A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19"— Transcrição da apresentação:

1 O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
O futuro começa hoje! Alexandre nº Luís nº 13 Arhangel nº Tatiana nº 19

2 O ar O Ar tem peso? O ar envolve-nos e ocupa todo o espaço livre.
O ar existe: na água nos objectos nas plantas no corpo do ser humano e dos animais.

3 O ar é leve e invisível, mas é possível encontrar forma de o pesar e de o ver.
O ar é, à semelhança da água outro material terrestre que serve de suporte à vida dos seres vivos. Sem ar não seria possível a existência de vida na terra.

4 A que se deve a poluição do ar?
O ar é fundamental para os seres vivos, mas corremos o risco de este se tornar impróprio para a vida. Quando a composição do ar se encontra alterada, dizemos que o ar está poluído. Às substâncias nocivas que provocam essa alteração chamamos poluentes.

5 CAUSAS Meios de transporte – lançam na atmosfera gases tóxicos (óxidos de carbono, hidrocarbonetos, chumbo, óxidos de azoto). - Centrais termoeléctricas produtoras de energia eléctrica a partir de vários tipos de carvão e óleos minerais – libertam dióxido de enxofre. Instalações industriais - petroquímicas, siderurgias, refinarias, fábricas de adubos e cimentos (libertam gases e resíduos sólidos). -Actividades domésticas - frigoríficos, instalações de ar condicionado, sprays – libertam os CFCs (clorofluorcarbonetos).

6 Efeito de estufa Gases responsáveis pelo efeito de estufa:
- Quando tudo corre normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta com as temperaturas certas, pois conservam apenas uma pequena parte da luz do Sol que chega à Terra Gases responsáveis pelo efeito de estufa: - Dióxido de carbono (CO2) -Responsável por cerca de 55% do efeito de estufa Clorofluorcarbonetos (CFC) - responsáveis não só por 24% do aquecimento global resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da camada de ozono

7 Chuvas ácidas O dióxido nítrico e de enxofre, são poluentes libertados, são lançados na atmosfera. Aí, sofrem uma transformação química... e voltam para a Terra sob a forma de chuva ou neve acidificadas. Isto destrói: - a fauna - a flora dos rios - e também, danifica florestas e, até memo, edifícios.

8 Destruição da camada de ozono
- O QUE É a Camada de Ozono encontra- se a vários quilómetros de altitude e é como uma «bolha» que envolve a terra. Desde que nesta existe vida esta fina camada é a única protecção que o nosso planeta dispõe para filtrar os perigosos raios ultravioletas do Sol. O QUE NOS PODE ACONTECER A medida que o ozono diminui na parte superior da atmosfera, a Terra recebe cada vez mais raios ultravioletas, que podem originar cancros de pele e cataratas, além de afectarem o sistema imunitário do homem... Quanto mais raios ultravioletas penetrarem na atmosfera, mais graves se tornarão esses efeitos, menores serão as colheitas e as populações de peixes. O bem estar de todas as pessoas deste planeta será afectado.

9 As consequências do Smog são:
- O “Smog” define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano- industriais. O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada. As consequências do Smog são: A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento nocturno. O Smog provoca directamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos. A concentração de fumos à superfície. Alterações Climáticas Durante as últimas décadas o homem tem transformado as paisagens e a própria natureza.

10 COCLUSÃO Utilizar os transportes públicos: autocarro, metro, comboio.
Organizar grupos para ir trabalhar ou para a escola num só carro. Fazer deslocações curtas a pé ou de bicicleta e se possível utilizar carros híbridos. Ter o carro em boas condições. Nunca conduzir com muita velocidade. Usar embalagens que não sejam de plástico. Ir às compras ao supermercado com o nosso próprio saco de compras. Poupar energia. Investir em energias renováveis. Usar lâmpadas económicas e vidros duplos. Gastar menos combustíveis fossei Com este trabalho pretendemos dar a conhecer as consequências da poluição atmosférica, assim como soluções para atenuar os seus efeitos. A poluição atmosférica provoca o smog, as chuvas ácidas, o efeito de estufa, a destruição da camada de ozono e alterações climáticas. Estes problemas têm vindo a agravar-se, devido à constante emissão de dióxido de carbono proveniente dos automóveis, das fábricas, dos incêndios e da utilização de pesticidas. Se este problema se continuar a agravar, provavelmente haverá a destruição da camada de ozono, o que vai terminar com a vida no planeta Terra.


Carregar ppt "O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google