A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo"— Transcrição da apresentação:

1 E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo
Disciplina: Ciências da Natureza Prof°. Terezinha Galvan Serie: 9° Ano “A” Alunos: Bruno, Lucas, Matheus e Wither

2 Onde esse elemento atua no Organismo?
 O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

3 Falta de Ferro no Organismo
Os principais sinais e sintomas são: a fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").

4 Excesso de Ferro no Organismo
O excesso de ferro é tóxico e provoca vômito, diarréia e lesão intestinal. O ferro pode acumular- se no corpo quando um indivíduo é tratado com quantidades excessivas ou por um tempo demasiadamente longo, quando ele recebe várias transfusões de sangue ou no alcoolismo crônico. A hemocromatose (doença causada pelo excesso de ferro) é um distúrbio hereditário potencialmente fatal, mas facilmente tratado, no qual uma quantidade excessiva de ferro é absorvida, afeta mais de um milhão de americanos. Normalmente, os sintomas manifestam-se quando o indivíduo atinge a meia-idade.

5 Fontes Alimentares As melhores fontes alimentares de ferro de fácil absorção são os alimentos de origem animal (ferro-heme). O ferro proveniente de verduras, frutas, grãos e suplementos (ferro não-heme) é de absorção mais difícil. Se você misturar um pouco de carne magra, peixe ou frango com feijões ou folhas verde-escuro em uma refeição, você pode aumentar a absorção do ferro de origem vegetal até três vezes. Os alimentos ricos em vitamina C também aumentam a absorção de ferro.  Alguns alimentos reduzem a absorção de ferro. O chá preto contém substâncias que se ligam ao ferro, de modo que ele não pode ser usado pelo corpo.

6

7

8 Referências Bibliográficas
br.answers.yahoo.com boasaude.uol.com.br


Carregar ppt "E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google