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1) A camada de transporte provê comunicação lógica entre hosts.

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1 1) A camada de transporte provê comunicação lógica entre hosts.
Falso, a camada de transporte provê comunicação lógica entre processos.

2 2) Garantias de atraso e banda passante são serviços indisponíveis nos protocolos da camada de transporte da Internet. Verdadeiro.

3 3) A demultiplexação no host emissor entrega dos segmentos recebidos aos sockets corretos.
Falso, a demultiplexação ocorre no host receptor.

4 4) Um socket UDP é identificado pela tupla tripla: (Endereço IP origem, Endereço IP destino, Porta destino). Falso, um socket UDP é identificado apenas pela tupla (Endereço IP destino, Porta destino)

5 5) Um segmento UDP carrega apenas o endereço da porta destino.
Falso, embora o UDP não precise da porta origem para demultiplexação, essa informação existe no segmento.

6 6) No TCP, é utilizada a tupla quádrupla (Endereço IP origem, Endereço IP destino, Porta origem, Porta destino) para efetuar a demultiplexação. Verdadeiro.

7 7) Em um programa utilizando UDP recebendo pacotes de 20 bytes, notou-se que os pacotes as vezes chegavam com um tamanho diferente, isso ocorreu porque o pacote UDP ficou corrompido. Falso, como sockets UDP não são orientados a conexão, a aplicação poderia estar recebendo dados de outro host, que não enviava dados a 20 bytes.

8 8) Streaming de vídeo e jogos multiplayer são exemplos de aplicações que normalmente utilizam UDP.
Verdadeiro.

9 9) As principais vantagens do UDP não prover confiabilidade, não ser orientado a conexão e não possuir controles de fluxo e congestionamento é que isso proporciona maior velocidade e menos overhead e processamento. Verdadeiro.

10 10) Não é possível criar aplicações com transferência confiável de dados sobre UDP uma vez que UDP não provê serviço de confiablidade. Falso, é possível implementar a confiabilidade na camada de aplicação.

11 11) Um segmento UDP tem 64 bits de cabeçalho que são divididos entre porta origem, porta destino, tamanho, campo de opções e checksum. Falso, o campo opções não está presente no UDP.

12 12) O campo checksum no segmento UDP é utilizado para detectar se o pacote está corrompido, mas nem sempre o checksum é capaz de detectar o corrompimento. Verdadeiro.

13 13) Uma das desvantagens do RDT 3
13) Uma das desvantagens do RDT 3.0 é que ele envia apenas um pacote por vez, o que pode dar baixas taxas de desempenho, mesmo em um enlace com alta capacidade. Verdadeiro.

14 14) Protocolos com pipeline permitem o envio de múltiplos pacotes ainda não confirmados, isso aumenta a vazão de pacotes e permite uma melhor utilização do enlace. Selective Repeat e go-Back-N são exemplos de protocolos com pipeline. Verdadeiro.

15 15) No GBN caso um pacote chegue fora de ordem ele é colocado no buffer e é enviado um ACK com o número de último pacote em ordem. Falso, o GBN não possui buffer, e o pacote é descartado e enviado um ACK para o último pacote em ordem.

16 16) Em um GBN com tamanho de janela N, caso ocorra timeout de um pacote, N pacotes serão enviados.
Verdadeiro.

17 17) O SR é similar ao GBN, contudo o SR possui buffer para armazenamento dos pacotes e envia ACKS individuais em vez de ACKS cumulativos. Verdadeiro.

18 18) Tanto no SR como no GBN podemos ter uma janela de tamanho N e números de sequencia até N-1.
Falso, no SR, os números de sequencia tem que ser duas vezes maiores que o tamanho da janela.

19 19) O TCP é full duplex uma vez que enquanto um host envia dados o outro pode enviar ACKs e vice e versa. Falso, em uma conexão full duplex ambos podem enviar dados e ACKs ao mesmo tempo.

20 20) Segmentos TCP tem 20 bytes de cabeçalho.
Falso, caso o campo opções esteja ativo, o tamanho do cabeçalho pode ser superior a 20 bytes.

21 21) Uma maneira de suavizar o valor do RTT é usar a seguinte equação: EstimatedRTT = (1-a)*EstimatedRTT + a*SampleRTT. Verdadeiro.

22 22) O TCP é um protocolo pipeline com ACKs individuais e conceitualmente usa múltiplos temporizadores de transmissão. Falso, os ACKs do TCP são cumulativos.

23 23) No TCP a retransmissão de um pacote ocorre quando acontece um timeout.
Falso, ACKs duplicados também geram retransmissão de pacotes.

24 24) Sempre que o TCP recebe um pacote, ele envia um ACK.
Falso, caso os pacotes estejam chegando na ordem do número de sequencia esperado, o TCP pode escolher atrasar o envio do ACK.

25 25) Caso o TCP receba 3 ACKs duplicados, por conta do Fast Transmit, ele enviará novamente os pacotes, mesmo que o temporizador ainda não tenha espirado. Verdadeiro.

26 26) O controle de fluxo visa evitar o congestionamento na rede.
Falso, isso é papel do controle de congestionamento.

27 27) O TCP utiliza um three-way handshake (SYN – SYNACK – ACK).
Verdadeiro.

28 28) Piggybacking é o envio de dados juntos com um ACK.
Verdadeiro.

29 29) O controle de congestionamento visa previnir que muitos usuários transmitindo muitos dados na rede ao mesmo tempo ultrapassem a capacidade da rede. Verdadeiro.

30 30) O controle de congestionamento do TCP é assistido pela rede, onde roteadores de borda enviam informações aos host indicando que há congestionamento. Falso, o TCP infere congestionamento na rede através de atrasos e perdas.

31 31) Uma das abordagens do TCP para evitar congestionamentos é ir enviando dados em uma velocidade que cresce exponencialmente até um certo threshold e caso seja detectado congestionamento na rede, essa taxa é diminuida. Verdadeiro.

32 32) O TCP fairness (Justiça no TCP) visa com que um usuário em uma rede com capacidade R e K usuários transmita a uma velocidade R/K. Verdadeiro.


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