A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação"— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Seminário do curso de Mestrado em Informática, ramo Sistemas e Redes, sob a orientação do Prof. Dr. José Paulo Leal. Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Junho / 2000 Ademar Cruz Carvalho Tavares

2 Índice da apresentação
“O estado da arte”, Ambientes de ensino virtuais, Análise geral das ferramentas de ensino à distância, Vantagens & desvantagens, Breve comparação entre alguns ambientes de ensino à distância, Características particularmente importantes, Conclusão. Proposta do plano de trabalhos para tese de mestrado em Informática, ramo Sistemas e Redes.

3 “o estado da arte” O uso dos computadores como suporte nas actividades de ensino superior aumentou significativamente nos últimos anos. As infra-estruturas das redes melhoraram substancialmente e os avanços tecnológicos (em particular na World Wide Web (WWW)) providenciam oportunidades de usar computadores para todas as disciplinas. Estes avanços coincidem com o facto de, cada vez mais, os estudantes quererem estudar nos tempos livres, à distância, ou desejarem uma integração activa da sua educação com a sua vida profissional. Assim, a criação de uma sociedade de ensino, onde os indivíduos são encorajados a continuar a estudar ao longo da sua vida, exige novos modelos de ensino. As universidades reconheceram esta necessidade emergente do ensino e estão a investigar novos métodos de ensino para dar resposta a novos mercados como é o caso do ensino à distância.

4 Ambientes de ensino virtuais
Os ambientes de aprendizagem virtuais são software de ensino que sintetizam as funcionalidades do software de comunicação ( , bulletin board, newsgroup, etc.) e métodos de entrega on-line de material específico para os cursos. Notice-board Course Outline Tutor and Students Conferences Class List &Student Homepages Assignments / Quizzes Assessments / Grade-book Metadata Synchronous Collaboration Tools Multimedia Resources Repository File Upload Area Calendar Search Tools Bookmarking Navigation Model TopClass, LearningSpace, WebCT e Web Course in a Box são exemplos de sistemas que se baseiam nesta descrição.

5 Análise geral das ferramentas de ensino à distância disponíveis na web.
Usar a web para o ensino à distância envolve muito mais do que simplesmente converter apontamentos de aulas para o formato de páginas da web. O interface, Páginas dos cursos, Interactividade, Tarefas, Anúncios, Testes, Administração do curso, Conteúdo, Segurança.

6 Vantagens no uso de ambientes de ensino à distância.
Estrutura, Ferramentas poderosas, “Suportabilidade”, Flexibilidade no tempo e espaço, Ensino cooperativo, Informação actualizada, Partilha e “re-uso” dos recursos. Desvantagens no uso de ambientes de ensino à distância. Estrutura, Inflexível, Custo, Convívio tradicional de uma sala de aulas, Personalidade, Uso excessivo do computador, “Refresh”.

7 Breve comparação entre alguns ambientes de ensino à distância.
WebCT - Web Course Tools É uma ferramenta de criação e manutenção de cursos que permite tarefas tal como: definir o programa e horário dos cursos, criar “homepages”, comunicação síncrona através de “whiteboard” e “chat”, comunicação assíncrona através de “bulletim board”, e fóruns de discussão, exercícios e testes com correcção automática. A publicação é efectuada usando um web browser e não requer conhecimentos prévios de HTML nem outros tipos de conhecimentos técnicos. Uma das grandes vantagens desta ferramenta é a particularidade de registrar os acessos às páginas HTML, fornecendo-nos assim estatísticas por página, por aluno ou pela quantidade de acessos.

8 Breve comparação entre alguns ambientes de ensino à distância (cont.).
Exemplo de uma homepage de um curso apresentada ao aluno(a), e apresentada à pessoa que desenha o curso. A apresentação da homepage de um curso do ponto de vista do aluno ou do ponto de vista da pessoa que desenha o curso está inteiramente dependente do tipo de validação efectuada, se esta foi realizada por um aluno ou instrutor.

9 Breve comparação entre alguns ambientes de ensino à distância (cont.).
O WebCT apresenta uma área pessoal (My WebCT) a partir da qual podemos aceder aos cursos em que estamos inscritos, ler anúncios, aceder a um calendário, etc. a) whiteboard da WebCT e b) Tutornet Classroom, utilizado pela blackboard.

