A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
ESCOLA EB 2,3 – JOÃO DE DEUS S.B. MESSINES SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Prof. Virgílio Moedas – 2011/2012

2 SAÚDE “É o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades” Organização Mundial de Saúde (OMS)

3 SAÚDE SAÚDE SOCIAL MENTAL FÍSICO Considera-se que a saúde depende de três fatores representados por cada um dos lados do triângulo ao lado. Os três lados do triângulo são iguais porque cada um dos fatores influencia, com a mesma importância, o estado de saúde. As setas são bidireccionais porque cada um dos fatores pode influenciar e ser influenciado pelos outros dois.

4 SAÚDE SOCIAL MENTAL SAÚDE FÍSICO
Porque razão são iguais os três lados do triângulo? Porque razão as setas são bidireccionais?

5 SAÚDE – Fatores sociais
A ausência de saneamento básico, de recolha de resíduos (lixo), de água potável canalizada, de condições de higiene e habitabilidade favorece o aparecimento de doenças (cólera, tifo).

6 SAÚDE – Fatores sociais
Em centros urbanos desenvolvidos, as condições de vida podem originar perturbações de ordem psíquica - stress.

7 SAÚDE – Fatores psíquicos
As pessoas que vivem sobre stress têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

8 SAÚDE – Fatores físicos
A ausência de bem estar físico pode dificultar ou impedir o desenvolvimento de funções sociais, como trabalhar, estudar, conviver, praticar desporto… provocando um mau estar psíquico.

9 SAÚDE é… Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença. Os factores de risco são comportamentos que podem colocar em risco a saúde de cada pessoa em particular e da população em geral. Entre esses comportamentos pode ser, por exemplo, a alimentação desequilibrada, o tabagismo, a toxicodependência, o alcoolismo e as formas de vida geradoras de stress. A saúde individual pode também ser seriamente ameaçada por factores ambientais, como é o caso da poluição atmosférica e da poluição no local de trabalho. O planeamento urbano é também muito importante, porque o ambiente em que um individuo vive condiciona o seu bem-estar. Constrói um texto em que relaciones o tema do círculo azul com os outros círculos

10 Faz corresponder a cada circulo frases do texto…
Saudável / vivia confortavelmente / alergias / falta de ar Faz corresponder a cada circulo frases do texto… Gases tóxicos Fumadora passiva Bairro onde sempre se sentiu bem Bairro velho e degradado Vizinhos doentes Vivia feliz / irritada “A Isabel é uma mulher de 53 anos, saudável, que vivia confortavelmente nos arredores do Porto, num bairro velho e muito degradado de uma zona rural. Esta senhora vivia feliz com o seu marido e filho (ambos fumadores), num bairro onde sempre se sentiu bem. Recentemente, perto da sua casa, instalou-se uma indústria que liberta muitos gases tóxicos. Desde então a Isabel, sofre de alergias, queixando-se de andar com falta de ar, o que a deixa muito irritada. Teme-se que mais pessoas daquela localidade venham a ter os mesmos sintomas.”

11 Fatores de risco… A saúde é afectada por diversos fatores de risco:

12 Fatores de risco… Uma postura inadequada quando estamos sentados afectará a nossa coluna vertebral. O consumo excessivo de gorduras e sal afectará o sistema cardiovascular.

13 Qualidade de vida… O conceito de saúde está ligado à qualidade de vida. O conceito de qualidade de vida é mais abrangente. Está relacionada com cada individuo. Depende do sexo, temperamento, idade, profissão, padrões culturais e religiosos. Mas… para todos uma vida com qualidade pressupõe: Existência de saúde; Alimentação; Habitação condigna; Condições de higiene e bem-estar…

14 Ser saudável vai para além de não ter doenças
Ser saudável vai para além de não ter doenças. É estar feliz, gostarmos de nós próprios e de quem nos rodeia, sentirmo-nos bem com o que fazemos…

15 Resumos da Unidade 1 - Saúde
FIM Prof. Virgílio Moedas 2011/2012


Carregar ppt "SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google