A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria cinético- corpuscular da matéria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria cinético- corpuscular da matéria"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria cinético- corpuscular da matéria

2 Como se explica a difusão da tinta de escrever na água?
Resposta a esta pergunta é dada pela teoria cinético - corpuscular da matéria. Segundo ela, a matéria é descontínua, isto é, é constituída por partículas muito pequenas (corpúsculos) que estão em constante movimento. Entre esses corpúsculos existem espaços vazios. Os corpúsculos da tinta de escrever, inicialmente próximos uns dos outros, espalham-se entre os corpúsculos da água até formarem uma mistura homogénea. Isto compreende-se se pensarmos que a água também é constituída por pequeníssimos corpúsculos em movimento e que entre eles existem espaços vazios. Ao movimento das partículas de uma substância por entre partículas de outras substâncias chama-se difusão. Assim sendo, a matéria é formada por corpúsculos separados uns dos outros e em constante movimento. O que define cada um dos estados físicos é o estado de agregação das partículas e a mobilidade das mesmas; se alterarmos o estado de agregação das partículas, estaremos a alterar o estado físico da substância.

3 Estados Físicos das Substâncias
Estado sólido – é caracterizado pela falta de mobilidade das partículas, pela organização e pela proximidade das mesmas. A forma do sólido não depende do recipiente em que se encontra colocado e não é compressível. Estado líquido – é caracterizado por uma maior mobilidade das suas partículas do que no estado sólido; estas também se encontram mais afastadas umas das outras do que no estado sólido, o que confere ao líquido uma forma que depende do recipiente onde é colocado, embora mantenha o seu volume constante.

4 Estado Gasoso – é caracterizado pela desorganização das partículas, cujo grau de liberdade é muito grande, bem como a distância entre elas, ocupando todo o recipiente em que são colocados. Os gases são mais compreensíveis do que os sólidos e os líquidos.

5 De que depende a pressão de um gás ?
A pressão que o gás exerce sobre as paredes do recipiente é devida aos inúmeros choques das moléculas contra essas paredes. É um bombardeamento contínuo, gerando uma força que se distribui uniformemente sobre a superfície interna do recipiente. Para o mesmo volume, aumentando o número de corpúsculos, aumenta o número de colisões e, consequentemente, aumenta a pressão.

6 Para um dado número de partículas, quanto maior for o volume disponível menos serão os choques das partículas com as paredes do recipiente e, consequentemente, menor será a pressão exercida pelo gás.

7 Um aumento da temperatura também provoca um aumento da velocidade das partículas. Logo uma maior temperatura, um maior número de colisões consequentemente, existirá uma maior pressão.

8 Trabalho elaborado por :
Rita Pereira Nº 18 8ºA


Carregar ppt "Teoria cinético- corpuscular da matéria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google