10 Breve comparação entre alguns ambientes de ensino à distância (cont.).
A navegabilidade nas páginas é um aspecto que muitos descoram, porque embora este seja um pormenor pouco relevante é certamente um dos casos de maior ou menor sucesso de um determinado URL. Centro de comunicações de um curso criado com o blackboard Ambiente de administração de um curso no The Learning Manager (TLM)

11 Breve comparação entre alguns ambientes de ensino à distância (cont.).
Este conceito de apresentação de um curso por módulos é inovador, na medida em que a estrutura hierárquica dos módulos permitem ao desenhador um controlo mais eficaz do respectivo curso; o início, o fim do curso, as etapas intermédias de estudo, de exercícios e testes são linearmente definidos aqui. Aspecto do ambiente de administração de um curso no eCollege

12 Características particularmente importantes que os ambientes de ensino à distância têm em comum.
Os ambientes de ensino à distância oferecem uma protecção com username e password. Para os instrutores e utilizadores de uma ferramenta deste tipo, e à semelhança da Internet, é possível o acesso a partir de qualquer sitio e em qualquer altura. Um ambiente deste género incorpora muitas das ferramentas já descritas anteriormente e que se tornam acessíveis através da homepage do curso; avisos, páginas do curso com “links”, informações sobre o curso e recursos humanos, espaço de tarefas, exercícios e exames, ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, ferramentas de pesquisa.

13 Características particularmente importantes que os ambientes de ensino à distância têm em comum (cont.). A homepage do curso é necessariamente diferente para o aluno e para a pessoa que desenha o curso. Os requisitos mínimos da parte dos clientes para grande parte destes sistemas de ensino são o uso de um web browser. Netscape (versão 3.0 ou superior) ou Microsoft Internet Explorer (versão 4.0 ou superior).

14 Conclusão De uma forma geral, as ferramentas aqui analisadas apresentam características semelhantes. Pontualmente acrescentam um ou outro pormenor que só vem a enriquecer a própria ferramenta. Talvez esta seja a conclusão mais importante a retirar deste trabalho porque se torna evidente, após a análise destes sistemas, que não existem grandes diferenças entre os mesmos. Quando se decide a aquisição de um ambiente de ensino, a questão não é tão simples como a de decidir qual o sistema que nos proporciona mais funcionalidades pelo nosso dinheiro. Como a maior parte dos sistemas incorpora ferramentas para realizar funções específicas, falta aqui a questão de quão fácil ou difícil é realizar uma determinada tarefa. Apesar de os ambientes de ensino virtuais estarem ainda numa fase inicial de desenvolvimento, estes estão a despertar uma atenção considerável no ensino superior e é bastante provável que estes sistemas venham a ter um impacto considerável nas formas de ensino nas universidades.

15 Tabela de comparação

16 Proposta de plano de trabalhos para tese de mestrado
Tema: Ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação Orientador: Prof. Dr. José Paulo Leal Introdução O projecto Ganesh visa a criação dum ambiente de aprendizagem de linguagens de programação e outros tópicos de Ciência de Computadores, abrangendo um leque variado de paradigmas e estando orientado para o ensino à distância, usando a Internet como via de comunicação. Objectivos O desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação para a licenciatura de informática revela-se de particular importância. Hipoteticamente, este contacto com uma linguagem de programação, para os alunos, poderá ser o primeiro. Assim, para uma melhor compreensão da linguagem de programação Java, sintaxe, a sua estrutura, entre outros conceitos, o recurso a uma ferramenta que estará disponível 24 horas por dia revela-se de particular importância.

17 Proposta de plano de trabalhos para tese de mestrado (cont.)
O ambiente de ensino será constituído por etapas de aprendizagem, que encaminhem o aluno num ambiente amigável e bastante intuitivo, de modo a seguir um tipo de ensino metódico e gradual. Para além da linguagem Java em si, estarão disponíveis exercícios práticos, de forma que o aluno seja encaminhado para uma determinada área relacionada com o tópico, caso este cometa algum erro. A consolidação conhecimentos teóricos previamente ministrados ao aluno, será um ponto de partida para o aluno trabalhar neste ambiente. Não sendo um factor decisivo um aluno poderá adquirir esses conhecimentos no próprio ambiente de ensino, evitando assim a necessária consulta de apontamentos de colegas que poderão não estar disponíveis na altura da consulta. Desta forma, o aproveitamento dos recursos já disponíveis será um factor a ter em conta, na criação deste ambiente de aprendizagem.

18 Proposta de plano de trabalhos para tese de mestrado (cont.)
Temporização de tarefas


Carregar ppt "Ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google