentro de dois anos e meio?

18 NA SALA DE AULA Um crescimento considerável entre 1996 e 2002!
Seguramente, mais de vinte milhões de alunos americanos terão acesso à WWW a partir da sua sala de aula!

19 O Correio electrónico 135 milhões de utilizadores em 2002!
À volta de 500 milhões de mensagens por dia!

20 INTERNET NO MUNDO África – 1 milhão América do Sul – 7.25 milhões
Ásia/Pacífico – 17.5 milhões E.U.A. E Canadá – 70 milhões EUROPA – 24 milhões Médio Oriente – 0.75 milhões TOTAL: MILHÕES Fonte: NUA INTERNET SURVEYS Há um texto recente, de uma pesquisa no portal.pt, com alguns dados estatísticos da presença portuguesa na Internet. Acompanha o texto de apoio sobre a História da Internet.

21 MAPA MUNDI DA INTERNET Este é um mapa de Não foi possível arranjar uma mais actualizado. Desde então muita evolução deve ter sofrido. A Zona vermelha identifica a BitNet (BecauseItsTimeNet).

22 A HISTÓRIA DA INTERNET 1957 – URSS lança o Sputnik, primeiro satélite artificial. Em resposta, os Estados Unidos criam a ARPA – Advanced Research Projects Agency, com vista procurar a supremacia tecnológica das forças armadas americanas. 1961 – Teoria sobre a transmissão de dados por pacotes ( packet-switching). Explicar sucintamente o que é o packet-switching ou fazer referência ao módulo sobre as redes em que o assunto .

23 1970 – A ARPANET apresenta relatório da sua actividade e pequenas redes começam a ser criadas.
1972 – O Correio electrónico começa a ser um êxito e realiza-se o primeiro “chat” entre dois computadores. 1975 – Criada a primeira “Mailing List” e primeiras ligações entre computadores, via satélite, para o Hawai e Reino Unido. 1987 – O número de servidores da Internet atinge os 10 mil. A BitNet tem mil. Criam-se redes na Europa e na Austrália. Estas redes funcionam a partir da UCLA, do MIT e de outros centros de investigação e ensino superior.

24 1988 – Surge o IRC, desenvolvido por Jarkko Oikarinen.
1989 – O número de servidores é de 100 mil. 1990 – A ARPANET deixa de existir. Surge o primeiro fornecedor de serviços Internet. 1991 – Aparece um novo serviço: a World Wide Web, desenvolvida por Tim Berners-Lee, do CERN, na Suiça. 1992 – O número de servidores atinge um milhão. 1993 – Portugal liga-se à Internet. A ARPANET/INTERNET celebra o 25º aniversário. Apesar dos seus 29 anos de existência, a Internet tem uma história recheada de acontecimentos da maior importância para a sua evolução. Escolhemos alguns dos mais significativos marcos, pois é muito maçador estar aqui a desfiar factos, alguns dos quais com carácter muito técnico. Será distribuído um texto de apoio com uma breve história da Internet, com alguns endereços onde podem ser encontradas descrições mais detalhadas da evolução da Internet.


Carregar ppt "FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google