A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudança GLOBAL 8º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudança GLOBAL 8º ano."— Transcrição da apresentação:

1 Mudança GLOBAL 8º ano

2 Previsão do estado do TEMPO
O homem pode prever o estado do tempo. Para tal usa as estações meteorológicas e os satélites.

3 Os meteorologistas têm estudado a atmosfera até muitos quilómetros de altura. Eles soltam pequenos balões que levam pequenos aparelhos de radiotransmissão que irradiam continuamente para a estação do posto meteorológico, transmitindo a altitude, humidade relativa e temperatura.

4 Estação Meteorológica
As estações meteorológicas recorrem a diferentes instrumentos para fazer várias medições. Termómetro mede a temperatura do ar. Barómetro mede a pressão do ar. Higrómetro mede a humidade relativa do ar. Anemómetro mede a velocidade do ar/ventos. Cata-vento permite observar a direcção do vento. Pluviómetro mede a pluviosidade.

5 CARTAS e MAPAS meteorológicos
Servem para representar com símbolos o estado do tempo.

6 SÍMBOLOS METEOROLÓGICOS
Frente quente Uma frente quente é uma região em que uma corrente de ar quente e húmido do norte começa a passar por cima da massa fria vinda do sul, por exemplo. A massa de ar quente desliza suavemente sobre o obstáculo que é a massa de ar frio. O ar quente sobe e expande-se e fica mais frio; a humidade condensa-se e forma neblina e nuvens. Produz-se frequentemente um chuvisco. As nuvens da frente quente ficam a poucos quilómetros de altura. Frente fria Uma frente fria é uma região em que uma corrente de ar frio e seco do sul vence a massa de ar quente e húmido, intrometendo-se por baixo dela e fazendo-a subir. Daí resultam ventos violentos, frequentemente acompanhados de relâmpagos e trovões. Essas frentes, que se deslocam para o norte, são seguidas por tempo mais frio e seco que muitas vezes precede ondas de frio. Massas de ar frio são extremamente densas quando comparadas com o ar mais quente. Altas e Baixas Pressões (continua)

7 CICLONE E ANTICICLONE Depressões ou Ciclones  o ar é convergente e ascendente. Ao elevar-se, expande-se e arrefece, dando origem a um aumento de humidade relativa. Poderá ocorrer precipitação. Anticiclone  o ar é divergente e descendente. Ao descer, comprime-se e aquece. Tal facto faz reduzir a humidade relativa. Os anticiclones estão associados a bom tempo: céu quase limpo, atmosfera seca e vento fraco.

8 Ventos O QUE SÃO ??? Ventos são grandes deslocamentos de ar. É o ar em constante movimento. As pessoas estão tão acostumadas a dizer “que ventania“ que às vezes se esquecem de fazer a pergunta mais óbvia e também a mais intrigante: mas por que o vento... faz vento? O ar mexe-se por causa das diferenças de temperatura e pressão. O ar quente sobe e o frio desce. Em lugares baixos acontece o seguinte: a pressão do ar contra o chão é maior e faz o ar circular para cima. O ar procura então as zonas de menor pressão. É como se o ar estivesse sempre nervoso, tentando aconchegar-se, procurando um ponto de equilíbrio. Corrigir

9 COMO VAI O TEMPO POR AÍ??? Nuvens Chuva Neve Nevoeiro Neblina Orvalho
Geada Granizo e Saraiva Trombas-d’água Tornados Avalanchas Fenómenos Meteorológicos

10 Tempo QUENTE SOL SEM HUMIDADE CALOR

11 Tempo FRIO FRIO CHUVA NEVE

12 Trovoadas Uma trovoada consiste num conjunto de fenómenos intensos associados a cumulonimbus (tipo especifico de nuvens) : relâmpagos, trovões, rajadas de vento, inundações, granizo e, possivelmente, tornados.

13 Furacões e Tornados Em meteorologia, um furacão é um tipo de sistema de baixa-pressão que geralmente se forma nas regiões trópicas. Enquanto alguns em áreas povoadas, são considerados como furacões altamente destrutivos, nos trópicos é uma parte importante do sistema de circulação atmosférico que move calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um tornado é um pequeno, porém, intenso redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 350 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.

14 Devido … Devido à excessiva actividade humana os níveis de poluição atmosférica têm vindo a aumentar significativamente. Pensa-se com tudo isto que o Homem tenha vindo a alterar, num curto espaço de tempo, as condições climáticas do planeta. O planeta tem vindo a aquecer nos últimos anos e o degelo que ocorre nos pólos tem aumentado a subida dos mares, e a diminuição das zonas costeiras pelo avanço do mar. Dá que pensar……!!!

15 S´tora, ñ s esqueça d por os movimentos das letras i imagens


Carregar ppt "Mudança GLOBAL 8º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google