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Repensando a Logísitica

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Apresentação em tema: "Repensando a Logísitica"— Transcrição da apresentação:

1 Repensando a Logísitica
Unidade 4 Grupo 19U Integrantes: Bruna Fontenele, Felipe Luís, Tiago Fumian, Victor Franco

2 Novos modelos de consumo
Mercados consumidores cada vez mais intregrados e exigentes tem feito empresas repensarem sua logísitca para evitar: Falta de foco no Cliente; Baixo nível de serviço; Altos custos de logísitica Alto custo de estoques; Falta de flexibilidade.

3 Novos modelos de logística
Novos modelos de logística vem sendo desenvolvidos, para que se reduzam os custos, em especial o dos estuques, que pode representar até 40% dos custos totais. Trata-se de buscar estratégias que permitam menores estoques de suprimentos e de produtos acabados sem prejudicar a disponibilidade ao Cliente. Logística tradicional: Logística Integrada:

4 Fatores de Pressão Alguns fatores de pressão vem fazendo com que as empresas repensem o papel tradicional da logística, que funciona como uma cadeia rígida: Fontes Fornecedores Processadores Distribuidores Varejistas Varejistas Ciclos de vida dos produtos mais curtos Demandas por parcerias Novos canais para os consumidores Papel mais restrito de distribuidores Competição externa Clientes mais fortes e informados

5 Competição Externa Fatores competitivos que influenciam diretamente nos objetivos de desempenho das empresas: A meta é que o Cliente receba o produto certo, na quantidade desejada, com a variedade e qualidade estabelecida e no prazo correto. Fatores Competitivos Objetivos de Desempenho Preço baixo Custo Qualidade alta Qualidade Entrega rápida Rapidez Entrega confiável Confiabilidade Quantidade ou prazo de entrega dos produtos Flexibilidade Produtos e serviços inovadores Ampla Gama de Produtos e Serviços Mix de Produtos

6 Ciclo de Vida dos Produtos
Os ciclos de vida cada vez menor dos produtos, especialmente da daqueles ligados à tecnologia, gera impactos em várias áreas das organizações: Marketing Menor ciclo de vida dos produtos Engenharia Comercial Canais de atendimento

7 Clientes Mais Exigentes
Os Clientes estão cada vez mais informados e exigentes. A grande maioria sabe bem o que quer, e escolhe os produtos que atendem exatamente as suas necessidades. É necessário que as empresas criem uma relação de fidelidade com os Clientes neste cenário.

8 Racionalização da Base de Fornecedores
Sistema Modular de Fornecimento: A empresa Cliente é atendida por poucos fornecedores, que mantém uma base de subfornecedores. Empresa Cliente Fornecedor 1 Fornecedor 2 Subfornecedor Subforecedor Subfornecedor Subfornecedor

9 Papel Mais Restrito dos Distribuidores
As empresas buscam cada vez mais chegar a seus Clientes com a menor intervenção possível dos distribuidores, pois assim conseguem um custo total menor para seus produtos. Em alguns casos, chegam até a eliminar os distribuidores e assumem este papel.

10 Demanda por Parcerias As empresas buscam cada vez mais trabalhar em parcerias, especialmente entre Clientes e fornedores. Assim, se reduzem os custos de estoque, o tempo de pedido, entrega, garante-se maior qualidade aos produtos e são desenvolvidas tecnologias em comum.

11 O Que é Supply Chain? A Supply Chain, ou Cadeia de Logística Integrada tem por objetivo alinhar os processos-chave de fornecedores em direção aos Clientes, passando por todos os players da cadeia. E também que as informações e recursos fluam dos consumidores em direção aos fornecedores, assim como os recursos, agregando valor ao Cliente final. Ela depende principalmente de 4 fatores: Capacide de resposta às demandas dos Clientes Qualidade de produtos e serviços Velocidade, qualidade e timing de inovação de produtos e serviços Efetividade de custos de produção e entrega e utilização de capital

12 ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor)
A ECR é uma das respostas às pressões à cadeia de logística, em que se busca integrar maior valor aos Clientes de supermercados. Introdução de Produtos ECR Promoção Sortimento Reposição

13 Ferramentas de Suporte à ECR
Gerenciamento de categoria; Reposição contínua; Custeio baseado em atividade; Benchmark das melhores práticas; Pedido acompanhado por comutador.

14 Introdução Eficiente dos Produtos
Fatores que influenciam o lançamento de novos produtos: Obsolência; Fontes de suprimentos mais baratas; Imitações e falsificações; Aumento de vida útil de produtos; Correção de falhas. As cinco etapas para a introdução eficiente de produtos: Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto; Preparação de teste; Teste; Avaliação; Decisão.

15 Sortimento Eficiente Busca determinar através do Gerenciamento de Categorias quais são as quantidades ótimas dos produtos ofertados em cada categoria, de acordo com o perfil e os hábitos de consumo dos Clientes.

16 Promoção Eficiente As promoções devem levar em consideração qual o público deve ser atingido, e quais os canais serão empregados para chegar aos futuros consumidores. Promoções mal planejadas e para públicos errados só aumentam o custo final dos produtos, sem se traduzirem em maiores vendas.

17 Reposição Eficiente Ineficiências geradas pelo sistema de logística tradicional: Altos níveis de estoque em toda a cadeia; Alto custo de manutenção destes estoques; Controles administrativos desnecessários; Não cumprimento de compromissos com o Cliente. Elementos da ECR para um sistema logístico que garanta reposição eficiente: Sistema de inventário perpétuo (constante e automatizado); Leitura por código de barras nos pontos de venda; Pedidos emitidos por computador.

18 Entraves à Adoção da ECR
Falta de comprometimento dos altos executivos; Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes da cadeia logística; Necessidade de investimento de tempo e recursos; Altos custo e tempo para implantação de sistemas de informações; Falta de pessoas com a especialização técnica necessária; Sistemas de contabilidade não medem os benefícios da adoção da ECR, relativos a: Custo real dos produtos; Rentabilidade final; Redução de atividades que não geram valor.


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