A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução"— Transcrição da apresentação:

1 REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Caracteres sexuais primários/ secundários. Sistemas reprodutores masculinos/ femininos. Como se forma e se desenvolve um novo ser. Como nasce um bebé Cuidados a ter durante a gravidez/ Saúde do bebé

2 O que é a Reprodução? A reprodução é o processo de transmissão da vida de pais para filhos.

3 Dimorfismo Sexual Os progenitores – o homem e mulher distinguem-se pelo seu aspecto exterior, isto é, apresentam dimorfismo sexual.

4 Caracteres Sexuais Primários
Os bebés só se distinguem pelo sexo.

5 Caracteres sexuais secundários
Transformações morfológicas a partir da puberdade ( aparecimento dos pêlos), fase inicial da adolescência ( fase de desenvolvimento humano). Adolescência começa com a puberdade e termina no estado adulto. - Ombros mais largos do que as ancas. Crescem pêlos principalmente no rosto. ( barba ), nas axilas e na zona púbica. A voz torna-se mais grossa. Os músculos fortalecem-se. Ancas mais largas que os ombros. Crescem pêlos principalmente nas axilas e zona púbica. A voz mantém-se suave. Os músculos não se fortalecem.

6 Adolescência Transformações Morfológicas
É um período de grandes transformações morfológicas e psicológicas Transformações Morfológicas No Rapaz Na Rapariga Em resposta à estimulação das hormonas produzidas pela hipófise, os testículos segregam hormonas, sobretudo a testerona, responsável pela produção de espermato-zóides, (manifestando-se em ejaculações involuntárias nocturnas, quando dormem), e no aparecimento dos caracteres sexuais secundários que ocorrem entre os 11 e os 16 anos. As glândulas que controlam a puberdade são a hipófise e os ovários. As hormonas produzidas desencadeia modificações no corpo da rapariga, iniciando o ciclo menstrual que ocorre, geralmente entre os 10 e os 15 anos

7 Transformações Psicológicas
É de notar que, à medida que o corpo se transforma, também o comportamentos dos adolescentes sofre transformações. Refugia-se: No Grupo Na Solidão Na imagem 1 - Facilmente constituem grupos, pois comunicar é importante. 2 - Desejo de autonomia, 3 - Atracção física pelo sexo oposto, 4 - Desejo sexual, 5 - Agressividade. 6 - Mas, por vezes, também se refugiam na solidão. 7- O culto da imagem passou a fazer parte do dia-a-dia.

8 Será que o adolescente está apto para ter filhos?
O Adolescente está apto morfologicamente para ter filhos, mas psicologicamente inapto. O adolescente precisa de amadurecer e tornar-se adulto, para assumir plenamente a responsabilidade de ser pai/mãe. Por isso, a Educação Sexual é importante na Escola. Ao estudares o Sistema Reprodutor, vais conhecer os órgãos genitais masculinos e femininos, as células sexuais, a gestação de um novo ser, e os cuidados a ter com o bebé.

9 Como é constituído o sistema reprodutor masculino?

10 Órgão Sexuais Masculinos

11 Glândulas Anexas Vesícula Seminal
Próstata São duas glândulas em forma de saco que segregam um líquido amarelado, alcalino que é armazenado no seu interior, sendo eliminado em cada ejaculação. O líquido seminal é um secreção nutritiva que fornece energia aos espermatozóide e representa 60% do esperma. É uma glândula com a forma e o tamanho de uma castanha localizada em torno da uretra, por baixo da bexiga, cujos canais excretores abrem na uretra. Produz uma secreção de aspecto leitoso – liquido prostático - necessário à sobrevivência dos espermatozóides

12 Sistema Reprodutor Feminino
Como é constituído o sistema reprodutor feminino?

13 Células sexuais Células responsáveis pela transmissão da vida, contêm metade da informação genética, contida numa célula somática ( do corpo). Masculina Feminina Espermatozóide Óvulo

14 Sistema Reprodutor Masculino
A viagem do espermatozóide desde formação até saída

15 O Esperma ou Sémen Ao líquido de aspecto viscoso constituído por espermatozóides e líquido nutritivo ( seminal e prostático), designa-se por esperma. Ejaculação é a libertação do esperma para o exterior do organismo.

16 Sistema reprodutor Feminino
A viagem do óvulo

17 O que é a menstruação? Quando se dá a ovulação as paredes do útero preparam-se para receber o novo ser. A ovulação corresponde ao período fértil da mulher, se não houver fecundação, o óvulo dirige-se para o útero e morre em 24 horas. Dias depois o óvulo é expulso com o sangue e tecidos da mucosa uterina ( tecidos das paredes do útero) – a esta hemorragia que ocorre regularmente nas mulheres na idade fértil, designa-se por menstruação.

18

19 Fecundação do Óvulo Durante a cópula são ejaculados na vagina milhões de espermatozóides. É o começo de um percurso adverso pelas vias genitais da mulher. A maioria morre, só alguns se aproximam do óvulo, e só um o fecunda. Durante a fecundação, na trompa de falópio, une-se a cabeça do espermatozóide com o óvulo. Seguidamente unem os seus núcleos, formando o ovo ou zigoto.

20 Viagem do ovo até ao útero
Na sua deslocação na trompa na direcção ao útero, o ovo divide-se em duas células, depois em quatro, e assim sucessivamente até ter um aspecto de amora – Mórula. Ao fim de oito dias, a nova estrutura fixa-se na parede do útero – Nidação.

21 Formação do ovo Após a fecundação, o núcleo do espermatozóide une-se ao do óvulo, originando o ovo ou zigoto.

22 Início da Gestação No início da gestação, formam-se o saco amniótico, a placenta e o cordão umbilical.

23 Período embrionário Durante os dois primeiros meses de desenvolvimento ocorre desenvol- vimento embrionário, no fim do qual o embrião já tem aspecto humano

24 Período fetal A partir do 3º mês o embrião passa-se a chamar feto, sendo esta fase de desenvolvimento designada – período fetal.

25 Ocorre a saída da placenta 20 a 30 minutos depois
Nascimento Quando o período de gestação de 9 meses terminou o feto está pronto para nascer. A mãe começa a sentir as contracções do útero Dilatação do colo do útero e a ruptura da bolsa das águas A expulsão do feto, atravessa O colo do útero e a vagina e sai para o exterior Ocorre a saída da placenta 20 a 30 minutos depois

26 Cuidados a ter com os bebés
Beber o leite materno Alimentação equilibrada Vigilância médica regular Afecto e comunicação Higiene cuidada

27


Carregar ppt "REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google