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Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição

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Apresentação em tema: "Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Administração de Recursos Materiais Turma 14 – Grupo 44 R09 “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição Brasília, 04 de novembro de 2009

2 Turma 14 – Grupo 44 Subgrupo X (perguntas): Daniela 09/08479
Débora 09/42308 Denise 09/42391 Subgrupo Y (imagens): Marina 09/46800 Matheus 09/13430 Raphael 04/92191

3 1) Existem dois tipos de compradores de serviços de transporte
1) Existem dois tipos de compradores de serviços de transporte. Quais são eles? Explique. São os compradores de transação e os compradores de relação. Os compradores de transação, adotam o enfoque arm´s lenght e negociam cada acordo separadamente, para obter o serviço desejado ao menor custo. Focam no curto prazo, bons negociadores e trabalham em uma relação ganha/perde com seus prestadores de serviço.

4 Os compradores de relação, concentram-se em formar relações duradouras, de longo prazo, com as empresas de transporte. Identificam um conjunto de oportunidades que agregam valor e beneficiam ambas as partes, relação de ganha/ganha. Oferecem contratos de longo prazo, encorajam as empresas na redução de custos e dividem quaisquer reduções de custos e melhorias operacionais.

5 2) Explique o perfil dos compradores de serviços de transporte em relação a sua capacidade gerencial. Transportadores inexperientes simplesmente negociam preços e descontos. Não se preocupando com a analise dos movimentos de fretes e seus fluxos logísticos. Transportadores experientes analisam seus fluxos logísticos e beneficiam-se de eficiências de escala e administrativas, trabalhando com um grupo reduzido de empresas de transporte. Transportadores maduros não se preocupam apenas com os limites de preço do frete a ser incluído no custo total da logística, mas também o critério de seleção de empresas, passa a ser o de performance no serviço prestado.

6 3) Em 1992 foi feito um estudo sobre os resultados do que a supply chain trás à competitividade do segmento de autopeças. Cite alguns desses resultados. - Das 71 fábricas analisadas, apenas 13 foram consideradas de classe mundial. Somente fábricas que alcançaram resultados espetaculares em qualidade e produtividade podem ser qualificadas como de classe mundial. - Essas fábricas obtiveram desempenho 2x melhor que as demais, em termos de produtividade e estoques. - A distância obtida no quesito qualidade foi ainda melhor, 9x em bancos, 16x pra freios, 170x pra escapamentos.

7 4) Cite os princípios da produção enxuta (lean production).
- Fluxo integrado de produção com baixo inventário, pequenos lotes feitos em just in time. - Prevenção de defeitos ao invés de correção. - Produção puxada pelo cliente, e não empurrada para atender as demandas da fabrica.

8 - Trabalho em equipe com operadores multifuncionais e flexíveis.
- Ativo envolvimento na solução de problemas para eliminar etapas que não agregam valor.

9 5) No tocante à programação no supply chain, cite algumas características das fábricas de classe mundial. Os sistemas de programação "pull" predominam nessas fábricas, necessitando de menos tempo entre pedido e despacho, assim como seus fornecedores. A variação média na programação é também bem menor. Dessa forma, as melhores fábricas são as capazes de devotar mais tempo para as atividades que agregam valor como melhoria de qualidade e redução de custo.

10 6) Diferencie as fábricas de classe mundial japonesas das ocidentais em relação ao número de contatos entre uma fábrica, seu maior cliente e seu maior fornecedor. As fábricas japonesas de classe mundial visitam seu principal fornecedor a cada dois meses e são visitadas por seu principal fornecedor a cada quatro meses. Em contraste, as fábricas do Ocidente visitam seu principal fornecedor e são visitadas por seu principal cliente a cada duas semanas. Pode-se dizer que as cadeias logísticas do Ocidente têm mais dificuldade em sustentar o controle do processo do que as cadeias japonesas.

11 7) Em relação ao padrão de  performance das fábricas de classe mundial, caracterize as fábricas japonesas. O padrão de performance das fábricas japonesas é muito consistente, enquanto existe uma variedade larga de performance nas fábricas européias e americanas. É a falta de fábricas de baixa performance no Japão que explica sua superioridade no total e não sua presença como melhor fábrica em cada categoria de produto e cada item de performance.

12 8) Sabendo que as fábricas de classe mundial operam em cadeias logísticas de alta performance, discorra sobre os fatores que afetam o controle de processo ao longo do supply chain Em relação ao número de fornecedores e clientes, as fábricas de alto volume de produção têm mais fornecedores do que as fábricas de baixo volume; no tocante à qualidade no supply chain, é importante observar que em todos os países as fábricas parecem atuar como filtros de qualidade para seus clientes. A dispersão geográfica afeta particularmente os estoques e a freqüência de recebimentos. Os inventários de materiais recebidos medem a eficiência do fluxo de materiais dos fornecedores, produtos em processo indicam o fluxo da fábrica, enquanto produtos acabados medem a proximidade para o cliente. E, por fim, em relação à estabilidade da programação do cliente, a variação da programação do cliente tem efeito ao longo da supply chain, à medida que as fábricas passam essas mudanças de programação para seus fornecedores.

13 Bibliografia “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching


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