A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet. Navegar sem rumo certo, pode ser numa primeira fase, útil e agradável, mas acaba por se tornar cansativo e pouco compensador. Impõe-se portanto, racionalizar a utilização de recursos. É a esta racionalização e estruturação de pesquisa que uma WebQuest pretende corresponder. Em 1995, o Professor Bernard Dogdge, da San Diego State University

2 O que deve conter uma Webquest? Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

3 Uma introdução em que se defina claramente o que se pretende. Uma tarefa, que seja, ao mesmo tempo, exequível e interessante. Uma descrição do processo pelo qual os alunos devem passar para realizar a tarefa. Esta descrição deve explicitar os procedimentos e/ou passos a dar. Orientações sobre como organizar a informação recolhida. Estas podem adquirir o formato de questões que encaminhem os alunos, ou de indicações quanto a determinadas tarefas a realizar ou instrumentos a utilizar. Um conjunto de fontes de informação (Recursos) necessárias à consecução da tarefa. O autor sugere que a maior parte destas fontes deve estar incluída, na forma de hiperligações, no próprio corpo do WebQuest. Estas hiperligações podem remeter para: documentos colocados na World Wide Web; livros ou outras fontes a que os alunos possam ter acesso fácil. Impede-se, desta forma, que o aluno vagueie pela Internet, que lhe dificultaria a realização da tarefa num espaço de tempo razoável. A avaliação da actividade Uma conclusão

4 Outros factores devem ser levados em conta, nomeadamente a motivação a dar aos alunos. Realização em grupo da WebQuest Definição, no corpo da WebQuest, de papéis que os alunos devem desempenhar e que os ajude a tomar um determinado ponto de vista ou a focar a atenção sobre pontos específicos de um tema.

5 Finalmente, os temas a tratar podem dizer respeito a: Uma disciplina Interdisciplinares. Do ponto de vista da concepção e desenvolvimento de WebQuests, é mais simples começar com WebQuests restritos a uma só disciplina e, mais tarde, com experiência acumulada, passar à elaboração de WebQuests que cruzem conhecimentos de várias áreas disciplinares.

6 Páginas de interesse sobre Webquests: http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/AventuraemFormacao.htm http://www.cf-terras-feira.org/phpwebquest/procesa_index_todas.php http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/webquests.htm


Carregar ppt "Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google