A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Economia Fabio Nusdeo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Economia Fabio Nusdeo"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Economia Fabio Nusdeo
Capítulo 1 O Conceito de Economia e a Natureza do Econômico Alguns Conceitos Básicos Curso de Economia Fabio Nusdeo

2 As necessidades humanas e a lei da escassez
Necessidades humanas : sempre crescentes, em ritmo acelerado de inovação e de consumo. Lei da escassez: recursos limitados com estoque fixo e não renováveis. Preocupação dos homens: Malthus: crescimento  demográfico  progressão geométrica recursos  progressão aritmética; meio ambiente  Clube de Roma; previsões futuras  limites ao crescimento econômico. Conceito relativo  varia com o tempo e procura.

3 Economia e Direito: indissociáveis
Conceito de Economia: conjugação dos 2 elementos: necessidades ilimitadas e recursos finitos. Problema: escassez e sua administração por instituições Atividade econômica como ciência social: estudo científico do comportamento humano e das relações e fenômenos dele decorrentes que se estabelecem na sociedade. Significado de economia: oikos = casa + nomos = norma, regras. Portanto: administração da casa conforme regras. Relação: Direito e Economia  indiviso, verso e reverso. Ex: 2 terrenos (zoneamento, mudanças na legislação, etc.); legislação anti-truste, proteção ao consumidor, etc.

4 Bens Econômicos: elementos e características
Bem econômico: útil e escasso Utilidade: capacidade do bem de suprir necessidades, no todo ou em parte; Necessidade: desejo socialmente manifesto que leva a uma ação. A economia não avalia; constata e explica. Subjetivismo: é a expressão da capacidade de se procurar o meio econômico  útil; Necessidade e escassez: só é escasso o que é útil, mas a recíproca não é verdadeira. Ex. de bens úteis e não escassos: ar, água = bens livres A utilidade e a escassez variam conforme o local e a época. Supérfluo e essencial: tem gradações, conforme as faixas de renda, os padrões de consumo, etc.

5 Utilidade Marginal Conceito: é a utilidade trazida por uma unidade adicional de qualquer produto. Ex: viajante e copo de água. Limite ou Margem: quando o acréscimo de utilidade – utilidade marginal – chega a zero, não haverá mais impulso para o consumo, ocorre a saciedade. Grau de disponibilidade: alta ou baixa e nula utilidade marginal. Produção e Consumo base de tomadas de decisão

6 Classificações dos Bens Econômicos
Materialidade: Bens propriamente ditos materialidade, mesmo que não se possa tocar. Ex: alimentos, energia solar, elétrica, máquinas, etc. Serviços  totalmente imateriais; pura prestação humana, mesmo usando ferramentas. Ex: médico, advogado, etc. Finalidade: Bens de consumo  atendimento direto e imediato.Ex: vestuário, alimentação. Bens de produção  atendem de forma indireta, mediata por gerarem outros bens. Ex: máquina, terra, tijolo, etc.

7 Classificação... Relações entre si: Âmbito de necessidades:
Bens complementares: emprego conjunto de bens de consumo e de produção. Ex: terra e semente; carro e combustível. Bens sucedâneos: se substituem no atendimento da mesma necessidade. Ex: combustíveis – álcool e gasolina, chá e café, conforme a cultura. Âmbito de necessidades: Bens exclusivos: ao atender a necessidade de um indivíduo, exclui o outro. Ex: alimentação, vestuário. Bens coletivos: atendem ao mesmo tempo a necessidade de um grupo. Ex: clube, ar, justiça. Bens públicos = de uso comum ( questão de terminologia).


Carregar ppt "Curso de Economia Fabio Nusdeo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google