A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação N’Os Maias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação N’Os Maias."— Transcrição da apresentação:

1 A Educação N’Os Maias

2 O tema da educação é frequentemente tratado por Eça de Queirós e surge n’Os Maias como um dos principais factores comportamentais e da mentalidade do Portugal romântico por oposição ao Portugal novo, voltado para o futuro. Eça apresenta dois sistemas educativos opostos: a educação tradicionalista e conservadora, protagonizada por Pedro da Maia e Eusebiozinho, e a educação inglesa, ministrada a Carlos.

3 A Educação “à portuguesa” e as suas características
            A educação “à portuguesa” caracteriza-se pelo recurso à memorização, pelo uso da cartilha (método já desactualizado e deficiente) e do catecismo, criando uma ideologia religiosa com a concepção punitiva do pecado. Era dada especial atenção ao estudo do Latim, uma língua morta muito ligada à religião. O educando não devia estar ao ar livre, não lhe sendo permitido contactar com a Natureza; tinha de ficar em casa, superprotegido. Essa educação desvalorizava a criatividade e o juízo crítico, deformava a vontade própria através do suborno e das chantagens, acabando por arrastar indivíduos para a decadência física e moral.

4 [A educação ‘à portuguesa’] tornou Pedro num fraco, incapaz de solucionar os seus problemas, com uma devoção histérica pela mãe. Eusebiozinho fica tristonho e molengão, corrupto, arrastado para um casamento infeliz. O Vilaça, o Padre Custódio, a gente da casa dos Maias e a gente de Resende aprovavam esta educação deformadora, que desagradava a Afonso e ao narrador. Mas ao contrário de seu pai, Pedro da Maia, que perante o fracasso amoroso se suicidou, Carlos procura um novo rumo, elaborando uma filosofia de vida a que chama “fatalismo muçulmano”: “Nada desejar e nada recear”… Não se abandonar a uma esperança nem a um desapontamento. Tudo aceitar, o que vem e o que foge, com tranquilidade.   Ega, autêntica projecção de Eça de Queirós, tornou-se amigo inseparável de Carlos e, tal como ele, tem grandes projectos (a revista, as “Memórias de um Átomo, “O Lodaçal”, etc.) que nunca chega a realizar. É também um falhado, um vencido da vida, que a sociedade lisboeta arrastou na sua onda de corrupção, todavia progressista e sarcasticamente crítico do Portugal do Constitucionalismo.

5 A Educação “à inglesa” e as suas características
 A educação “à inglesa” desenvolve a inteligência graças ao conhecimento experimental, que desprezava a cartilha e o catecismo. Defendia o “amor da virtude e da honra” como é próprio de um cavalheiro e de “um homem de bem”. Centrava-se na ginástica e na vida ao ar livre, proporcionando um contacto directo com a Natureza. Era dada atenção às línguas vivas, como o Inglês, em detrimento do Latim. Fortalecia o corpo e o espírito seguindo a ideia de “corpo são em mente sã”. Era uma educação rígida e metódica, apoiada por Afonso e pelo narrador, desaprovada por Vilaça, Padre Custódio, gente da casa dos Maias e gente de Resende.

6 Carlos da Maia preparou-se para a vida, fortalecendo o corpo, o espírito e adquirindo os valores do trabalho e do conhecimento experimental que o levaram a abraçar o curso de Medicina e projectos de investigação, de empenhamento na vida literária, cultural e cívica. A vida e ociosidade de Carlos e o sequente fracasso dos seus projectos de trabalho útil e produtivo não resultaram da educação mas da sociedade em que se viu inserido.

7 A Educação “à inglesa” era sem dúvida uma educação mais moderna que a tradicional, mas que vai igualmente conter lacunas. Com o desleixo do aspecto intelectual, Carlos vai ser afectado pelo ambiente dispersivo do meio de Coimbra. A educação britânica, cumprida exageradamente à risca, não serve no meio social português.  Carlos aparece, assim, como a compensação que Afonso dá a si mesmo pelo fracasso que foi a vida do filho, fracasso esse decorrente da sua educação que nada correspondia aos ideais alimentados por Afonso. Não obstante a educação que recebeu, Carlos, tal como o pai, falha na vida com uma relação incestuosa de que sai remetendo-se ao dolce fare niente em Paris. Pedro falhou por causa da educação, enquanto que Carlos falhou apesar da educação.

8 Trabalho realizado por: Fábio Evaristo, nº 9 Heidilene Fonseca, nº10
11/4


Carregar ppt "A Educação N’Os Maias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google