Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Caracterização do 2º ciclo
2
Gestão dos percursos de aprendizagem
Estabilização/ Consolidação (do 1ºciclo) Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio
3
Consolidação/Aquisição
Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.
4
Aquisição/Consolidação
Alargamento lexical. Consolidação de estruturas gramaticais complexas. Treino da manipulação de dados textuais em diferentes suportes.
5
Observar critérios de desempenho Exposição oral (oral formal)
Comunicação oral Observar critérios de desempenho (eficácia e produtividade de) Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)
6
Leitura 2ºciclo Aprofundamento Proficiência (1ºciclo)
Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1ºciclo) Autonomia Apetência Diversidade Fluência Construção de sentidos
7
Escrita Trabalho experimental e oficinal
Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal Referenciais de: 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções
8
Conhecimento Explícito da Língua
Actividades que impliquem: descoberta, reflexão, explicitação, sistematização de conhecimentos sobre a língua Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências específicas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.